LIGA DOS CAMPEÕES: Real Madrid goleia Atlético em estrutura

Futebol Interior visitou os clubes que decidem a Champions League

0002048191332 img

Madri, ESP, 23 (AFI) – A grande final da Champions League temporada 2013/2014 ocorre neste sábado, a partir das 15h45 (horário de Brasília) no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Real Madrid e Atlético de Madrid decidem quem fica com a taça da principal competição do futebol da Europa. O campeão garante vaga no Mundial de Clubes. O Futebol Interior visitou em Madrid, capital da Espanha, os estádios e museus dos dois times. Pelo menos antes da bola rolar, na questão de estrutura, o Real goleia o adversário da decisão. A Rádio FI transmite todas as emoções deste jogão!

0002048191332 imgFoto: Pedro Sbravatti/Enviado Especial

Para o apaixonado por futebol, esse tipo de programa proporciona a oportunidade única de mergulhar na história das principais equipes do Mundo. É possível conhecer cada detalhe dos estádios, como vestiários, banco de reservas, sala de imprensa e ainda chegar a poucos centímetros dos gramados onde desfilam craques como Cristiano Ronaldo. Nos museus estão expostos as troféus conquistadas, camisas e objetos especiais como autógrafos, chuteiras, bolas e flâmulas reunidos ao longo de anos. Fotos e vídeos também fazem parte dos acervos.

O tour pelos clubes espanhóis finalistas da Champions League comprovou, mais uma vez, que o futebol brasileiro continua atrasado no que se refere a exploração da marca e marketing esportivo. Principalmente o Real conta com uma vasta linha de produtos de todos os tipos, tamanhos e cores oferecida para seus torcedores e turistas. A loja oficial fica no estádio Santiago Bernabéu e possui três andares. Outras, também de grande porte, estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade. A do Atlético, bem mais modesta, também está localizada nas dependências do estádio da equipe, o Vicente Calderón.

Real e Atlético seguem uma prática comum na Europa. Nos países onde existem tradicionais equipes de futebol, como Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Portugal e Holanda, os tours aos estádios e museus de clubes atraem milhões de turistas das mais diversas localidades do mundo todos os anos. As visitas geram importante receita financeira que é investida em várias áreas, inclusive na modernização destes espaços.

O futebol brasileiro nos últimos anos vem se adequando a este tipo de iniciativa. O Santos, por exemplo, conta com o Memorial das conquistas, localizado na Vila Belmiro. Mesmo assim os números comprovam que os europeus aproveitam o potencial comercial ao máximo. Em 2012, por exemplo, de acordo com balanço divulgado pelo próprio Real Madrid, cerca de 850 mil pessoas visitaram o Santiago Bernabéu, gerando renda de 13 milhões de euros. No mesmo período, o equipamento santistas atingiu a marca de pouco mais de 130 mil visitantes, com renda próxima aos R$ 700 mil.

0002048191334 imgFoto: Pedro Sbravatti/Enviado Especial

Novos estádios
Outro ponto comum entre os dois finalistas da Champions League é o projeto de modernização de seus estádios. A ideia é transformá-los definitivamente em grandes arenas multiuso. As maquetes, que impressionam pela grandeza e toque refinado das arquiteturas, estão expostas nos museus de Real e Atlético. Os visitantes fazem fila para tirar foto do que serão as novas casas dos rivais de Madrid.

As reformas do novo Santiago Bernabéu custarão para o Real Madrid cerca de R$ 1,3 bilhão. O presidente do clube, Florentino Perez, lançou o projeto em janeiro deste ano. “A ideia é que o torcedor tenha a melhor experiência futebolística de sua vida. Será um símbolo mundial”, disse o mandatário do clube merengue na oportunidade.

Destaque para o teto retrátil, com fechamento e abertura em 15 minutos, criação de novas áreas de convivência, como shopping center, centro de convenções e hotel de luxo. O estádio não será fechado durante as obras.

A nova casa do Atlético se chamará ‘Nosso Lugar no Mundo’. O clube sairá da zona sul de Madrid e irá para a leste. O estádio terá capacidade para 70 mil torcedores. O clube já está em tratativas adiantadas com a empresa aérea Eithad Airways para o naming rigths do local. Para isso deverá receber cerca de 155 milhões de euros por 10 temporadas.

Assim que o novo estádio ficar pronto, o Vicente Calderón, deixará de existir dando lugar a uma zona verde chamada Parque Atlético de Madrid. A mudança não tem agradado muito os torcedores do clube, que tem grande carinho pela atual casa. As obras já estão em andamento, e o prazo de entrega é em 2016.