Tênis: Teliana vence de virada e quebra jejum em Roland Garros

Há 25 anos uma brasileira não vencia uma partida no Grand Slam francês

Teliana Pereira obteve um feito histórico para o Brasil em Roland Garros nesta terça-feira. A tenista número 1 do País não apenas venceu sua primeira partida na chave principal do Grand Slam francês como também quebrou um jejum de 25 anos sem vitória

0002048192715 img

Campinas, SP, 27 (AFI) – Teliana Pereira obteve um feito histórico para o Brasil em Roland Garros nesta terça-feira. A tenista número 1 do País não apenas venceu sua primeira partida na chave principal do Grand Slam francês como também quebrou um jejum de 25 anos sem vitórias brasileiras no feminino.

0002048192715 img

Ao derrotar a tailandesa Luksika Kumkhum por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/1, ela encerrou uma sequência de resultados negativos do Brasil na chave feminina. As últimas vitórias do País em Roland Garros foram obtidas pela paulista Andrea Vieira e pela gaúcha Niege Dias em 1989. Na ocasião, as duas alcançaram a terceira rodada.

Este é o mesmo objetivo de Teliana no momento. Depois de vencer em sua primeira partida na chave principal de Paris, ela terá pela frente a romena Sorana Cirstea, atual número 26 do mundo. As duas se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, com triunfo da brasileira, e justamente no saibro, neste ano, em Charleston, nos Estados Unidos.

Antes deste confronto, porém, Teliana levou um susto nesta terça antes de deslanchar diante da 114ª do ranking. A brasileira fez um começo de jogo nervoso e chegou a estar perdendo por 5/0 no set inicial. No entanto, ela obteve forte reação mesmo perdendo na primeira parcial e não deu chances à tailandesa nos dois sets seguintes.

A rival conseguiu vencer apenas dois games nas outras duas parciais, diante de uma embalada Teliana. A brasileira praticamente não falhou nestes sets. Terminou a partida com apenas 10 erros não forçados, contra 43 da adversária. E mostrou rendimento muito superior no saque. Assim, obteve seis quebras nas duas parciais e cravou a vitória em 1h40min de partida.

O triunfo vai render à brasileira ao menos 42 mil euros, sua maior premiação da carreira até agora, e bons pontos no ranking. Teliana, atual 94ª do mundo, deve se aproximar do Top 90. Sua melhor colocação da carreira é a 88ª.