JAPÃO: É hora de abrir o olho?

Time vem mostrando a cada ano uma evolução que muitos times brasileiros não conseguem

Time vem mostrando a cada ano uma evolução que muitos times brasileiros não conseguem

0002050001944 img

Campinas, SP, 11 (AFI) – Não é de hoje que o Japão vem tentando quebrar o tabu de país que não sabe nada de futebol. Além de ser a primeira seleção a carimbar a vaga em campo para a Copa de 2014, o time vem mostrando a cada ano uma evolução que muitos times brasileiros não conseguem desde o nascimento.

Mesmo com apenas quatro Copas no currículo, os japoneses já fizeram o que muitos não conseguiram dentro das quatro linhas. No primeiro Mundial – em 1998 – terminou em 31ª. Em 2006 acabou na 28ª colocação.

0002050001944 img

Mas em 2002, quando o país sediou a Copa do Mundo juntamente com a Coreia do Sul, os orientais alcançaram a nona colocação. Mesma posição ocorreu na última Copa do Mundo.

SERÁ?
E um dos mais confiantes é o meia Keisuke Honda. “Primeiramente, temos 100% de possibilidade de passar da primeira fase. Depois disso, qualquer coisa pode acontecer em uma Copa. Somos bons o suficiente para chegar às quartas de final”, afirmou o jogador do Milan ao site japonês Nikkan Sports.

Neste ano, o Japão é membro do Grupo C, onde vai enfrentar a Colômbia, Grécia e Costa do Marfim. Se conseguir alcançar a liderança ou segundo lugar, o time deve encarar nas oitavas de final um adversário do Grupo D, chave habitada por Uruguai, Itália, Inglaterra e Costa Rica.

HISTÓRIA
Na sua primeira participação em Copa do Mundo, o time da Terra do Sol Nascente perdeu os três jogos da fase de grupos e não conseguiu seguir em frente. Já em 2002, conseguiu ser o primeiro em um grupo que tinha Rússia, Bélgica e Tunísia e avançou às oitavas de final. Neste ano, foram derrotas pela Turquia, que terminou na terceira colocação.

Em 2006, na Alemanha 2006, os nipônicos se despediramnda competição ao final da primeira fase com apenas um ponto.

Na África do Sul 2010, o Japão chegou ao tradicional “mata-mata”, deixando para trás Dinamarca e Camarões. Logo depois, quase surpreenderam o Paraguai nas oitavas, decisão que terminou em cobranças de pênaltis depois de empatarem sem gols no tempo normal e na prorrogação.

FICHA TÉCNICA

Seleção Japonesa de Futebol – Japão

0002050001947 imgO craque: Milan Keisuke Honda, meia, de 27 anos é o grande líder do grupo comandado pelo técnico italiano Alberto Zaccheroni . O atleta, que já jogou pelo Manchester United fez com que os torcedores não sentissem falta da dedicação de Hidetoshi Nakata e Shunsuke Nakamura. Neste ano, contratado de graça junto ao CSKA Moscou, Honda chegou ao Milan prometendo fazer história com a camisa 10 do clube.

Olho Nele: Atsuto Uchida, zagueiro, de 26 anos é a grande referência do sistema defensivo do Japão. Com boas partidas vestindo a camisa do Schalke 04, o “xerifão” não chegou ao Brasil a toa. Se depender da sua dedicação e responsabilidade, o defensor vai exigir muita habilidade de seus adversários.

Ranking da Fifa: 62°
Melhor colocação em copas: Oitavas-de-final (2002 e 2010)
Copas disputadas: 4
Colocação no último mundial:
CT: SPA Sport Resort, em Itu (SP)
Palpitão FI: Luta pela classificação

Time base: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Endo, Hasebe e Honda; Okazaki, Kakitani e Kagawa.

OS 23 CONVOCADOS

Goleiros: Eiji Kawashima (Standard Liege-BEL), Shusaku Nishikawa (Urawa Reds) e Shuichi Gonda (FC Tokyo).

Defensores: Yasuyuki Konno (Gamba Osaka), Masahiko Inoha (Jubilo Iwata), Yuto Nagatomo (Inter de Milão-ITA), Masato Morishige (FC Tokyo), Atsuto Uchida (Schalke 04-ALE), Maya Yoshida (Southampton-ING), Hiroki Sakai (Hannover 96-ALE) e Gotoku Sakai (Stuttgart-ALE).

Meio-campistas: Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Makoto Hasebe (Nuremberg-ALE), Toshihiro Aoyama (Sanfrecce Hiroshima), Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka), Keisuke Honda (Milan-ITA), Shinji Kagawa (Manchester United-ING) e Hiroshi Kiyotake (Nuremberg-ALE).

Atacantes: Yoshito Okubo (Kawasaki Frontale), Shinji Okazaki (Mainz-ALE), Yoichiro Kakitani (Cerezo Osaka), Manabu Saito (Yokohama F-Marinos) e Yuya Osako (1860 Munique-ALE).

O PAÍS
Nome oficial: Japão
Capital: Tóquio
População: 127,6 milhões
PIB: US$ 5.960 bilhões
Língua oficial: Japonesa
Moeda: Iene