Passado recente inspira e traz lições à Ponte Preta para mata-mata

Nas últimas sete edições, Macaca chegou à fase eliminatória em cinco delas

Nas últimas seis temporadas do Campeonato Paulista, a Ponte Preta chegou à fase de mata-mata em quatro delas. Em 2014, a Macaca está em seu quinto mata-mata nos últimos anos e encara o Santos, melhor time da primeira fase, nas quartas-de-final.

0002048171335 img

Campinas, SP, 25 (AFI) – Nas últimas seis temporadas do Campeonato Paulista, a Ponte Preta chegou à fase de mata-mata em quatro delas. Em 2014, a Macaca está em seu quinto mata-mata nos últimos anos e encara o Santos, melhor time da primeira fase, nas quartas-de-final, dentro da Vila Belmiro. E o clube se inspira justamente neste passado recente para tentar surpreender.

0002048171335 imgEm 2012, Ponte surpreendeu Timão

Em 2012, a Macaca, então comandada por Gilson Kleina, entrou nas quartas como zebra diante do Corinthians, que seria campeão da Libertadores meses depois. Em uma partida praticamente perfeita, o time campineiro conseguiu um heroico 3 a 2 sobre o Timão, dentro do Pacaembu, passando às semifinais onde seria eliminado pelo Guarani.

“Quem achava que o Santos ia ganhar do Corinthians de 5 a 0 naquele jogo na Vila? E que o mesmo Santos ia perder do Penapolense ou que o Fluminense, em partida recente, perderia pro Horizonte? Ninguém pode prever resultado, então o que precisamos é manter a seriedade, tranquilidade, foco”, afirmou o zagueiro César.

No entanto, não são apenas as vitórias que servem de inspiração para os jogadores da Ponte. Das derrotas, o time espera ter aprendido as lições. Em 2011, o time também com Kleina fora eliminado pelo próprio Santos, nas quartas, ao ser derrotada por 1 a 0, na Vila Belmiro, com gol do craque Neymar.

0002048171339 imgEm 2013, Timão atropelou a Ponte

A derrota mais dolorida, contudo, foi em 2013. No ano passado, a Macaca sonhou alto e se colocou como postulante ao título, após grande campanha sob a batuta de Guto Ferreira. Nas quartas, porém, foi eliminada de maneira arrasadora, depois de ser goleada pelo Corinthians, por 4 a 0.

Neste período de seis anos, a melhor campanha foi em 2008, quando a Macaca foi vice-campeã perdendo para o Palmeiras. Naquele ano, não houve quartas-de-final. Os quatro melhores times foram direto para as semifinais, onde os alvinegros eliminaram o Guaratinguetá.

De 2008 para cá, somente em 2009 e 2010, o time campineiro não chegou às fases eliminatórias. Nos dois anos, o clube conseguiu disputar o Título do Interior, conquistando o título em 2009, quando superou o Grêmio Barueri, na final.