Sérgio Carvalho: Colômbia invicta pode tirar o Brasil da Copa
Time colombiano é superior ao do Chile, o que nos leva a crer que exigirá ainda mais da equipe brasileira nesta partida
Time colombiano é superior ao do Chile, o que nos leva a crer que exigirá ainda mais da equipe brasileira nesta partida
A partir do momento em que a fase decisiva da Copa (das Oitavas até a grande final) começou, não há jogo fácil. Isso ficou patente na partida entre Brasil e Chile, no sábado que passou. Os chilenos complicaram o time brasileiro do primeiro ao último minuto e até na cobrança dos pênaltis a tensão permaneceu.
Isso também deve acontecer no jogo desta sexta feira, diante da Colômbia, um time que joga um futebol eficiente, bonito de se ver e bastante objetivo. Aliás, o time colombiano é superior ao do Chile, o que nos leva a crer que exigirá ainda mais da equipe brasileira nesta partida.
Principal jogador da Colômbia é James Rodriguez, um jovem atacante que tem feito gols em todos os jogos (tanto que é o artilheiro da Copa). Um jogador que vai exigir muito dos defensores brasileiros. É o Neymar deles. Tem vinte e dois anos e uma técnica acima da média. Vai dar muito trabalho para quem o marcar.
Aliás, pelos ingredientes que este jogo vai ter, a expectativa é a de que todos nós, que acompanhamos esta Copa, vamos assistir um grande espetáculo. Um espetáculo onde o Brasil leva algum favoritismo por jogar em casa, mas onde a qualidade do time colombiano equilibra as coisas. É jogo de enorme tensão. Não dá para perdê-lo.
C*U*R*T*A*S
*O TÍTULO de nossa coluna não é exagerado. A Colombia pode mesmo tirar o Brasil desta Copa. Tem futebol para isso. Time de Felipão vai precisar jogar muito mais do que fez contra o Chile. Caso contrário, cai fora.
*COLOMBIA tem um time melhor acertado do que o nosso. Como já comentei aqui, Felipão não é técnico de armar seu time taticamente. Ele nem sabe fazer isso. Prefere usar a motivação para atingir seus objetivos.
*EQUIPE colombiana, ao contrário, é bem trabalhada em todos os sentidos. Está bem preparada fisicamente. Tem excelente esquema tático e conta com alguns jogadores de ótimo nivel técnico. Um time bem perigoso.
*COMO todo time de futebol, no entanto, a Colombia tem alguns defeitos. Um deles está na irregularidade de seus defensores. Mas como o time foi bem armado taticamente, esse problema até não prejudica muito.
*BASTA dizer que a defesa colombiana só sofreu dois gols até agora. Em compensação, numa prova de que seu time é bem armado, marcou onze gols em quatro jogos. O saldo positivo do time colombiano é de 9 gols.
*JÁ O BRASIL marcou até agora oito gols e sofreu tres. Seu saldo positivo é de cinco gols. Por esses números fica facil mostrar que a Colombia está mesmo produzindo um futebol superior a Seleção Brasileira.
*OUTROS problemas que afligem o time de Felipão. Neymar está machucado. Deve até entrar em campo mas sem suas melhores condições. No jogo contra o Chile ele produziu pouco. Prova que a contusão incomodou.
*APESAR de ser um bom jogador, Daniel Alves marca mal. Seu potencial é totalmente ofensivo. E, como não existe cobertura eficiente as suas costas, formou-se por ali uma avenida que os adversários tem usado.
*TIMES de Felipão geralmente privilegiam a defesa. Todos tem a ordem de marcar antes de tentar o ataque. O resultado é que o Brasil tem ficado muito preso à defesa e tem pressionado pouco as defesas inimigas.
*FRED foi mal contra o Chile e acabou substituido. Jô entrou em seu lugar e foi ainda pior. Resultado: ficou provado que o Brasil está sem um bom centro avante. Não sei como Felipão vai resolver esse problema.
*NO HINO Nacional os jogadores choram. Na cobrança de penaltis contra o Chile, também choraram. Ou seja: o equilibrio emocional do Brasil é nulo. Qualquer coisa tira os jogadores do sério. Isso é muito ruim.
*A ESSA altura dos acontecimentos é impossivel resolver esse problema. Agora, é jogar do jeito que der. Mas exatamente pela falta de confiança, o Brasil pode ser desclassificado. A auto estima do time é baixa.
