Cruzeiro x San Lorenzo - Nem o céu parece mais ser azul...
Clube celeste disputa a vaga contra ninguém menos que o time do Papa Francisco, o San Lorenzo-ARG
Belo Horizonte, MG, 14 (AFI) – O Cruzeiro é o Brasil na Libertadores. Mas mesmo que conte com a torcida de quase 200 milhões de brasileiros – o que é difícil, já que pelo menos a torcida do Atlético-MG já está contra, é claro -, a Raposa terá de superar até mesmo forças divinas para garantir vaga nas semifinais e manter a honra do futebol tupiniquim. Isso porque o clube celeste disputa a vaga contra ninguém menos que o time do Papa Francisco, o San Lorenzo-ARG, nesta quarta-feira, às 22 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte, que deve receber cerca de 50 mil cruzeirenses.
Papa é CiclónCoincidentemente ou não, desde que Jorge Mario Bergoglio tornou-se o Papa da Igreja Católica, em fevereiro de 2013, as bênçãos parecem ter recaído sobre o Ciclón. Após anos capengando, inclusive na luta contra o rebaixamento (em 2011), o Cuervo vive estado de graça. Desde então, conquistou o título argentino no ano passado e, hoje, é o único dos grandes do país na Libertadores – River Plate, Boca Juniors, Racing e Independiente sequer entraram na disputa.
Não bastasse o fato de viver uma fase, digamos, divina, o San Lorenzo ainda construiu uma bela vantagem na ida. Após vencer por 1 a 0 em casa, o time pode até mesmo perder por um gol de diferença, caso balance as redes. Um novo 1 a 0 a favor do Cruzeiro leva a disputa aos pênaltis. Qualquer outra vitória garante os mineiros na próxima fase.
A princípio, o vencedor deste duelo vai encarar quem ganhar de Bolívar-BOL e Lanús-ARG. A situação, contudo, pode mudar. Isso porque a Conmebol obriga que dois clubes de um mesmo país se enfrentem caso passem às semifinais. Além de San Lorenzo e Lanús, o Arsenal-ARG também segue vivo na outra chave, o que mudar tudo dependendo de quantos e quais hermanos passem de fase.
Mudanças no ataque
No último fim de semana, Dagoberto ficou de fora clássico com o Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro, em razão de dores musculares na coxa. Incluído na lista de relacionados, ele pode ganhar uma vaga no ataque, no lugar de Willian, mas o técnico Marcelo Oliveira preferiu não confirmar a escalação do time.

Se Dagoberto está relacionado, Borges, ainda em recuperação de lesão na panturrilha, está fora do duelo com o San Lorenzo. De qualquer forma, ele vinha sendo reserva do ataque cruzeirense, pois Julio Baptista é utilizado na função de centroavante, mas pode perder a vaga no time para o boliviano Marcelo Moreno.
“A dúvida é colocada não apenas quando o jogador atua pouco tempo, mas também pela partida que ele fez hoje. O Moreno se candidata a ser titular na quarta-feira. O que eu mais primo é coerência, justiça, então não tem problema algum. Outros jogadores já jogaram, depois ficaram fora, isso sempre no sentido de buscar a coerência na hora certa, na minha convicção”, despistou Marcelo.
Além de Borges, outro desfalque do Cruzeiro para o duelo com o San Lorenzo será o lateral-direito Mayke, com uma entorse no tornozelo direito. Assim, o titular Ceará é o único jogador da posição disponível para o confronto.
Tudo pronto
Se o Cruzeiro carrega dúvidas, o técnico do San Lorenzo, Edgardo Bauza, não parece ter muito o que esconder. Pelo contrário. Caso não tenha problemas de última hora, o treinador deve manter a mesma formação do jogo de ida. Esta, aliás, será a quinta vez seguida que ele repetição a escalação no torneio.

Desta vez, porém, a postura do time não deve ser a mesma do jogo ida. Pelas declarações do comandante do Cuervo, a expectativa é de que o time espere um pouco mais na defesa, para explorar os espaços na defesa cruzeirense com muita velocidade.
“Os primeiros 15, 20 minutos de jogo serão extremamente importantes. O Cruzeiro vai querer vir com tudo, então temos que manter a calma e a concentração. Será um jogo muito complicado e duro, por isso temos que manter a tranquilidade para voltarmos com a classificação”, disse o volante Ortigoza.





































































































































