Seleção FI com artilheiros da Copa e técnico de surpresa

O ataque do time de Fernando Santos tem "apenas" os craques Neymar, Messi e Müller

O ataque do time de Fernando Santos tem "apenas" os craques Neymar, Messi e Müller

0002050007527 img

Campinas, SP, 27 (AFI) Podem falar o que for, mas não falta emoção na Copa do Mundo no Brasil. Assim como nas rodadas anteriores, a terceira não foi diferente. Seleções tradicionais foram eliminas, surpresas apareceram e como de costume, o craque Neymar decidiu para a Seleção Brasileira. E pra melhorar, a média de gols continua alta. Em 48 jogos no Mundial, foram marcados 136 gols, média de 2,83 por jogo.

Esta terceira rodada, confirmou a eliminação da Itália, que se juntou à Inglaterra e Espanha, campeões mundiais que também caíram na primeira fase. Outro adeus doído foi o de Cristiano Ronaldo com a seleção de Portugal. O astro marcou seu único gol na Copa do Brasil contra Gana, mas não fez o que se espera para garantir a classificação às oitavas de final. A surpresa ficou por conta da Grécia, que conquistou a vitória para cima da Costa do Marfim no último minuto da partida, além da Argélia, que deixou a Rússia para trás e fez muita festa na comemoração.

0002050007540 imgDiante de muitos craques, o Portal Futebol Interior optou por muitos jogadores decisivos para seus respectivos clubes para formar a seleção da rodada, que vem no formato 4-3-3, com os craques Messi, Müller e Neymar, além do artilheiro Shaqiri, este merecia pedir uma música no hat-trick FI, por ter feito os três gols na vitória da Suíça contra Honduras. Para comandar a equipe, foi escolhido o técnico Fernando Santos. O Português levou a Grécia às oitavas de final, se tornando a segunda surpresa do Mundial, somente atrás da Costa Rica.

Fatos curiosos e que merecem destaque:

O ANIMAL
Luis Suaréz, do Uruguai, está fora da Copa do Mundo. O atacante foi punido pela FIFA com nove partidas oficiais com a seleção e quatro meses sem poder disputar qualquer jogo, mesmo pelo Liverpool, sua atual equipe. Na suada vitória da Celeste, por 1 a 0, contra a Itália, o craque mordeu o zagueiro Chiellini e não escapou da pena mais dura da entidade. Nas redes sociais, o jogador foi comparado com um tubarão e com vampiro.

0002050007527 imgO VOVÔ
O goleiro Faryd Mondragon entrou para a história das Copas do Mundo. Na vitória da Colômbia por 4 a 1 diante do Japão, o arqueiro se tornou o jogador mais velho a entrar em campo em um Mundial. O atleta, de 43 anos, foi ovacionado pelos torcedores quando substituiu o titular Ospina durante o embate. A festa só não foi completa, pois a FIFA impediu que buscasse os seus filhos para pisar no gramado.

O CARA
Mais uma vez, o atacante Neymar vem fazendo história. O jogador da Seleção Brasileira foi o responsável pelo 100º da Copa do Mundo no Brasil, este marcado na vitória por 4 a 2 diante do Camarões. Posto para melhor jogador e artilheiro da competição ainda pode parar em suas mãos.

A MALDIÇÃO DO MELHOR DO MUNDO
A maldição do melhor jogador do Mundo caiu também em Cristiano Ronaldo. O craque “sumiu”, marcou apenas um gol no Mundial, este na vitória de Portugal, por 2 a 1, contra Gana, feito que nem comemorou, e não conseguiu evitar a eliminação dos portugueses ainda na primeira fase. A crise do melhor do Mundo vem desde 1994, com o italiano Roberto Baggio.

Veja os destaques da rodada:

Goleiro: Dominguez (Equador)
Depois de fazer oito gols em apenas duas partidas contra Honduras (3 a 0) e Suíça (5 a 2), a França tinha pela frente o Equador. Candidato a ser mais um saco de pancada dos europeus, os sul-americanos surpreenderam, arrancaram um empate por 0 a 0, que culminou na desclassificação da Copa do Mundo. O resultado, porém, poderia ter sido pior se não fosse a grande partida do goleiro Domínguez, que operou diversos milagres e parou Benzema e companhia.

Lateral-direita: Mandi (Argélia)
Considerada a terceira força do Grupo H, a Argélia fez história e conquistou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. A vaga veio depois do empate por 1 a 1 diante da Rússia, que também tentava se classificar. Um dos grandes personagens da partida foi Mandi. O lateral-direito de grande vigor físico teve muito trabalho para desbancar os russos, seguro na marcação, ele ainda teve qualidade para apoiar o ataque criando diversos bons lances.

Zagueiro: Rafa Màrquez (México)
O México entrou em campo pela última rodada do Grupo A dependendo de um resultado positivo para se garantir nas oitavas de final da Copa do Mundo. Enfrentando a Croácia, os mexicanos não se intimidaram e venceram por 3 a 1. Um dos grandes destaques do confronto ficou por conta do zagueiro Rafa Marquez, que mesmo aos 35 anos mostrou que ainda tem muito futebol para oferecer. Com a tradicional classe defensiva dos tempos de Barcelona, o defensor ainda foi competente para anotar um dos gols.

