Atlético Nacional 0 x 2 Grêmio - Vitória garante liderança e gaúchos na segunda fase
Dudu e Barcos marcaram e além de confirmar a classificação, ajudaram Grêmio assumir a liderança da chave
Medellin, COL, 02 (AFI) – O Grêmio usou a inteligência para se classificar para a próxima fase da Copa Libertadores com uma rodada de antecipação. Jogando no estádio Atanásio Girardo, em Medellin, na Colômbia, o time gaúcho venceu por 2 a 0 com gols de Dudu e Barcos, ambos no segundo tempo, e garantiu presença na sequência da competição continental, mas passou um sufoco sem tamanho na segunda etapa.
O Grêmio jogou um primeiro tempo sem sustos e equilibrou a partida em sua totalidade. Mas na segunda a estratégia foi perfeita e atraindo o adversário para seu campo, o contra ataque foi mortal e a vitória aconteceu naturalmente. Com o resultado o time gaúcho assumiu a liderança do Grupo 6 com 11 pontos, enquanto o Atlético Nacional ficou com os mesmos 7 pontos do início da rodada, permanecendo na terceira posição. Somente uma vitória na próxima rodada dá a classificação ao time colombiano.

O jogo
O jogo foi o retrato do que é a Libertadores. O time da casa sempre pressionando em busca do gol para ficar tranquilo no placar, até porque, com sete pontos , o Atlético Nacional ocupava a terceira posição antes do início da rodada. Mas, apesar da pressão desordenada, o time da casa criou apenas duas chances de gol na primeira etapa. Aos 19 minutos Cardona arriscou um chute, mas para fora. Na segunda Marcelo Grohe precisou se esticar todo para não ser de surpresa numa bola que foi cruzada, fez curva, e quase entrou, O goleiro gremista conseguiu tocar e espalmar para escanteio.
Já o Grêmio foi mais perigosos em suas conclusões. Apesar de jogar recuado, os contra ataques forma sempre perigosos. O time gaúcho também teve duas oportunidades, sendo que na primeira Dudu ficou sozinho na frente do goleiro, mas chutou para fora aos 36 minutos. Na segunda oportunidade foi a vez de Riveros arriscar um chute da intermediária, aos 43 minutos, para grande defesa de Armani. O goleiro amaciou na primeira e antes da chegada dos atacantes gaúchos conseguiu matar a jogada.
Segundo tempo
As duas equipes voltarem com as mesmas formações, mas o Grêmio se posicionou melhor na espera de um contra ataque. Isso aconteceu logo aos sete minutos depois que Ramiro escapou pela direita, foi até linha de fundo e cruzou rasteiro. Barcos não conseguiu tocar e a bola passou até chegar em Dudu, que livre, no segundo pau, só ajeitou e de perna esquerda batei no alto para fazer 1 a 0 Grêmio.
Depois do gol os donos da casa partiram para cima e até os 20 minutos desperdiçaram duas ótimas chances de empatar, mas em ambas chutou para fora. Aos 22 o Atlético só não marcou porque Marcelo Grohe fez milagre ao espalmar um chute de Diaz. Mas o Grêmio deu o troco no lance seguinte e ampliou. Barcos lutou pela bola, na entrada da área, caminhou até a saída de Martinez e bateu por cobertura. 2 a 0 Grêmio e classificação garantida apesar do sufoco até o apito final da arbitragem.
Próximos jogos
O Atlético Nacional volta a campo no dia 10, quinta-feira, às 22 horas, de Brasília-DF, na Argentina, para enfrentar o Newell’s Old Boys em Buenos Aires. No mesmo dia e horário, o Grêmio volta a jogar na Arena Grêmio para encerrar sua participação na primeira fase enfrentando o Nacional, de Montevidéo-URU.





































































































































