Copa Paulista: Treinador acredita estar vivendo seu melhor momento no Santo André

Ivan Izzo está confiante em colocar o Ramalhão no caminho dos títulos

0002048191126 img

Santo André, SP, 22 (AFI) – Em seu primeiro trabalho como treinador, Ivan Izzo utiliza dos conhecimentos adquiridos tanto dentro quanto fora de campo para conduzir o Santo André ao sucesso durante a disputa da Copa Paulista. Jogador do próprio Ramalhão no início dos anos 2000, o ex-goleiro retornou ao clube andreense em 2014, primeiro, como auxiliar técnico para na sequência substituir Vilson Tadei no comando da equipe.

0002048191126 img

Vivendo no mundo do futebol desde os seus 14 anos, Izzo trabalhou, após se aposentar, com o treinador Dorival Júnior durante dez temporadas. Junto do companheiro fez campanhas de expressão em equipes como São Caetano, Vasco, Cruzeiro e Santos, quando em 2010 venceu o próprio time andreense na final do Paulistão.

Preparado para lidar com os desafios proporcionados nessa nova função, o comandante ramalhino destacou o aprendizado conquistado até assumir o posto que ocupa atualmente. “Fiquei muitos anos trabalhando com o Dorival e durante esse período passei por várias situações que me fizeram amadurecer no tratamento com elenco, diretoria e imprensa. Portanto, aprendi que uma vitória não se resume ao jogo, mas sim a sua semana de preparação”, explicou.

Sem descanso
Com o fim da Série A2 do Campeonato Paulista, o treinador do Santo André não teve tempo para férias e visitou clubes que havia trabalhado anteriormente buscando aperfeiçoar ideias e métodos de treinamento. Nesse período esteve com técnicos como Abel Braga (Internacional), Marcelo Oliveira (Cruzeiro), Celso Roth (Coritiba) e Guto Ferreira (Figueirense).

De acordo com Ivan Izzo, esse contato é fundamental na consolidação do profissional, que precisa estar sempre aberto a novos conceitos. “Todo dia você aprende algo, pois é preciso buscar o crescimento pessoal e profissional. Recentemente estive no Internacional, onde conversei com o Abel (Braga) e o D’Alessandro, e no Cruzeiro com o Tinga, nomes que ficaram fora do Brasil muito tempo e, por isso, possuem uma cultura tática muito forte”, afirmou.

Campeão em 2003, o Santo André estreia na Copa Paulista contra o Juventus, no Bruno José Daniel, em data e horário que ainda serão definidos. Essa competição, que garante ao campeão a participação na Copa do Brasil no próximo ano, inicia após o término da Copa do Mundo.