0002050007529 imgZagueiro: Godín (Uruguai)
Tudo bem que o grande personagem da vitória do Uruguai por 1 a 0 pra cima da Itália, na última rodada do Grupo D ficou por conta do atacante Suárez que ficou destacado negativamente ao morder o zagueiro Chiellini. Mas o grande herói da classificação dos sul-americanos foi o zagueiro Godín, que mais uma vez provou ser iluminado. Autor de gols decisivos como o do título do Campeonato Espanhol pelo Atlético de Madrid e outro contra o Real Madrid na final da Liga dos Campeões, Godín conseguiu balançar as redes novamente, com as costas, garantindo a vaga para a próxima fase.

Lateral-esquerdo: Vertonghen (Bélgica)
A entediante vitória da Bélgica pra cima da Coreia do Sul, por 1 a 0 que garantiu os 100% de aproveitamento no Grupo H da Copa do Mundo, só aconteceu graças ao gol solitário de Vertonghen. O lateral-esquerdo que se destaca pela boa segurança defensiva e o excelente apoio ofensivo, apareceu no ataque como elemento surpresa e sem tremer na frente do arqueiro coreano, deu os três pontos aos belgas que agora terão pela frente os Estados Unidos nas oitavas de final.

Volante: Pjanic (Bósnia Herzegovina)
A Bósnia enfim fez uma boa partida na Copa do Mundo. Cotado como uma das surpresas no grupo da Argentina, os europeus decepcionaram, mas encerram a primeira participação no Mundial com vitória por 3 a 1 contra o Irã. Dzeko brilhou, mas foi o volante Pjanic que teve atuação destacada. O jogador foi impecável na marcação e ainda foi consagrado com o gol.

Meia: James Rodríguez (Colômbia)
Sem Falcao García, James Rodríguez assumiu o posto de protagonista da seleção colombiana, e vem dando conta do recado. Na goleada por 4 a 1 contra o Japão, James Rodríguez entrou durante o embate e mudou completamente o panorama da partida. Além de dar uma assistência para o gol de Jackson Martínez, o craque fez um gol digno de camisa 10. Ele recebeu na entrada da área, entortou o zagueiro japonês e tocou na saída do goleiro, um verdadeiro golaço.

Meia: Shaqiri (Suíça)
A Suíça garantiu a classificação às oitavas de final somente na última rodada na goleada por 3 a 0 contra Honduras. O nome do jogo foi o meia-atacante Shaqiri, responsável pelos três gols da partida. O jogador é a grande esperança dos europeus, que buscam uma classificação histórica, diante da Argentina. Ainda na fase de grupos, o craque do Bayern de Munique foi o responsável para levantar a moral do time, após goleada, por 5 a 2, contra a França.

0002050007534 imgAtacante: Müller (Alemanha)
Ronaldo? Klose? O maior artilheiro de todas as Copas tem tudo para ser o atacante do Bayern de Munique. Müller já tem nove gols no torneio mais disputado do Mundo, e quatro deles foram marcados no Brasil, o último foi na vitória por 1 a 0 da Alemanha contra os Estados Unidos, em partida que foi fundamental para que os alemães conquistassem a primeira colocação do Grupo G. Após sobra do goleiro americano, o jogador bateu de primeira e fez um golaço.

Atacante: Messi (Argentina)
O que seria da Argentina se não tivesse o craque Lionel Messi? O atacante está sendo o maior responsável pela campanha dos Hermanos, que garantiram no sufoco a liderança do Grupo F. Na vitória por 3 a 2 diante da Nigéria, o astro marcou duas vezes, o que o fez artilheiro da Copa do Mundo, até então, com quatro gols marcados, ao lado de Müller e Neymar. Será que continuará desequilibrando no mata a mata?

Atacante: Neymar (Brasi)

Amigos do Barcelona, Neymar e Messi estão disputando rodada pós rodada pela artilharia e pelo prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo. Contra o Camarões, novamente o ex-craque do Santos desequilibrou. Pra variar foi o melhor jogador da Seleção Brasileira na vitória por 4 a 1, com dois gols marcados, além de ser a principal arma ofensiva da equipe. Ao ser substituído, recebeu uma “chuva” de aplausos.

0002050007538 imgTécnico: Fernando Santos (Grécia)
“Momento histórico”. Foram com essas palavras que o técnico Fernando Santos traduziu a classificação da Grécia, após a vitória, por 2 a 1, diante da Costa do Marfim, com pênalti marcado no último minuto de jogo pelo atacante Samaras. Mesmo muito perto da eliminação, o treinador português não parou de motivar sua equipe por um minuto sequer, fez as substituições que precisava e colocou o time ao ataque. No fim, foi premiado com o gol salvador, sendo assim ao lado da Costa Rica, uma das surpresas nesta primeira fase da Copa do Mundo.