Copa 2014: Itu mostra, em seminário, que está com tudo pronto para receber seleções
Com a presença de autoridades locais e mais de 500 pessoas, o encontro mostrou que a cidade está preparada
Itu, SP, 31 (AFI) – Dando uma total demonstração de que está pronta para brilhar na Copa do Mundo e entrar definitivamente na história do futebol, a Estância Turística de Itu realizou na última semana o I Seminário da Copa do Mundo 2014-Turismo e Legado. Mais de 500 pessoas estiveram presentes ao evento no auditório do Centro de Especialização de Professores, anexo à Prefeitura Municipal

Entre os participantes da mesa marcaram presença o prefeito Antônio Luís Carvalho Gomes, (Tuízi), com sua esposa Zélia, o vice Neto Belucci, com a esposa Silvana, o presidente da Câmara Municial, Marco Aurélio Bastos, o ex-prefeito Herculano Castilho, os secretários Luiz Bertongnolli Junior (Esportes), Marilda Cortijo (Educação – Comitê organizador da Copa), o presidente da Associação de Hotéis, Hélio Higuchi, representante do Comitê Paulista para a Copa do Mundo, Renato Roma Neto, o parceiro de futebol do Ituano FC, Juninho Paulista, representantes da Associação Comercial e Industrial de Itu, vereadores e outras autoridades locais.
O secretário de esportes, Bertangnolli Júnior, abriu o seminário contando um pouco da história e do trabalho realizado pelas administrações de Herculano e Tuízi para atrair as seleções do Japão e da Rússia para a cidade. “Muitos estados não conseguiram sequer levar uma única seleção. Nossa cidade vai abrigar duas delegações. É uma honra para todos nós. Mas é um trabalho que vem sendo feito desde o ano de 2008, graças à visão do ex-prefeito Herculano e do empreendedorismo do nosso atual prefeito Tuízi”, exaltou o secretário.
O ex-prefeito Herculano Castilho falou sobre a importância de a administração atual ter continuidade ao projeto e todo suporte necessário para que tudo fosse concluído e as obras realizadas nos prazos estipulados. “Somos uma grande cidade, de gente que mostra sua força. Fazemos parte da história deste país como “Berço da República”. Somos agora também o berço do futebol”, concluiu, em alusão à descoberta recente de que jesuítas, no século XIX, já praticavam o esporte em um mosteiro de Itu.
Oportunidade
Para o prefeito Tuízi, essa é a grande oportunidade da cidade. “Estamos prontos para receber nossos convidados, as delegações, os torcedores, a mídia internacional. E precisamos que cada cidadão saiba da importância deste momento histórico para todos nós. É uma oportunidade ímpar para a cidade, e o legado que esse evento deixará perdurará por muitos anos. É nossa vitrine para o mundo. E como uma Estância Turística, a Copa no Brasil nos trará grandes benefícios para a nossa gente”.
A fala do prefeito encontrou eco nas palavras do presidente da Câmara Municipal e dos respresentantes dos setores comerciais e de hotelaria da cidade. A expectiva é muito grande para os próximos dias e, decididamente, Itu está preparada para entrar para a história com a Copa do Mundo.





































































































































