Jockey Club homenageia Luciano do Valle no Grande Prêmio São Paulo neste domingo

A diretoria irá oferecer uma Salva de Prata especial aos familiares do narrador

0002048181307 img

São Paulo, SP, 24 (AFI) – O Festival do Grande Prêmio São Paulo de 2014, realizado pelo Jockey Club, neste domingo, estará repleto de emoção e velocidade, mas também guardará espaço muito especial para homenagear um verdadeiro ícone do jornalismo e do empreendedorismo esportivo do Brasil: Luciano do Valle.

0002048181307 img

O 9º Páreo da programação será batizado de Prova Especial Quartier Latin Luciano do Valle, pois o jornalista foi brilhante não apenas ao exercer, como poucos, a narração esportiva. Com sua veia empreendedora, ele foi primordial para o crescimento de uma série de esportes nacionais ao organizar e difundir as mais diversas modalidades no inesquecível dominical Show do Esporte, na TV Bandeirantes.

Já o Puro Sangue Inglês Quartier Latin, que anualmente batiza a principal prova de 1.600 metros do festival do Grande Prêmio São Paulo, foi o melhor milheiro brasileiro de todos os tempos e ajudou a levar a bandeira do País ao lugar mais alto do pódio ao vencer quatro clássicos internacionais. Nada mais justo, portanto, do que posicionar lado a lado esses dois desbravadores do esporte nacional.

A homenagem se completará, quando a diretoria do Jockey Club de São Paulo oferecer uma Salva de Prata especial aos familiares de Luciano do Valle e aos membros do corpo diretivo do Grupo Bandeirantes.

O GP São Paulo
Os dois minutos mais empolgantes do esporte. É esta a sensação de quem assiste ao principal desafio do turfe nacional: Grande Prêmio São Paulo. Este ano, a competição, que reúne os 18 melhores cavalos Puro Sangue Inglês do País, irá distribuir mais de R$ 440 mil em prêmios entre os cinco primeiros colocados. Em sua 90a edição, o Grande Prêmio São Paulo consolida-se como uma das mais longevas provas esportivas do Brasil.

A corrida terá 2.400 metros em pista de grama e deve contar com cavalos de diferentes Estados brasileiros. Dentre os favoritos para levar o prêmio, estão Olympic Canada, vencedor do Grande Prêmio Oswaldo Aranha (gr. II) – prova considerada preparatória para o GP São Paulo –, Jaspion Silent, vencedor do Grande Prêmio 14 de Março (gr. III) e Bossoftheboss, vencedor da primeira seletiva da Taça de Prata e vice do Grande Prêmio Ipiranga (gr. I), todos de São Paulo, além dos cariocas Hendrix, vice do Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (gr. I) e Estrela Monarchos (fêmea), vencedora do Grande Prêmio Oswaldo Aranha – Terceira etapa da Copa de Prata – (gr. II).

Tamanho interesse pelo desafio, que exige força, velocidade e resistência dos competidores, é resultado não somente dos elevados prêmios em dinheiro, mas, principalmente, da importância do GP São Paulo para os criadores de cavalos Puro Sangue Inglês.

Diversão para a garotada
Enquanto os adultos assistem às competições, os pequenos poderão aproveitar o passeio e se divertir. Com início às 13h, a garotada terá à disposição dois tobogãs infláveis, três camas elásticas grandes, uma montanha de alpinismo, um kidpaly inflável, um balão pula-pula, o tradicional passeio de pônei, distribuição de pipoca e algodão doce, além das presença dos personagens Mickey, Minnie, Capitão América, Batman, Cinderela e Branca de Neve.

E, para completar a diversão para as crianças e os adultos haverá apresentação durante o evento, da equipe brasileira de Volteio.

Tradição
Realizada pela primeira vez em 1923, no antigo hipódromo da Mooca, a prova deixou de ser realizada apenas duas vezes, em 1930 e 1940, sendo que, em 1931, foi realizada duas vezes. Com tamanha longevidade, a competição segue a trilha de corridas mundialmente famosas, como a inglesa Epsom Derby, realizada desde 1780, e a norte-americana Kentucky Derby, promovida desde 1875.

Não por acaso, já é conhecido o cuidado com que os convidados e convidadas selecionam seus trajes para acompanhar a competição. Mulheres em vestidos e chapéus de grife e homens em ternos impecáveis são uma marca registrada do Grande Prêmio São Paulo.

Além da emoção do turfe e do glamour do evento social, o Grande Prêmio São Paulo ainda premia seu público com alguns dos mais belos cenários da capital paulista. O Jockey, patrimônio de São Paulo, é um verdadeiro paraíso campestre, situado em um dos locais mais valorizados da cidade. Visitar o clube em dias de corridas é uma experiência única.