Champion Festival: Convivência pacífica entre as torcidas de Real e Atlético Madrid
Nenhum incidente foi registrado durante todos os eventos realizados na véspera da decisão em Lisboa
Pedro Sbravatti – Enviado Especial
Lisboa, POR, 23 (AFI) – A organização montada em torno da final da Champions League impressiona. As ações desenvolvidas em todas as áreas servem de exemplo bem sucedido de como realizar um evento de grande porte. São cerca de 6 mil pessoas trabalhando direta ou indiretamente para que nada dê errado na decisão do principal torneio de clubes do futebol europeu.

Lisboa, capital de Portugal, está totalmente mobilizada para receber o duelo inédito entre Real Madrid e Atlético. A promoção da competição é outro ponto de destaque. A Champion Festival, organizado pela UEFA para promover a partida e que está ocorrendo na Praça do Comércio, uma das principais da cidade, reúne pacificamente os torcedores das duas agremiações.
A divulgação da final começa logo na chegada a Lisboa. No aeroporto, estações de metro, pontos de ônibus, táxis, espaços públicos e comércios contam com peças publicitárias sobre a decisão. As avenidas e ruas receberam faixas e todas as bancas de jornais cartazes da Champions. É nítido o orgulho do povo português em sediar o duelo dos dois clubes de Madrid.
FOTO COM RÉPLICA
Mas a síntese de todo esse espírito esportivo pode ser medida na Champion Festival. O local reúne uma série de atividades. Museu do torneio, brincadeiras, sorteio de brindes, jogos, vídeo game, espaço com restaurantes e uma loja gigante com produtos de todos os jeitos e cores dos times e da final. É possível tirar uma foto com a réplica da taça que será entregue ao time campeão no sábado. Diversão garantida para um dia inteiro, ou até mais.
A animação dos torcedores é contagiante. Para todos os lados que se olha, camisas e bandeiras de Real e Atlético são avistadas. Basta a reunião de três ou quatro torcedores de um mesmo clube para começar a cantoria. Gritos e músicas apaixonadas são cantadas em homenagem ao time do coração e seus jogadores. A conviência pacífica entre rivais mostra o nível de educação dos europeus. Nenhum incidente foi registrado durante todas as ações desenvolvidas antes da final.
Nesta sexta-feira, dia 23, véspera da final, ocorreu na Champion Festival o jogo comemorativo entre as estrelas da UEFA e um combinado do Mundo. Craques da história recente do futebol como Figo, Deco, Canavaro, Hierro, Rui Costa, Vitor Baia e Cafu desfilaram toda elegância dos tempos de futebol profissional. O capitão do Penta do Brasil, por sinal, foi o destaque com cinco gols na vitória da equipe do Mundo, por 13 a 8. Mas quem ganhou com tudo isso foi o público, que pode ver de perto lances primorosos e belos gols.






































































































































