No céu com a BAND: Valle começo e fim de carreira é enterrado com terno da Band
Nos idos 60 ele começou na PRC9- a Rádio Educadora e foi enterrado com terno da emissora em Campinas
Campinas, SP, 20 (AFI) – Um dos radialistas que testemunhou o início da carreira de Luciano do Vale é Jaercio Barbosa, hoje com 69 anos de idade, e atual Presidente da ABCD-Associação Brasiliense dos Cronistas Desportivos. Em 1963, Jaércio era radio-escuta do plantonista José Célio de Andrade – ainda vivo – que também acompanhou o início profissional de Luciano do Vale.
Conta que Luciano teve uma carreira vertiginosa, pois normalmente os profissionais começam no plantão esportivo, fazem reportagem de campo e depois seguem para a narração.Já Luciano do Vale foi direto para tornar-se narrador de futebol.
Terno da Band e bandeira do Brasil. Bandeira da Ponte foi vetada pelo atual esposa.Nilson ZanchettaEm 1963, era locutor de cabine, lendo comerciais na PRC-9 Rádio Educadora de Campinas, hoje Bandeirantes. Naquela oportunidade, a Educadora tinha três narradores: Lombardi Neto, José Sidney Bragantin e Pereira Neto – todos falecidos. Após ouvir uma gravação de Luciano, o diretor de Esportes Lombardi Neto e o coordenador Pereira Neto, resolveram dar oportunidade ao Luciano do Valle, pois consideraram sua gravação uma demonstração de talento e de grande futuro profissional.
JOGO EM PRUDENTE
Luciano foi escalado para narrar o jogo de Presidente Prudente entre Guarani e Prudentina. Foi tão bem na narração, que acabou entrando no rodízio de narração dos jogos dos times de Campinas Guarani e Ponte Preta.
No entanto, o sistema de rodízio acabou indicando Luciano do Vale para narrar um dérbi entre Ponte Preta e Guarani, e o diretor Lombardi Neto considerou muita responsabilidade que poderia “queimar” a trajetória profissional do garoto.
Foi um fato reconhecido por Luciano, que semana depois foi para a Rádio Brasil, também de Campinas, sendo contratado pela equipe de Sérgio José Salvucci.
LUCIANO DO VALE da Rádio Educadora para a Rádio Brasil. Da Rádio Brasil para São Paulo e de São Paulo para o mundo esportivo, com muito sucesso e talento profissional.
TIME IMBATÍVEL EM CAMPO
Nos dias de folga, e claro, que o pessoal da Educadora também batia sua bolinha.Em 1965 este time abaixo era imbatível e tinha Luciano do Valle nela.
De pé da esquerda para a direita:
JOSÉ CERALDO ( técnico), JOSÉ CÉLIO DE ANDRADE (plantão), RAÚL MALDONET ( rádio escuta), BOB SÉRGIO ( comentarista), JOSÉ SIDNEY ( narrador), PEDRO AZEVEDO ( contato), DOUGLAS FERRARI ( EXCELENTE REPÓRTER DE CAMPO), ATILIO MAGANINI ( o rei dos esportes amadores)
Agachados da esquerda para a direita:
PEREIRA ESMERIZ (comentarista), JAERCIO BARBOSA ( repórter) LUCIANO DO VALLE ( NARRADOR) , PEREIRA NETTO ( Narrador e Coordenador), LOMBARDI NETTO( NARRADOR E CHEFE DA EQUIPE )
Slogan da Época:
A EDUCADORA NÃO ESPERA…. A EDUCADORA VAI LÁ….






































































































































