Campeonato mais desorganizado do Brasil, Paraibano terá jogos durante a Copa do Mundo
O assistente técnico da competição informou que era isso ou ficar sem representantes na Série D do Campeonato Brasileiro
O assistente técnico da competição informou que era isso ou ficar sem representantes na Série D do Campeonato Brasileiro
João Pessoa, PB, 09 (AFI) – A CBF estudou e estipulou um calendário totalmente diferente e apertado no futebol brasileiro para 2014. Segundo o cronograma, oficialmente divulgado no dia 20 de setembro de 2013, os Estaduais deveriam começar no dia 12 de janeiro e se estenderam até 13 de abril, porém, com problemas de administração e de estádios no Estado, o Campeonato Paraibano ainda não chegou em sua fase final, que invadirá o período de Copa do Mundo.
O principal problema para a Federação Paraibana de Futebol (FPF) resolver são os representantes do Estado no Campeonato Brasileiro da Série D. A Paraíba tem direito a dois clubes na competição, excluindo-se Treze e Botafogo, que já estão na Série C. O prazo para o envio dos representantes à CBF termina no dia 12 de julho, 15 dias antes do início da Série D.
Assim, a FPF ficou com duas opções: ou invadir o calendário da Copa do Mundo, ou não ser representada no Campeonato Brasileiro da Série D, o que para o diretor de competições da entidade, José Araújo Penha, é inconcebível.
“Vamos decidir na tarde desta segunda-feira as datas das semifinais do campeonato, mas terá que ser neste período de Copa do Mundo, porque precisamos enviar para a CBF quem vai jogar a Série D. Serão quatro datas com a Copa rolando, o que pode acontecer, desde que não seja em dias de jogos do Brasil”, explicou o dirigente ao Futebol Interior.
Não há uma regra específica da CBF que proíba a realização de jogos durante a Copa do Mundo, mas o fato será inédito e no mínimo vergonhoso para o futebol paraibano. O Estadual será o único em que os jogos mais importantes, justamente as semifinais e as finais, acontecerão no mesmo período em que o Brasil sedia a principal competição de futebol do mundo. O Acreano, outro Estadual que ainda não se encerrou, terá a sua decisão na terça-feira, portanto dois dias antes do início do Mundial.
O Portal Futebol Interior tentou contato, por telefone, com o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, para saber se haverá uma punição da CBF à Federação Paraibana, mas não obteve retorno.
Problemas e mais problemas…
Nunca um campeonato estadual teve tantos problemas como o Paraibano de 2014. Não bastasse o fato de não haver número suficientes de estádios em condições de uma partida de futebol (o Almeidão, em João Pessoa e o Amigão, em Campina Grande são os únicos liberados) é apenas uma das barbaridades.
A presidente desde 1989 da FPF, Rosilene Gomes está, por determinação judicial, afastada do cargo desde abril deste ano. Ela é investigada pela sua reeleição em 2010 em que teria recebido votos de 24 agremiações que não teriam legalidade para tal. A ação foi movida pelo Auto Esporte, em 2012.
Sem comando, os problemas continuam. Devido a precariedade na segurança do Almeidão, um torcedor do Auto Esporte morreu ao cair no fosso do estádio enquanto comemorava um gol de seu time.
O último acontecimento inaceitável aconteceu na última quinta feira. Na partida entre Santa Cruz x Treze, no estádio da Graça, os dois times entraram em campo e se debateram com um gramado sem as marcações (veja aqui). O árbitro precisou remarcar a partida.





































































































































