Blog do Ari: Além dos gols, Brasil mostrou bom sistema de marcação
Seleção Brasileira massacra a África do Sul
Em suas palestras sobre futebol o já falecido jornalista Brasil de Oliveira sempre enfatizava que o gol identifica o jogador. E há uns pamonhas no nosso meio que até numa maiúscula vitória da Seleção Brasileira sobre a África do Sul por 5 a 0, nesta quarta-feira, ainda citam que o gol é o que menos importa.

Que o goleirão deles tomou dois frangos, não é pra haver discordância. Que o posicionamento adiantado da defesa deles e marcando em linha contribuiu para que jogadores brasileiros ganhassem jogadas, também é um fato real.
No frigir dos ovos o registro é goleada brasileira por 5 a 0 e jogando bem, independente de o adversário ter demonstrado nível inferior ao previsto.
Além do desenho de jogadas ofensivas, o ponto marcante no time brasileiro foi o posicionamento defensivo, que começa com forte pegada no meio de campo e a costumeira e regularíssima atuação do quarteto defensivo.
A projeção natural é de que contra adversários sem individualidades a marcação brasileira vai se sobressair durante a Copa do Mundo.
O time da África do Sul até toca relativamente bem a bola, mas não conta com jogador com capacidade de penetração para investir contra uma defesa bem postada como a brasileira.
EXPERIÊNCIAS
Das experiências com Fernandinho e Rafinha, melhor chance para o primeiro pela versatilidade de atuar como primeiro e segundo volante.
O lateral-direito Rafinha foi discretíssimo. Quem tem oportunidade como ele, num jogo tranqüilo, deveria mostrar individualidade, partir com a bola. Isso ele não fez.





































































































































