Sérgio Carvalho: Corinthians de Mano Menezes está longe do ideal
Ficou evidente no clássico de domingo contra o São Paulo, que o Corinthians de Mano está longe do ideal
Ficou evidente no clássico de domingo contra o São Paulo, que o Corinthians de Mano Menezes ainda está muito longe do ideal. Falta organização tática, qualidade técnica em alguns setores, objetividade em outros.
Ficou evidente no clássico de domingo contra o São Paulo, que o Corinthians de Mano Menezes ainda está muito longe do ideal. Falta organização tática, qualidade técnica em alguns setores, objetividade em outros. É um amontoado de jogadores que mostram garra, correm muito mas não produzem o que o treinador espera.

Na defesa, por exemplo, a melhor de 2012, há buracos inaceitáveis. Os dois laterais, por exemplo, não produzem um futebol a altura da camisa que defendem. No meio campo, só Ralf marca bem. Os demais, enganam Na criação das jogadas, quando Jadson joga, as coisas fluem com maor facilidade.
Mas sem o ex-jogador do Sao Paulo não há no elenco um substituto a altura do titular. Na frente, Romarinho é limitado, Luciano é aplicado mas ainda muito inexperiente. E quando Guerrero e Emerson Sheik entram, não produzem o que sabem porque estão bem longe de sua forma ideal.
Até o velho Danilo já não é o mesmo. Falta-lhe agilidade. Ele está meio preso, talvez já pela idade. Ou seja: com o elenco que possui, vai demorar para Mano montar um time confiável e vencedor.
Acredito que, mesmo que consiga sua classificação para a próxima fase, o Corinthians não disputará o título paulista deste ano. Seu time está bem longe do que já produzem Santos, Palmeiras e São Paulo. Estes, por sinal, são os grandes favoritos ao título. Os três têm time, tem elenco e estão em ascensão. Um deles vai levantar a taça. Os outros, pelo visto, vão só assistir.
C * U * R * T * A * S
* SINCERAMENTE, fiquei com pena do atacante Guerrero que deixou o campo com sério problema muscular. Guerrero acaba de sair de uma contusão séria e agora voltou a se machucar. Pode até ficar algumas semanas parado. Logo ele que era o grande artilheiro do time. Lamento. É um profissional sério e competente. Merece rápida recuperação.
* PARA minha surpresa foi bom o público presente ao clássico. Como o mando era do Corinthians, maioria absoluta da fiel. Mas a torcida do São Paulo que compareceu, fez muito barulho. Foi um bom clássico. Resultado final justo pelo que os dois times produziram. São Paulo quebrou um tabu de doze clássicos sem vencer. Alma está lavada.

* ZAGUEIRO Antônio Carlos está se especializando em fazer gols contras. Logo ele que era um artilheiro positivo do time com quatro gols marcados. Algo precisa ser feito para que ele não falhe tanto. As falhas sao sempre as mesmas. Ele tenta afastar e toca para dentro do gol. Precisa melhorar sua postura na hora dos rebotes. Ou vai virar reserva.
* OSWALDO voltou a jogar como nos seus melhores tempos. E, para minha surpresa, Luis Fabiano está cumprindo bem sua missão e fazendo gols. Melhor assim. O atacante Pabon, indicado por Murici, justificou sua contratação. O São Paulo que não tinha ataque, passou a ter um bastante perigoso. É um dos melhores do Paulistão de 2014.
* HA QUEM diga que o Corinthians está ameacado pelo rebaixamento. Fiel pode ficar tranquila. Não existe nenhuma possibilidade do Corinthians cair. Há muito time em pior situação e sem muita chance de reagir. O que pode acontecer com o Corinthians é não conseguir a classificação. Mas o mundo não vai acabar se isso vier a ocorrer.
* OUTRO detalhe. Já há quem fale na demissão de Mano Menezes. Não há motivo para isso. Afinal, ele está fazendo um trabalho difícil que é o de reformular um elenco. Não dá para copiar o que Tite fez. Mano precisa de tempo e compreensão. Até o Brasileirão ou mesmo na Copa do Brasil o Timão deve voltar aos seus melhores dias. Paciência, Fiel!

* NO time atual do Corinthians, poucos jogadores se destacam. O zagueiro Gil continua em ótima forma. Cléber faz boa dupla com ele. Mas nas laterais o time apresenta falhas. Os dois laterais apoiam bem mas marcam mal. No meio campo falta mais um volante de marcação. E no ataque, mais um bom atacante faz muita falta. É preciso investir.
* PALMEIRAS jogou com time misto mas ainda assim derrotou o Paulista, de Jundiaí, em São José do Rio Preto. Time de Gilson Kleina teve certa dificuldade para se impor mas no segundo tempo da partida fez os gols que precisava para chegar à vitória. Isso vem provar que, mesmo com reservas, o Palmeiras tem uma equipe respeitável. Está em alta.
* JA O Paulista foi a grande decepção do Campeonato Paulista deste ano. Não ganhou de ninguém e já está rebaixado. Houve mal planejamento e o time não decolou. Culpa da diretoria que ou pede para sair ou começa desde já um planejamento que possa trazer o Paulista de volta a Serie A1 do Paulistão. Do jeito que está é que não pode ficar.
* DETALHE: muito boa a ideia de Palmeiras e Paulista fazerem seu jogo em São José do Rio Preto. O público presente ao Estádio Benedito Teixeira foi bom e a renda bastante aceitável. E olha que o Paulista é o rabeira do certame. Acho que esse tipo de evento deveria ser repetido. Em Rio Preto e região a torcida está ávida de grandes espetáculos.

