Goiás 2 x 0 Botafogo - Esmeraldino apaga o fogo e é vice-líder

A partida foi realizada em Juiz de Fora porque o time goiano cumpria suspensão

0002048188384 img

Juiz de Fora, MG, 14 (AFI) – O Goiás era o mandante, mas precisou mandar a partida para Juiz de Fora porque cumpria uma suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a briga entre seus torcedores no Serra Dourada em 2013. Mesmo assim, o Verdão não se intimidou e bateu o Botafogo, por 2 a 0, no Estádio Mario Helênio, em jogo antecipado da quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

A cidade mineira é reduto de torcedores cariocas, tanto que os alvinegros foram imensa maioria no Mario Helênio. Mas nem isso foi o bastante para o Fogão embalar. Antes mesmo dos 30 minutos do segundo tempo, quando o Goiás já vencia por 2 a 0, boa parte da torcida havia deixado o estádio.

Se o Botafogo não conseguiu manter o embalo depois de golear o Criciúma, por 6 a 0, no último final de semana, o Goiás segue sendo uma das principais surpresas neste início de Brasileirão e assumiu a vice-liderança, com os mesmos dez pontos que o líder Internacional. Já o Fogão estacionou nos quatro, é o 13° colocado e pode perder algumas posições no complemento da rodada.

Começou bom, mas depois caiu
Os dois times iniciaram a partida em busca do gol e foi o Botafogo quem criou a primeira oportunidade, logo aos cinco minutos. Emerson fez grande jogada e tocou para Daniel, que cruzou rasteiro. Não apareceu ninguém para completar. A resposta esmeraldina veio na sequência. Esquerdinha recebeu de Jackson e finalizou para boa defesa de Jefferson. O Fogão apostava nas bolas paradas de Edilson e Jorge Wagner.

Depois de um início bastante movimentado, a partida caiu de produção e passou a ficar concentrada no meio-campo. Jogador mais lúcido do jogo, Emerson aproveitou corta-luz de Daniel e finalizou. A bola passou por cima do travessão esmeraldino. Depois, Edilson cobrou escanteio na marca do pênalti, Bolatti subiu mais que todo mundo e cabeceou para segura defesa de Renan.

0002048188384 img

O Goiás encontrava muitas dificuldades em escapar da marcação botafoguense, principalmente do zagueiro Dória. Antes do fim do primeiro tempo, o Fogão ainda teve oportunidades nas finalizações de Jorge Wagner e Emerson, mas ambos bateram mal e para longe.

Esmeraldino não bobeia
Logo aos quatro minutos do segundo tempo, Emerson tabelou com Daniel e saiu na cara de Renan, mas o goleiro esmeraldino fechou o ângulo e fez grande defesa. Na sequência, o Goiás não desperdiçou e abriu o placar. Ramon recebeu grande passe de David dentro da área, ganhou a frente de Júnior César e bateu no cantinho de Jefferson, que se esticou todo e não conseguiu defender.

O Fogão parece que sentiu e quase entregou o segundo gol para o Goiás. Dória errou ao tentar recuar para Jefferson e deixou Esquerdinha na cara do goleiro. O esmeraldino invadiu a área e perdeu chance incrível, chutando por cima do travessão. E não demoraria muito para o time goiano ampliar.

Aos 24, Ramon recebeu dentro da área, passou por Jefferson e ajeitou de calcanhar para Danilo, que, com o gol vazio, apenas completou. Foi o bastante para a torcida começar a vaiar o time do Botafogo, tanto que alguns já começavam a deixar o estádio. O time alvinegro parecia muito abatido em campo e não mostrava poder de reação.

Com o adversário batido, o Goiás parou de pressionar e apenas tocava a bola, esperando o tempo passar. O Botafogo ainda esboçou uma pressão em chute de Edilson e cabeçada de Bolatti, mas sem sucesso. A partida seguiu sem maiores emoções até o apito final do árbitro.

Próximos jogos
O Goiás volta a campo apenas na próxima quinta-feira, quando recebe o Santos, às 19h30, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela sexta rodada. Já o Botafogo vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio, às 22 horas, na Arena do Grêmio.