Primeira vitória? Cianorte perde ação para CBF e fica de fora da Série C

Time paranaense tentava entrar na terceirona pelos tribunais

Cianorte, PR, 25 (AFI) – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conseguiu a primeira vitória judicial para a realização da Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, a entidade comunicou que conseguiu derrubar a liminar que colocaba o Cianorte na disputa da terceira divisão.

A liminar de inserção na Série C foi concedida pelo juiz João Alexandre Cavalcanti Zarpellon, da 1ª Vara Civil de Cianorte, em janeiro deste ano, após o time paraense ser derrotado em todas as instâncias da esfera desportiva. Em fevereiro, a CBF recorreu e conseguiu vencer.

Esta primeira liminar possibilitou que a entidade produzisse a tabela. O caso ainda cabe recurso. Os paranaenses podem tentar a vaga na terceira divisão no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foi justamente neste Tribunal que Rio Branco-AC e Treze-PB entraram na competição no ano passado.

O clube paranaense argumenta que a política de acesso usada pela CBF para 2013, incluiu cinco times, já que o Superior Tribunal Federal, colocou o Rio Branco do Acre na terceirona. Para completar sua tese, o clube afirma que um regulamento tem validade por dois anos seguidos, o que daria a vaga para o Cianorte nesta temporada.

Tal afirmativa vem baseada devido a colocação do clube em 2012, quando terminou em quinto lugar da Série D. A favor do Cianorte está a Federação Paranaense, que tem como presidente, Hélio Cury, opositor da gestão de Marin.