PORTUGAL: O melhor do mundo e mais nada?

Com Cristiano Ronaldo no time, Portugal quer mostrar que tem outros talentos para mostrar ao mundo

Com Cristiano Ronaldo no time, Portugal quer mostrar que tem outros talentos para mostrar ao mundo

0002050001622 img

Campinas, SP, 11 (AFI) – O duelo para saber quem é melhor, Cristiano Ronaldo ou Messi já dura cinco anos e muito provavelmente, durará mais alguns, mas em 2013 o português ficou com a honraria e por isso, terá a honra de disputar a Copa do Mundo de 2014 como o jogador a ser batido.

O problema maior para o atacante, entretanto, é que ao contrário de Messi, Cristiano Ronaldo deve sofrer com a seleção em que defende. Com uma geração bastante renovada e jogadores em fases ruins, o atacante do Real Madrid joga praticamente sozinho no time.

0002050001622 imgFoi assim na repescagem das Eliminatórias Europeias que classificou os portugueses para o Mundial. Em um confronto bastante complicado contra a Suécia, o atacante mostrou porque é considerado o melhor do mundo e fez todos os três gols na vitória por 3 a 2.

Seja atuando sozinho ou não, Cristiano Ronaldo tem mais um paradigma para quebrar com Portugal neste mundial. Na única vez em que os portugueses entraram em uma Copa com o melhor jogador do mundo, acabou sendo um fiasco e não passou da fase de grupos. Aconteceu com Figo, em 2002.

Neste ano, novamente nãos erá fácil. O sorteio não foi muito gentil com os portugueses, que enfrentarão logo na primeira fase a Alemanha, Gana e Estados Unidos.

Cristiano Ronaldo vai amarelar? Alguém vai conseguir ajudar o astro do Real Madrid? Portugal dará mais um vexame? É assistir para descobrir.

HISTÓRIA

Com cinco participações em Copa do Mundo, Portugal já chegou duas vezes em semifinais, mas nunca foi até a decisão. Nas duas vezes, os técnicos eram brasileiros: Otto Glória, em 1966 e Luiz Felipe Scolari, em 2006.

Na Inglaterra, em 1966, Portugal fez a sua estreia em Mundiais já mostrando que poderia ser uma potência europeia no futebol. Com o craque Eusébio, artilheiro daquela Copa, o time jogava por música e trouze muita alegria para os portugueses.

0002050001624 imgApesar de todo o entusiasmo, Portugal só retornaria a uma Copa do Mundo 20 anos depois, em 1986, no México. Diferente da sua primeira participação, a seleção não passou da primeira fase, vencendo apenas a Inglaterra e perdendo para Marrocos e Polônia. Em 1998, mais um vexame e uma eliminação na fase de grupos.

Em 2002, os lusitanos estavam esperançosos em uma boa campanha. na época,o meia Figo, craque daquela seleção, entrou no Mundial como o melhor jogador do mundo, mas não desequilibrou. Caindo no mesmo grupo da anfitriã Coreia do Sul, acabou eliminado novamente na Primeira Fase.

Na copa do Mundo seguinte, em 2006, Figo compensou o vexame passado e conduziu, ao lado de Cristiano Ronaldo, Deco e companhia, os comandados de Felipão até as semifinais.

Em 2010, Portugal foi bem na Fase de Grupos e classificou em segundo lugar, atrás do Brasil. Nas oitavas de final, foi eliminado pela Espanha, que viria a ser a campeã.

Ficha Técnica

Federação Portuguesa de Futebol – Portugal

O craque: Cristiano Ronaldo, atacante, de 29 anos nem precisa de muita explicação. Atual melhor do mundo pela Fifa, o jogador pode ser considerado completo. Bom no drible, na finalização, no cabeceio, na arrancada, na velocidade e até no marketing. Muito famoso por sua vaidade, ele provou com o passar dos anos que sua melhor característica é jogar futebol.

0002050001626 imgOlho Nele: Rui Patrício, goleiro, de 26 anos está longe de ser tão confiável para os portugueses como foram Vítor Baía e Ricardo nos últimos anos, mas já se consolidou como um grande arqueiro. Titular do Sporting e da seleção portuguesa desde a chegada de Paulo Bento, ele sai muito bem do gol e fez defesas importantes durante as Eliminatórias Europeias.

Ranking da Fifa:

Melhor colocação em copas: 3º (1966)

Copas disputadas: 5

Colocação no último mundial: 11º

CT: Cidade pontepretana, em Campinas (SP)

Palpite FI: Pode surpreender.

Time base: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Ricardo Costa e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Helder Postiga.
Técnico: Paulo Bento.

23 convocados

Goleiros: Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting).

Defensores:André Almeida (Benfica), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Ricardo Costa (Valência).

Meio-campistas:João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica), William Carvalho (Sporting) e Rafa (SC Braga).

Atacantes:Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Nani (Manchester United), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo)

O País

Nome oficial: República Portuguesa

Capital: Lisboa

População: 10,6 milhões

PIB: $212,5 bilhões

Língua oficial: Português

Moeda: Euro