Nilson Ribeiro: Quem não chora não... passa ridículo...
De Roberto Dinamite a Oswaldo de Oliveira, a choradeira boba de quem morreu na praia
Não. A fórmula deste ano do Campeonato Paulista definitivamente não foi a mais inteligente. Foi uma competição montada para privilegiar os “grandes”. E acabou levando um grande time do interior ao título. O Ituano, do grande, enorme, gigante Juninho Paulista, deu uma aula de cooperativismo, dentro e fora de campo e levou a taça.
No Rio de Janeiro, aquela coisa meio parecida com um campeonato levou o Flamengo ao título. Lá no Rio a coisa toda é ainda mais chata. Os times de menor expressão ficam impossibilitados de chegar a qualquer lugar. Mas, de qualquer maneira, o pouco razoável time rubro-negro levantou a taça,
E o que há de comum entre esses dois fatos?

A choradeira sobre o leite derramado. Do lado de cá, o bom técnico Oswaldo de Oliveira. Do lado de lá da ponte Rio-São Paulo, o ex-craque Roberto Dinamite, que, se quisesse ser lembrado somente por tudo que fez de grande no Vasco jamais deveria ter assumido a presidência do clube. Uma pena!
O professor Oswaldo de Oliveira pelo menos teve a dignidade de não desmerecer a conquista do Ituano.
Em campo, tirando o primeiro tempo horrível e vergonhoso do segundo jogo, a equipe de Itu se mostrou mais aguerrida e mais determinada à conquista do título. Visivelmente sem o mesmo potencial técnico, em campo o Ituano teve uma aplicação tática invejável e foi merecedor da conquista.
Mas, no primeiro tempo do jogo do último domingo, juro que quase desisti de torcer pelos valorosos atletas comandados por Doriva. Jogaram como um time pequeno, inventando contusões, abusando do anti-jogo. Foi uma coisa horrível. Mas, ao que tudo indica, a “dura” dada pelo treinador fez efeito e o time voltou para a segunda etapa encarando o ótimo time do Santos de igual para igual. Foi bonito de ver.
Na coletiva, Oswaldo, sem a desfaçatez de desmerecer o adversário, atacou o regulamento. Uma porcaria sim, mas aprovado com antecedência por seus dirigentes. Uma choradeira sem nenhum sentido. “Não tivemos vantagem nenhuma quando chegamos à final”, disse o professor.
Ora bolas… Os jogos na Liga dos Campeões da Europa são decididos em sorteios, sem vantagem para ninguém, seja lá quem tenha se destacado na primeira fase. E ninguém fica na choradeira. O Santos tem um bom elenco, empolgante. Se fosse campeão também não haveria nenhuma injustiça. Mas que não deu conta de vencer em campo o voluntarioso time do Ituano. Ponto Final. Oswaldo de Oliveira, técnico que sempre admirei, perdeu a chance de manter sua fleuma. Foi uma bobagem.
Já Dinamite…

Reclamar de erro de juiz… Pelamordedeus… Se a moda pega, nenhum campeonato termina neste país e nem em nenhum outro. A França foi para a Copa de 2010 com um gol ilícito, com a bola ajeitada com a mão. Maradona virou mito com “la mano de Dios”. Quantos pênaltis mal marcados ou deixados de serem marcados decidiram campeonatos? A propósito, no lance do gol de pênalti do Santos, Cícero também estava impedido.
Sou muito a favor do uso da tecnologia no futebol. Acho mesmo uma desgraça tantos erros. Mas, daí a querer mudar o resultado do jogo por causa de um erro… Vamos e venhamos que tudo não passa de um teatrão bobo para dar satisfação à torcida. Mas é ridículo.
Me lembra o fato que me fez deixar de torcer pelo Palmeiras por um bom tempo… A diretoria querendo invalidar um jogo porque o juiz voltou atrás e anulou um gol de mão de Barcos… Fiquei com vergonha de sair nas ruas…
Assim é o nosso futebol. Aos perdedores, a mamadeira.
Mas tanto Oswaldo de Oliveira como Roberto Dinamite poderiam ter continuado suas vidas sem o ridículo dessa choradeira sem o menor propósito ou bom senso. Penso que, de alguma maneira, em algum momento de pouca lucidez, até o mais inteligente ser humano é capaz de subverter sua coerência e praticar as maiores insanidades por pura paixão. Resta saber se, nesses casos citados, a paixão é pelo clube ou pelo salário que os cargos lhes proporcionam…





































































































