* PRESIDENTE Zé Branco tem trabalhado bem. Aos poucos, recupera o futebol do América. Trazer grandes espetáculos para Rio Preto remotiva o torcedor e da retorno financeiro ao América. Falta só investir um pouco mais no gramado. No mais, há estrutura na cidade para se promover grandes espetáculos. Com eles, o América voltará a crescer.
* UMA grande empresa manteve contato com a diretoria do América e pode assumir o estádio. No caso, concluiria o Teixeirão que passaria a ser uma Arena de grande porte. As negociações já começaram e estão adiantadas. Num futuro próximo poderemos dar nomes e dizer quando esse projeto será iniciado. Aliás, não deve demorar muito.
* SANTOS goleou de novo. Até esnobou ao colocar alguns reservas em campo. O Santos de hoje virou sinônimo de goleada. Belo trabalho do Oswaldo de Oliveira. Santos briga com o Palmeiras para saber quem é o melhor neste campeonato. O São Paulo está um pouco atrás. Brilhante o trabalho que o Santos faz em suas fileiras inferiores.

* SAO PAULO, Botafogo, Santos e Palmeiras estão classificados. Correm atrás Penapolense, Ituano ou Corinthians, Ponte Preta ou São Bernardo e Bragantino ou Rio Claro. O Paulista já caiu. Estao bastante ameacados Linense, Atlético Sorocaba e Oeste. O Comercial, de Ribeirão é outro time que está muito proximo da degola. Precisa vencer.
* PROXIMOS jogos da primeira fase do Paulista, Série A1. Sábado – Palmeiras x Ponte Preta, Atlético Sorocaba x XV de Piracicaba, Bragantino x São Bernardo e Linense x Botafogo. Domingo – Penapolense x Corinthians, São Paulo x Ituano, Rio Claro x Santos. Terca-feira – Mogi x Paulista, Comercial x Audax e Oeste x Portuguesa de Desportos.
* A SERIE A 2 também terá sequência no final de semana. Jogam no sábado São Caetano x Barbarense, Santo André x São José, Guarani x Red Bull, Rio Branco x Ferroviária, Capivariano x Osasco, Cadanduva x Velo, Barueri x Itapira, Marília x Sao Bento. Domingo jogam Guaratinguetá x Batatais e Mirassol x Monte Azul. Será a 13.ª rodada.
* MELHORES times da Série A2 são Capivariano (faz campanha brilhante), Marília, São Bento e Red Bull. Os quatro piores são Guaratinguetá, Grêmio Barueri, Grêmio Osasco e São José. Este é mesmo o pior de todos. Dificilmente vai conseguir recuperação, já que sua diretoria reclama da falta de dinheiro. Será difícil investir em reforços.

* JA A SERIE A3 apresenta os seguintes jogos neste meio de semana: Flamengo x São José B, Rio Preto x Independente, Juventus x Taubaté, Água Santa x Francana, Noroeste x Novorizontino, Guacuano x América, Matonense x Cotia, Internacional x Tupã, Votuporanguense x São Carlos e Sertãozinho x Santacruzense. Está será a 11.ª rodada.
* PRIMEIROS oito colocados da Série A3 – Rio Preto, Novorizontino, Matonense, São José B, Independente, Flamengo e Votuporanguense. Os quatro últimos são Sao Carlos, Santacruzense, Guaçuano e Noroeste. Estes quatro terão chance de recuperação já que o campeonato é longo. Mas o Noroeste, por exemplo, está em péssima situação.
* A COPA do Brasil comeca nesta quarta-feira. O São Paulo encara o CSA lá em Alagoas. O Palmeiras vai enfrentar o Vilhena-RO, lá em Roraima. A Ponte Preta visita o Náutico, no Recife. O Barueri visita o Goaniense. No dia 19 estreia o Corinthians contra o Bahia de Feira, lá em Feira de Santana. O Santos pega o Mixto dia 2 de abril, uma quarta-feira.
* NO JOGO estreia do Tricolor paulista, uma grande novidade. O atacante Pato, que foi emprestado junto ao Corinthans, fará sua estreia. Só não se sabe no lugar de quem ele vai entrar. Certamente nao será no lugar de Luis Fabiano O mais provável, é que Pabon fique de fora e entre no decorrer da partida. Mas tudo ainda é uma hipótese.





































































































































