Copa 2014: Livro mostra em detalhes os novos estádios
Em 292 páginas, o livro documenta as ideias, as histórias e os problemas por trás do desafio de erguer as 12 modernas arenas que são hoje palcos dos movimentados jogos da Copa.
Reunir em uma única obra o histórico da modernização e da construção dos 12 estádios para o Mundial de 2014, desde a concepção dos projetos.
São Paulo, SP, 26 (AFI) – Reunir em uma única obra o histórico da modernização e da construção dos 12 estádios para o Mundial de 2014, desde a concepção dos projetos. Esta é a proposta do livro Arenas do Brasil – Arquitetura e engenharia nos estádios brasileiros para a Copa de 2014, que será lançado pela Editora Mandarim na quinta-feira, 3 de julho, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Em 292 páginas, o livro documenta as ideias, as histórias e os problemas por trás do desafio de erguer as 12 modernas arenas que são hoje palcos dos movimentados jogos da Copa no Brasil. A edição inclui textos, memoriais descritivos, desenhos técnicos, dezenas de imagens, além de entrevistas com arquitetos e engenheiros responsáveis por projetar e gerenciar as obras desses equipamentos esportivos.
Arenas do Brasil dedica ainda uma seção à história dos estádios desde a primeira Copa do Mundo, no Uruguai, em 1930, até os dias atuais; e outra seção às primeiras ideias para os novos estádios nas 17 cidades candidatas a sediar a Copa de 2014 no Brasil.
PRINCIPAIS CONTEÚDOS
– Estádios da Copa, de 1930 a 2010: uma visão dos estádios nas 19 Copas do Mundo de Futebol já realizadas. O estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), o San Siro, em Milão (Itália), a arena Rasunda (Suécia), o Maracanã de 1950, o Estádio Azteca (México), palco da vitória brasileira em 1970, e a série de novos estádios construídos a partir de 1998, para a Copa da França, já em sintonia com as exigências do futebol contemporâneo.
– Primeiras ideias em 17 cidades-candidatas: neste capítulo, são apresentadas as propostas dos estádios das 17 capitais brasileiras candidatas entre 2007 e 2009 a sediar jogos da Copa 2014: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Belém, Rio Branco, Natal, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Goiânia.
– Os projetos definitivos em 12 cidades-sede: um capítulo para cada novo estádio, com entrevistas com arquitetos/engenheiros, memoriais descritivos, desenhos e plantas, cobertura, paisagismo, controle e segurança, entre outras áreas, de forma a dar um panorama técnico-conceitual do estado-da-arte no projeto contemporâneo de modernas arenas multiuso.





































































































































