Botafogo x Comercial - Botinha pode fazer barba, cabelo e bigode no Come-Fogo 157!
Tricolor pode carimbar vagas às quartas e à Série D, além de jogar o rival para a degola
Um dos maiores clássicos do interior paulista vai parar a cidade de Ribeirão Preto, neste sábado, a partir das 18h30. Vivendo momentos opostos neste Campeonato Paulista, Botafogo e Comercial fazem um clássico com cara de decisão.
Ribeirão Preto, SP, 07 (AFI) – Um dos maiores clássicos do interior paulista vai parar a cidade de Ribeirão Preto, neste sábado, a partir das 18h30. Vivendo momentos opostos neste Campeonato Paulista, Botafogo e Comercial fazem um clássico com cara de decisão, no Estádio Santa Cruz, na abertura da 13.ª rodada.
Com 25 pontos, na liderança do Grupo D, o Botafogo pode conseguir duas classificações em caso de vitória no tradicional Come-Fogo. Para garantir sua vaga no Brasileiro da Série D, basta a vitória, já que manteria, no mínimo, a diferença de sete pontos para Rio Claro e São Bernardo, terceiro e quarto na briga por duas vaga
Por outro lado, a passagem às quartas-de-final do Paulistão dependeria ainda de mais um resultado. Ituano ou Corinthians, que têm 21 e 20 pontos, respectivamente, teriam de tropeçar. Dessa forma, não poderia alcançar o Botinha nas últimas rodada.

Final… na rabeira!
Em compensação, o Comercial vive situação oposta. Para o time, o clássico é uma decisão na luta pela permanência na elite. Hoje, o time é o primeiro fora da degola, com 11 pontos. Apenas um a mais que o Linense, o primeiro time na faixa de descenso.
Na rodada passada, o time voltou a vencer e convencer, após bater o Ituano, por 2 a 0. Tudo graças às cobranças do técnico Vágner Benazzi, que exigiu o pagamento ao elenco, e aos próprios jogadores, que chegaram até mesmo a fazer ameaça de greve. Os débitos foram quitados, após muito custo depois do carnaval.
Casa cheia
Mais de 29 mil ingressos foram colocados à venda e a expectativa é de mais 20 mil torcedores neste Come-Fogo. Se forem confirmadas as expectativas, o clássico pode até mesmo bater o recorde de público do Paulistão deste ano que pertence à vitória do Corinthians sobre o Oeste, que contou com pouco mais de 22 mil pagantes, no Teixeirão.

Por conta da movimentação, a Polícia Militar divulgou forte esquema de segurança. Ao todo, 200 policiais militares e agentes da Força Tática serão responsáveis pela segurança dentro e fora do Santa Cruz, contando também com o apoio da cavalaria e do canil da PM. Até mesmo helicóptero da Águia será utilizado para evitar conflitos entre as duas torcidas.
Membros de torcidas organizadas dos dois clubes estiveram presentes na reunião e foram avisados pelo tenente-coronel da PM, Renato Alves, de que serão proibidos entrarem com fogos de artifício e bandeiras com mastros nos estádios.
História tricolor
Se nas arquibancadas, a vantagem será do Botafogo, não é diferente no retrospecto. Levando em conta o retrospecto histórico, os números do Pantera são muito superiores ao “freguês” Bafo. Os dois times se enfrentaram 156 vezes, com o Botafogo conquistando 16 vitórias a mais que o Comercial (58 contra 42), além de 56 empates. Durante esses jogos, o Pantera marcou 201 gols e levou 186, tendo um saldo positivo de 15.
O Botafogo defende uma invencibilidade de dois anos sem perder o clássico. Na primeira fase da Copa Paulista, o Pantera recebeu o Comercial no Santa Cruz e goleou por 3 a 0. No jogo de volta, empate por 1 a 1. A última vez que o Bafo venceu o Come-Fogo foi em janeiro de 2012, quando bateu o rival por 2 a 1, em em pleno Santa Cruz, pelo Paulistão.

Força máxima
O técnico Wagner Lopes deve ter força máxima para o derby ribeirão-pretano. Ele contará com os retornos do lateral Giovanni, do volante Hudson e do atacante Mike, que estavam suspensos, do zagueiro Lima, que teve um problema estomacal na véspera da partida de Sorocaba e acabou ficando de fora, e do meia Camilo.
O jogador sofreu uma lesão muscular na vitória sobre o Penapolense, no último sábado, mas, segundo o departamento médico, reunirá condições de atuar no Come-Fogo.
“Estamos fazendo tratamento constante e as chances dele (Camilo) estar em campo são grandes. Ele melhorou muito, deve treinar nesta sexta-feira e estar liberado para o sábado”, declarou o médico do Botafogo, Alexandre Vega.

Mistério total
Se Wagner Lopes deseja saber quem entrará em campo pelo Comercial, terá de esperar a hora do jogo. Isso porque o técnico do Bafo, Vágner Benazzi, prometeu manter mistério em torno da escalação, até momentos antes de se iniciar o jogo.
“Vamos segurar até um minuto antes do jogo. Vocês vão saber quem entra em campo quando o time estiver subindo do vestiário (risos)”, brincou, entrevista exclusiva ao Portal FI. “Este é um tipo de jogo que pede isso. O Botafogo mesmo poupou jogador para poupar para o clássico. É um jogo diferente”, justificou.
Apesar de todo o mistério, a boa apresentação na última vitória sobre o Ituano, deve fazer o técnico manter a base. “Naquele jogo a postura do time foi outra. Todos jogadores entram em campo com outro pensamento”, afirmou Benazzi, que tem feito milagre por conta dos salários atrasados, quitados apenas após o carnaval.
A tendência é que o time sofra apenas uma modificação. Isso porque o volante Patrick e o atacante reserva Clebinho cumprem suspensão pelo terceiro amarelo e por expulsão, respectivamente. No meio-campo, tudo indica que Marcone comece entre os titulares.





































































































































