Paulista A2: Técnico faz planos e discute permanência no São Bento

No total, Paulo Roberto tem seis acessos em sua carreira

0002048177888 img

Sorocaba, SP, 14 (AFI) – Dono de um currículo dos mais respeitados no futebol paulista, o treinador Paulo Roberto Santos celebra mais um acesso, desta feita com o São Bento, agora para a Primeira Divisão de 2015. O treinador já tinha conseguido seis acessos com o Rio Claro em 2013, 2001, 2002 e 2005, além de títulos como da Copa Paulista de 1998 no Atlético Sorocaba, no Gama-DF em 1994 e 1998 entre outros.

0002048177888 imgF: Al São Bento

Depois do acesso no Bentão, o treinador, 53 anos, concedeu entrevista para o Futebol Interior e falou do acesso, das dificuldades e de seu futuro, e se fica ou não, e de como ele vê o clube numa Série A-1, entre outros Confira a entrevista do treinador, que já recebeu algumas sondagens mas não definiu seu futuro no segundo semestre de 2014.

Reportagem FI
Você assumiu um time com uma baita responsabilidade; uma equipe que que vinha de um título, um acesso, e que tinha um treinador (Edson Vieira), que a torcida adorava. Esse foi o primeiro desafio?

Paulo Roberto Santos
Não tinha que me preocupar com isso. Como não me preocupei. Tinha acabado de conquistar o sexto acesso com o Rio Claro e a torcida também me adorava e não continuei no clube por opção do presidente. O maior desafio para mim foi trocar o Santo André com um orçamento, e nível de elenco quase três vezes maior, por um salário bem menor.

Reportagem
O acesso no Bentão poderia ter vindo de forma menos “dolorosa” ou “emocionante”, como foi no Rio Claro, com antecedência ? A contusões musculares, mais de dez atrapalharam?

Paulo Roberto Santos
Poderia sim, as contusões atrapalharam a todas as equipes umas mais outras menos. O atleta não é maquina.Muitos jogos em pouco tempo, uma fórmula suicida e no mínimo errada de quem aprovou. Também acho que a perda do Luizão, na semana daqueles jogos decisivos, contra Caetano e Red Bull, interferiram muito mais e aquelas duas vitórias em casa, nos dariam o acesso antecipado.

Reportagem
A diretoria se reúne nesta semana para discutir sua permanência. Como está a sua situacão? Você, é claro, quer ficar. Ou não?

Paulo Roberto Santos
As coisas não são bem assim. O interesse tem de ser recíproco. Tive uma proposta do São Caetano, depois do jogo com o Barueri. Sentamos e conversamos sobre a minha permanência em caso de acesso. Me passaram que tinham interesse, mais eu acho que são os dirigentes que tem que responder essa pergunta, talvez seja um pouco prematuro a resposta.

Reportagem
Caso você fique, o que mudaria no seu trabalho para uma A-1? Como o São Bento deve encarar uma A1? Ituano e o exemplo a ser seguido?

Paulo Roberto Santos
Já comandei várias equipes de A-1 fora do estado, e no Rio Claro fiquei por cinco rodadas. Mas não tem mistério, pois futebol é planejamento , capacidade e sequência de trabalho.O Ituano serve de exemplo sim. A anteriormente não vinha fazendo grandes campanhas, o próprio Doriva, não tinha grandes trabalhos como referência, mais apostou-se na sequência.

Reportagem
Como você avalia o atual grupo de jogadores do São Bento. Parte de dele pode ser analisada para uma A-1? Ou teria que jogar uma Copa Paulista para ver e avaliar?

Paulo Roberto Santos
A Copa Paulista não serve de referência para uma A-1 na minha opinião.Acho que uma base teria que ser mantida sim, e não começar do zero. O Rio Claro é um exemplo, e manteve sete. Só não manteve mais pois os outros que estavam na relação, nós trouxemos para cá

Reportagem
O que você faz daqui em diante? vai pra Rio Claro, pro Rio descansar? Ou segue trabalhando, seja no Bento ou em outra equipe? Você tem sondagens para o segundo semestre?

Paulo Roberto Santos
Não dá para descansar muito. Até gostaria, mas pretendemos trabalhar no segundo semestre. Tive sim algumas sondagens, mas nada de concreto. Queria me despedir destacando o bom ambiente de trabalho que houve no dia, dia entre atletas, diretora e comissão técnica do São Bento. Não tivemos nenhum problema sério de relacionamento em seis meses que contribuíram muito para o resultado final e a postura correta da diretoria em todos os sentidos. Obrigado a todos.