Copa 2014: Tecnologia decide pela primeira vez na história da Copa

O árbitro era o brasileiro Sandro Meira Ricci

O árbitro era o brasileiro Sandro Meira Ricci

0002050003387 img

Porto Alegre, RS, 15 (AFI) – Pela primeira vez na história do futebol, a tecnologia foi utilizada para definir se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. O árbitro do quadro da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Sandro Meira Ricci, participou do lance inédito.

Neste domingo, na partida França 3×0 Honduras, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, pelo Grupo E da Copa do Mundo, Benzema fez bela jogada e finalizou para o gol aos três minutos do segundo tempo. O goleiro Valladares tentou evitar o gol, mas colocou para dentro. A bola ultrapassou a linha do gol por poucos centímetros e a tecnologia da linha do gol funcionou.

O replay do lance passou nos telões do Beira-Rio e gerou reações do público. Quando Benzema chutou, a bola bateu na trave esquerda e a tecnologia da linha gol mostrou que a bola não entrou. Contudo, a bola seguiu quase em cima da linha, o goleiro tentou evitar que ela entrasse, mas colocou para dentro, como mostrou o replay.

0002050003387 img

Apesar do 3×0 para a França, o jogo teve vários lances que exigiu atenção do árbitro brasileiro na Copa do Mundo. Contudo, atento e bem preparado, Sandro Meira Ricci acertou em todos. Ele marcou 27 faltas e deu sete cartões amarelos e um vermelho.

Quando foi confirmado como árbitro do Brasil no Mundial, Sandro Meira Ricci concedeu entrevista coletiva na Federação Pernambucana de Futebol e falou sobre o uso da tecnologia. “A minha opinião é a mesma da FIFA. Sou a favor desde que garanta 100% de precisão ao árbitro. É uma tecnologia (da linha do gol) que garante 100% de precisão. O que acontece nesta discussão é que as pessoas confundem o uso das imagens com o uso de meios eletrônicos. A tendência é que cada vez mais a tecnologia, que auxiliem os árbitros em 100%, sejam aprovadas”, afirmou.

COMO FUNCIONA

O sistema GoalControl-4D é equipado com 14 câmeras de alta velocidade localizadas ao redor do gramado, sendo que sete delas focalizam a entrada de cada gol. Usando um programa informático especial de detecção, a bola é filtrada a partir da sequência de imagens e a sua posição é calculada em coordenadas X, Y e Z em tempo real. Como sua velocidade também é medida, o sistema na prática é quadridimensional. Se a bola cruzou completamente a linha do gol, a unidade de processamento central automaticamente envia um sinal de rádio criptografado para o relógio do árbitro em menos de um segundo indicando o gol através de uma vibração e um sinal visual.