Grupo B: Curiosidade! Tulipas e tamancos marcam Reino dos Países Baixos

Holanda, a “capital judiciária do mundo”, ainda quer seu primeiro título

Holanda, a “capital judiciária do mundo”, ainda quer seu primeiro título

0002050002594 img

São Paulo, SP, 13 (AFI) – Moinhos de Vento, tulipas, tamancos e excelentes queijos. A Holanda é destino de muito turista de bom gosto ao redor do mundo. Sua seleção, sempre forte, sempre caminha longe em mundiais, mas ainda busca seu primeiro título.

Grandes pintores revelaram as cores fortes do Reino dos Países Baixos. Rembrandt e Van Gogh são dois dos mais conhecidos, e suas obras, assim como alguns grandes craques de lá, valem uma fortuna. Não tão caros assim, os queijos Edam e Gouda também fazem um enorme sucesso entre os apreciadores.

0002050002594 img

A língua oficial é o holandês e a capital é Amsterdã. O Reino dos Países Baixos (porque seu território fica abaixo do nível do mar, razão pela qual é necessária a construção de diques de contenção do oceano) tem hoje aproximadamente 18 milhões de habitantes. O governo é monárquico e parlamentarista, sob as régias leis do Rei Guilherme Alexandre e o primeiro ministro Mark Rutte.

Perto de Campinas, a Holambra é uma cidade tipicamente holandesa, onde o cultivo de flores é o principal elemento de sua economia.

Entre outras afiliações, o país é membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto. Junto com a Bélgica e com Luxemburgo, o país constitui a União Econômica do Benelux.

O país é palco de cinco tribunais internacionais: a Corte Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados em Haia assim como a sede da agência da UE de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de“capital judiciária do mundo”.