Espanhol: Com 16 anos de Barcelona, Xavi decide deixar o clube

A fraca temporada da equipe catalã e a relação instável com o técnico Luís Enrique foram fundamentais para tal decisão

A fraca temporada da equipe catalã e a relação instável com o técnico Luís Enrique foram fundamentais para tal decisão

0002050004982 img

Campinas, SP, 20 (AFI) – Após 16 anos de Barcelona e sendo um dos principais jogadores do clube nos últimos anos, o ciclo de Xavi em uma das equipes mais vitoriosas dos últimos anos chega ao fim. O meio-campista já tomou a decisão de deixar o clube e tem propostas do Al Arabi, do Catar, e de um clube da Major Soccer League, dos Estados Unidos.

No clube desde 1998, Xavi se tornou um dos maiores meio-campistas do mundo quando Pep Guardiola assumiu o Barcelona em 2008. O jogador sempre foi o cérebro da equipe catalã, responsável por organizar as jogadas ofensivas da equipe e de cadenciar o jogo quando necessário.0002050004982 img

Neste período, Xavi conquistou a Liga dos Campeões três vezes, a Liga Espanhola em sete oportunidades, duas Copas do Rei, duas Supercopas da Espanha e da Uefa, e o Mundial de Clubes também duas vezes, totalizando 18 títulos em 16 anos.

Porém, a saída do meia não é uma novidade. O Barcelona passa por uma fase de reformulação e, além de Xavi, Fàbregas, Puyol, Valdez e Pinto já deixaram o clube. O lateral-direito Daniel Alves deve ser o próximo a deixar a equipe catalã.

Para o lugar de Xavi, o Barcelona já anunciou a contratação de Rakitic, jogador da seleção da Croácia e campeão da Liga Europa pelo Sevila, e ainda tenta fechar com Koke, jogador que teve destaque na temporada vitoriosa do Atlético de Madrid.