Grécia 2 x 1 Costa do Marfim - Samaras entrega presente de grego aos africanos

Pela primeira vez na história, os gregos conquistar uma vaga às oitavas de final

Pela primeira vez na história, os gregos conquistar uma vaga às oitavas de final

Fortaleza, CE, 24 (AFI) – Para a história! Pela primeira vez, a Grécia conquistou uma vaga às oitavas de final de uma Copa do Mundo. A classificação veio no melhor estilo grego: de uma vitória sofrida, no melhor estilo da Eurocopa de 2004, e com uma pitada divina. Com sangue espartano nas veias, os gregos lutaram até o fim, e derrotaram, nesta terça-feira, a Costa do Marfim, por 2 a 1, com gol de pênalti aos 47 minutos da etapa complementar marcado por Samaras.

Com maior posse de bola em toda a partida, a Costa do Marfim também foi guerreira. Drogba não estava 100% fisicamente. Seu outro astro, Yayá Toure, perdeu um irmão durante a competição, mas mesmo assim acreditavam na classificação. Ela esteve muito perto, restava apenas alguns minutos para a festa, que acabou sendo estragada. Pelo terceiro Mundial seguido, os marfinenses, que desta vez, não estava em um “Grupo da Morte”, como nos anos anteriores, caíram na primeira fase.

Com a vitória, a Grécia garantiu a segunda colocação do Grupo C com quatro pontos, e terá a “zebra” Costa Rica nas oitavas. A Colômbia ficou na liderança. Já a Costa do Marfim ficou em terceiro com três, seguido por Japão com um.

SURPRESA GREGA!

Acordou Sabri Lamouchi? Preocupado com a possível eliminação da Costa do Marfim ainda na primeira fase da Copa do Mundo, o treinador optou por escalar, pela primeira vez, o atacante Didier Drogba entre os titulares. O craque era a melhor opção marfinense na primeira etapa, porém, foi bem marcador pelo sistema defensivo da Grécia, que esteve impecável.

0002050006410 imgA presença de Drogba nos gramados na Arena Castelão foi logo sentida pelos torcedores. A cada toque do craque, o estádio ia a loucura. Apesar da leve vantagem da Costa do Marfim, a Grécia conseguia conter bem os avanços adversários e jogava por uma bola, esta provavelmente de contra-ataque ou de um erro do rival, o que acabou acontecendo.

A Grécia, que perdeu logo cedo dois jogadores por contusão, abriu o placar aos 42 minutos. A Costa do Marfim errou na saída de bola. Samaras aproveitou a falha e tocou para Samaris. O meia chutou por cima do goleiro Barry e deu uma sobrevida aos gregos na Copa do Mundo. Restava agora apenas uma vitória ou um empate da Colômbia na partida contra o Japão.

O placar só não foi pior para a Costa do Marfim, porque o chute de Chovelas explodiu no travessão. Mas, um empate também poderia ter saído. No fim do embate, Yaya Touré fez uma linda jogada individual e arriscou. A bola bateu na zaga grega, que afastou o perigo na sequência.

MILAGRE NO FINAL!
0002050006400 imgA segunda etapa foi mais do mesmo. A Costa do Marfim seguiu em cima e a Grécia apostava nas jogadas de contra-ataque. A primeira chance de perigo saiu dos pés de Tioté. Gervinho rolou para o volante que chutou no meio do gol. Os marfinenses se abriram e os gregos tentavam se aproveitar disso, em chutes de Christodoupoulos e Salpingidis.

Com os chutes de longa distância, os gregos ameaçavam mais. A Costa do Marfim, porém, contou com o fator sorte, que nunca esteve presente com a equipe em uma Copa do Mundo, mas isso ficou claro no chutaço de Salpingidis, que parou no travessão de Barry. Em seguida, Chistodoupoulos tentou mais uma, mirou o ângulo, mas a bola foi para a linha de fundo.

Aos 28 minutos, porém, veio o castigo grego. Após boa triangulação da Costa do Marfim, Kalou rolou para Bony, que acabara de entrar, deixar tudo igual. Logo em seguida, os torcedores confiantes em vê o gol de Drogba, viu os planos irem para água abaixo. O craque foi substituído e os marfinenses se fecharam com o intuito de segurar o resultado.

A Costa do Marfim acabaram ganhando um presente grego de seu próprio jogador. Sio travou o chute de Samaras e o árbitro marcou penalidade máxima, aos 47 minutos da etapa final. O atacante foi para a cobrança e carimbou a classificação da Grécia. A sorte passou para o lado dos gregos. 2004, irá se repetir?

PRÓXIMOS JOGOS
Nas oitavas de final, a Grécia enfrenta a Costa Rica no domingo, às 17h, na Arena Pernambuco, em Recife. Já a Costa do Marfim se despede do território brasileiro.

FICHA TÉCNICA:

GRÉCIA 2 x 1 COSTA DO MARFIM

GRÉCIA – Karnezis (Glykos); Torosidis, Sokratis, Manolas e Cholevas; Matianis, Kone (Samaris), Christodoulopoulos e Karagounis (Gekas); Samaras e Salpingidis. Técnico: Fernando Santos.

COSTA DO MARFIM – Barry; Aurier, Kolo Touré, Bamba e Boka; Tiote (Bony), Serey, Kalou e Yaya Touré; Gervinho (Sio) e Drogba (Diomandé). Técnico: Sabri Lamouchi.

GOLS – Samaris, aos 41 minutos do primeiro tempo; Bony, aos 28, e Samaras, aos 47 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Drogba, Kalou e Serey (Costa do Marfim).

ÁRBITRO – Carlos Vera (Fifa/Equador).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

0002050006423 img