Palmeiras pode contratar dupla do Vélez a pedido de Gareca
Vivendo uma crise financeira, o clube argentino deve se desfazer de suas principais peças
São Paulo, SP, 22 (AFI) – O Palmeiras confirmou, nesta quarta-feira, a contratação do técnico Ricardo Gareca, ex-Vélez Sarsfield-ARG. E junto com o novo treinador, o Verdão pode trazer um pacotão de reforços. Os dois primeiros nomes de uma possível lista são o zagueiro Fernando Tobio e o atacante Lucas Pratto.
Pratto está na mira do PalmeirasOs dois jogadores trabalharam nos últimos anos com o técnico no Vélez e foram indicados pelo mesmo. Vivendo uma crise financeira, o clube argentino deve se desfazer de suas principais peças e vê em Tobio e Pratto boas oportunidades de fazer dinheiro.
Um dos destaques do Vélez na temporada passada, Pratto tem 25 anos e está no Veléz há quase três temporadas. Nesta temporada 2013-2014, o atacante disputou 41 jogos, sendo 39 como titular, e anotou 14 gols. Revelado no Boca Junios-ARG, ele tem a experiência de ter atuado por Tigre-ARG, Lyn-NOR, Unión-ARG, Universidad Católica-ARG e Genoa-ITA.
Por conta das atuações na temporada passada, vários clubes brasileiros já sondaram o Lucas Pratto. No início do ano, ele chegou a ser especulado no Botafogo. Depois, houve um interesse do Corinthians. Mais recentemente, o São Paulo confirmou a intenção de contratá-lo, mas o fato esfriou com a contratação de Kardec. Hoje, o principal concorrente do Verdão deve ser o Valencia-ESP.
Já Fernando Tobio é menos “famoso” em território brasileiro. O defensor de 24 anos atuou toda sua carreira pelo Vélez, onde iniciou como profissional em 2008. Ele formava a zaga titular ao lado de Sebá Dominguez, ex-Corinthians.
A chegada dos dois jogadores poderia suprir duas das principais carências do elenco palmeirense. O time ainda procura um companheiro para o experiente Lúcio e também um substituto para Alan Kardec, que se transferiu ao São Paulo.
Vélez em crise
Embora seja um chamado “clube de bairro”, o Vélez conseguiu se tornar um dos clubes mais vitoriosos nos últimos anos. Símbolo no futebol portenho por suas contas equilibradas, o “Fortín” conquistou quatro títulos argentinos nos últimos cinco anos, além de ser figurinha carimbada nas competições internacionais. Graças as péssimas fases dos grandes Bocas Juniors, River Plate, Racing, Independiente e San Lorenzo.
Jose Amalfitani é um dos poucos estádios que vivem vazios na ArgentinaOs bons times montados pelo Vélez nas últimas temporadas, contudo, tiveram um ônus. Hoje, o time de “Liniers” possui uma dívida de R$ 46 milhões, alta para os padrões argentinos, sobretudo, por se tratar um clube pequeno no país vizinho. A dívida quase dobrou somente no último ano.
Para evitar um colapso financeiro, os dirigentes do Vélez pretendem se desfazer de alguns destaques, casos de Tobio e Pratto. Outros nomes, como o experiente atacante Mauro Zárate também pode ser negociados com o mercado europeu, no meio do ano.
Um dos fatores que pesam contra o Vélez é o fato de o clube não possuir o mesmo poder de arrecadação dos grandes. As últimas pesquisa apontam que Boca e River, por exemplo, possuem 16 e 13 milhões de torcedores, respectivamente. Na sequência, estão Independiente (2,2 milhões), Racing (1,7 milhão) e San Lorenzo (1,6 milhão).
As estimativas apontam que o Vélez possua menos de 400 mil torcedores em toda a Argentina. No Brasil, estes números são similares a de times médios, como Guarani, Ponte Preta, Paraná, Figueirense, Avaí, Criciúma, entre outros.





































































































































