Grupo A: Com uma vitória e um empate, Brasil repete início de 58 e 62

Essas histórias estão narradas na obra Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira, de João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky.

Essas histórias estão narradas na obra Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira, de João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky.

0002050004215 img

São Paulo, SP, 18 (AFI) – O empate ontem sem gols com o México fez com que muitos torcedores ficassem preocupados. Contudo, se for levado em conta apenas à história e não o futebol apresentado, não há motivo para desespero. Em outras duas ocasiões, 1958 e 1962, o Brasil venceu o primeiro jogo, empatou o segundo e na sequência foi campeão mundial.

0002050004215 imgEssas histórias estão narradas na obra Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira, de João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky. Em 1958, aseleção brasileira venceu no jogo de abertura contra a Áustria e, na segunda rodada, empatou em 0x0 com a Inglaterra. O final dessa história, todo mundo conhece: Brasil campeão mundial pela primeira vez, encantando o mundo.

Já em 62, na estreia do Mundial contra o México, a Seleção venceu por 2×0. O grande susto aconteceu na segunda rodada, contra a forte Tchecoslováquia, do meia Masopust, dos atacantes Pospischal, Scherer e Jelinek, e do goleiro Schroif. Pelé, ao desferir um chute distendeu o músculo da coxa direita. Como a substituição ainda não era permitida naquela Copa, Pelé permaneceu encostado na ponta esquerda, apenas fazendo número. Valeu o fair-play, já que os tchecos, percebendo o drama do atacante brasileiro, não tentaram desarmá-lo. O placar de 0×0 contentou os dois times.

O próximo jogo da seleção, nessa copa de 2014 no Brasil, é contra o Camarões. Será que podemos esperar também uma vitória, com alegria e bom futebol de Neymar e Fred? Esperamos que sim, e que o Brasil, como em 58 e 62, continue a trajetória de conquista.