Santa Cruz 2 x 1 Ponte Preta – Ficou um gosto amargo para Macaca

A Ponte dominou a partida, mas falhou demais na defesa e perdeu a 2ª

0002048195920 img

Recife, PE, 03 (AFI) – Futebol é competência. Apesar de ter dominado praticamente o jogo todo, principalmente no primeiro tempo, a Ponte Preta não soube aproveitar as oportunidades e ainda falhou duas vezes no sistema defensivo, perdendo para o Santa Cruz, por 2 a 1, no Estádio do Arruda, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Único time invicto até aqui, o Santa Cruz entrou de vez na briga pelo acesso ao somar seu 16º ponto, mesma pontuação que a Ponte Preta, que desperdiçou a chance de entrar no G4. Além disso, o time campineiro conheceu sua primeira derrota para o adversário pernambucano em competições oficiais. Antes, haviam sido seis vitórias alvinegras e cinco empates.

Antes do jogo começar, um padre fez uma oração pedindo paz aos torcedores e uma torcedora-mirim soltou uma pomba branca no entro do gramado. Na última segunda-feira, o Santa conseguiu a liberação do Arruda, que estava interditado desde a terceira rodada, quando um torcedor que estava na torcida do Paraná morreu ao ser atingido por uma privada.

A Rádio Portal Futebol Interior, em cadeia com a Rádio Olinda, de Recife, trouxe tudo da segunda derrota pontepretana na Série B.

Zaga da Ponte entrega e Santa não perdoa
Com uma formação ofensiva, a Ponte Preta iniciou a partida pressionando o Santa Cruz, tanto que a torcida tricolor já começava a ficar irritada. Mas, aos nove minutos, o time pernambucano abriu o placar em sua primeira subida ao ataque. Nininho recebeu na direita e bateu cruzado. Renatinho apareceu como elemento surpresa dentro da área e completou de letra. Mesmo assim, a Macaca não se abalou e continuou em cima.

Aos 19, Daniel Borges tabelou com Edno e finalizou na entrada da área. Tiago Cardoso fez boa defesa e o rebote sobrou para Edno, que bateu por cima. Adrianinho cobrou falta e Juninho desviou de cabeça, mas o goleiro tricolor evitou novamente o gol de empate. Totalmente recuado, o Tricolor via a Ponte Preta dominar a partida e procurava explorar o contra-ataque.

E em mais uma falha da defesa alvinegra o Santa marcou o segundo. Léo Gamalho deu grande passe para Pingo, que invadiu a área livre, passou por Roberto e tocou para o gol aberto. A Ponte Preta sentiu e não conseguiu mais levar perigo ao sistema defensivo tricolor. O técnico Dado Cavalcanti mostrava muita impaciência com a desatenção de seus zagueiros. Renan Fonseca aproveitou cruzamento e cabeceou por cima do travessão.

O Santa levou perigo em outra jogada veloz nas costas dos laterais. Danilo Pires cruzou na medida para Pingo, que teve tempo de dominar e escolher o canto. O atacante, porém, caprichou muito e mandou ao lado do gol.

0002048195920 imgRicardo Fernandes/DP/ D.A Press

Expulsão dificulta, mas Ponte diminui
Assim como no primeiro tempo, a Ponte Preta voltou do intervalo tomando conta do jogo e administrando a posse de bola, mas encontrava muitas dificuldades para acertar o último passe. O Santa Cruz seguia apostando no contra-ataque, o que deixava a torcida irritada, mesmo com a boa vantagem no placar. A Macaca insistia nas jogadas aéreas, totalmente dominadas pela defesa tricolor.

A situação alvinegra ficou ainda pior aos 20 minutos, quando Pingo simulou falta e o árbitro acabou mostrando o segundo amarelo para César, deixando a Ponte com um a menos. Na sequência, Elton arriscou de longe e Tiago Cardoso defendeu com segurança, no centro do gol. Depois disso, a Macaca cansou e não tinha mais forças para chegar ao ataque.

Aos 38, Bryan arriscou de fora da área e Tiago Cardoso espalmou para o lado. Cafu não conseguiu completar. Antes, ele havia recebido grande passe de Antônio Flávio e ia saindo na cara do goleiro, mas tropeçou sozinho na bola. No finalzinho, Léo Gamalho subiu livre e cabeceou para fora, desperdiçando boa oportunidade. Aos 46, Juninho cruzou rasteiro, Cafu dominou e bateu no ângulo, diminuindo para a Ponte.

Próximos jogos
Os dois times só voltam a campo depois da Copa do Mundo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não confirmou as datas e horários da 11ª rodada, mas a Ponte Preta recebe a Portuguesa no Moisés Lucarelli, em Campinas, e o Santa Cruz enfrenta o Vasco da Gama, fora de casa. Ambas partidas devem ser realizadas a partir do dia 15 de julho.