Manchester City contrata Fernando e ajuda o Vila Nova. Entenda!
Por ter sido o clube formador, o clube goiano tem direito a uma porcentagem do valor da transferência
Por ter sido o clube formador, o clube goiano tem direito a uma porcentagem do valor da transferência
Goiânia, GO, 25 (AFI) – O volante Fernando, destaque da última temporada no Porto e que inclusive tentou se naturalizar português para disputar a Copa do Mundo, mas não conseguiu, acertou a sua transferência para o Manchester City na tarde desta quarta-feira. Aos 26 anos, o jogador defenderá o clube inglês depois de seus direitos econômicos terem sido comprados por 15 milhões de euros (cerca de 50 milhões de reais).
A contratação, a princípio, não significaria muito para os clubes brasileiros, mas um fato pode ajudar o Vila Nova a pagar algumas de suas inúmeras dívidas. Por ter sido revelado pelo clube, o Tigre terá direito a receber cerca de 2% da transação, equivalente a R$ 1 milhão, segundo a distribuição de valores junto aos clubes formadores previsto no Anexo 55, do artigo 1º do Regulamento de Transferências da Fifa.
Para que o valor seja passado, o Vila Nova precisará entrar com representação junto a Fifa e provar, por meio de documentos, a passagem do volante pelas categorias de base do clube. Neste caso, até o próprio Fernando é obrigado a ajudar a Fifa nas informações sobre os seus clubes passados.
Ainda que não seja um valor tão alto, cairá como uma luva nos cofres do Vila Nova, que enfrenta sérios problemas financeiros e não consegue montar um time competitivo na Série B.
Fernando chegou as categorias de base do Vila Nova em 2003 e foi revelado em 2005, permanecendo até 2007, quando se transferiu para o Porto. Em 2005, ele conquistou o título goiano pelo Tigre.





































































































































