Universidad de Chile-CHI x Cruzeiro - Papelão do campeão brasileiro?

A vitória é o único resultado que interessa para o clube celeste, que faz uma campanha pífia

0002048174160 img

Belo Horizonte, MG, 02 (AFI) – O Cruzeiro pode ser o primeiro brasileiro eliminado na Copa Libertadores de 2014. E para evitar tal tragédia, o atual campeão brasileiro terá uma parada duríssima: precisa vencer a Universidad de Chile-CHI, nesta quinta-feira, às 20h45, no Estádio Nacional, em Santiago, pela penúltima rodada.

A vitória é o único resultado que interessa para o clube celeste, que faz uma campanha pífia no Grupo 5. A Raposa soma apenas quatro pontos, no terceiro lugar, atrás de Defensor-URU, que tem dez, e a própria La U, que tem nove. O lanterna Real Garcilaso-PER, com três.

Em caso de derrota ou empate, os mineiros já estarão eliminados, já que não ultrapassaria uruguaios e chilenos. Uma vitória manteria o Cruzeiro vivo, mas ainda em situação complicada. Teria de vencer o Real Garcilaso, no Mineirão, e torcer para o Defensor não perder para a La U, em Montevidéo.

0002048174160 img

Cruzeiro tem problemas
O técnico Marcelo Oliveira viajou para Santiago com dois desfalques importantes: o lateral-esquerdo Egídio e o atacante Borges. O departamento médico do Cruzeiro decidiu adotar precaução com Borges, que se recuperou recentemente de uma lesão na coxa direita. Já Egídio sofreu uma pancada no tornozelo direito durante o treinamento de segunda-feira na Toca da Raposa II e também não foi relacionado.

De qualquer forma, as posições de ambos no time titular do Cruzeiro seriam ocupadas por Samudio e Julio Baptista mesmo se eles estivessem liberados para o decisivo duelo com a Universidad de Chile por opção do técnico Marcelo Oliveira.

Para Everton Ribeiro, os dois times possuem estilo de jogo parecidos. Por isso, quem se impor, ficará próximo da vitória na próxima quinta-feira. “São duas equipes técnicas, que gostam de trabalhar a bola, manter a posse da bola. Quem conseguir fazer isso melhor vai sair com um bom resultado lá e espero que isso nos ajude também”, afirmou.

0002048174168 img

Entre duas decisões
Se o Cruzeiro tem a final do Mineiro contra o Atlético-MG, que começa no próximo domingo, a La U também tem de dividir as atenções entre a Libertadores e o Nacional. Na imprensa chilena, o destaque dado para o Superclássico contra o Colo Colo, no domingo, é maior do que este jogo decisivo contra o Cruzeiro. O técnico Cristian Romero e seus jogadores têm visão diferente dos jornalistas.

“É o jogo mais importante que teremos e precisamos seguir adiante. Não vamos pensar em empate, que nos serve para avançar, porque La U sempre joga pela vitória”, disse o meia Rodrigo Roja. “Temos de ganhar o clássico com o Colo Colo, pois serviria não para salvar o semestre, mas sim para reivindicá-lo”.

Para esta partida, Cristian Romero deve mandar a campo o que tem de melhor à disposição. A única baixa será o atacante Isaac Díaz. Ao que tudo indica, o treinador mandará a campo Rodrigo Mora para formar o ataque ao lado de Patrício Rubio.