*NO JOGO diante da Colombia o time brasileiro vai precisar se impor. Se deixar os colombianos jogarem, eles dominam a partida e ganham o jogo. Os colombianos, por sinal, jogam sem pressão. Ao contrário do Brasil.
*JOGADORES brasileiros sentem que tem obrigação de ganhar, de classificar porque jogam em casa. Isso foi colocado na cabeça de cada um por Felipão e sua comissão técnica. Um erro que não tem como consertar.
*A VERDADE é que Felipão não devia estar onde está. É um treinador superado. Se o Brasil ganhar esse Mundial não será por causa dele. Mas pelo talento que alguns dos jogadores brasileiros possuem. É isso aí.
*VAMOS a um rápido balanço do que vimos nas Oitavas de Final. O Chile jogou mais que o Brasil mas foi mal nos penaltis. Seleção Brasileira decepcionou. A Colombia ganhou com competência do desanimado Uruguai.
*O PROBLEMA ocorrido com Luis Suarez, abalou psicologicamente os uruguaios que não foram pareo para o bom time colombiano. A Holanda é mais time que o México. Só que os mexicanos marcaram e cresceram.
*AO INVES de manter o ritmo, no entanto, o time do México preferiu se defender. O técnico sacou até o centro avante que fez o gol para segurar o resultado. Como castigo, levou dois gols da Holanda no final.
*HOLANDA continua a me impressionar como time. É um candidato sério ao título. Tem um time equilibrado, experiente e talentoso. É muito forte. É capaz de correr o tempo todo. Preparo físico parece excepcional.
*COSTA RICA e Grecia também fizeram um jogo emocionante. De pouca qualidade técnica, é verdade, mas muito disputado. Os costarriquenhos marcaram primeiro mas permitiram o empate greco no final do jogo.
*NA PRORROGAÇÃO, já muito cansados, Costa Rica e Grecia quase não fizeram nada. Por isso a decisão foi para os penaltis. E, nas cobranças, a frieza e competência dos costarriquenhos prevaleceu. Vaga garantida.
*ASSESSOR de imprensa da CBF Rodrigo Paiva deu um murro num jogador do Chile e foi suspenso preventivamente por um jogo. Deveria ser mais. Esse cara é um aspone. A CBF deveria afasta-lo do cargo.
*ELE FOI contratado por Ricardo Teixeira que já deixou a CBF há muito tempo. Não entendo a permanência de Paiva. Um cara arrogante, que ganha alto salário para não fazer nada. Não justifica presença no cargo.
*A FRANÇA nem precisou jogar muito contra a Nigéria. Jogou pouco mas ganhou da seleção africana. Com isso classificou-se para as quartas de final. Desta vez, o incrivel Benzema não conseguiu fazer o seu gol.
*NIGERIANOS voltaram para casa. Curioso é que seu time teve chance até de vencer o jogo, mas não soube como faze-lo. Criou chances de gol mas as desperdiçou. Um problema comum das seleções vindas da Africa.
*FELIPÃO anda preocupado com a Seleção Brasileira. Tanto que ameaçou voltar a ser o Felipão do passado, (que dava bronca em todo mundo e até agredia reporteres), para tentar levar o Brasil ao título da Copa.
*GOSTARIA de lembrar que esse “Felipão do passado” é o mesmo que enterrou o Palmeiras e que levou o clube de Parque Antartica a cair para a segunda divisão do futebol brasileiro. Acho melhor ele não mudar.
*POR FALAR no Felipão, ele agora também quer ensinar a torcida brasileira gritar nos estádios. Arrumou até um pagode, cantado por seus jogadores, para ser decorado pelos torcedores. Ele deve estar brincando.
*MAS NÃO foi só o Felipão que entrou nessa. Também a TV Globo resolveu criar várias musiquinhas que os torcedores deveriam entoar nos estádios. Não deu certo. Ninguém cantou o que a Globo quis. Um fracasso.
*JÁ QUE estamos falando de torcida, eu sempre disse que não é a torcida que leva o time. É o time que leva a torcida. Se o time joga bem, o torcedor vai junto. Se não vai, o povão desiste de gritar. É uma rotina.
*E TEM Mais. Ao contrário do que muita gente imagina, torcida NÃO ganha jogo. Quem ganha é o time. Se torcida ganhasse jogo, Flamengo e Corinthians seriam campeões todo ano no Brasil. E não são. Concordam?
*UMA senadora norte americana criticou fortemente aqueles que assistiram os jogos da Copa do Mundo realizada no Brasil. É que a audiência das tvs que transmitiram, quebraram todos os recordes. Uma surpresa.
*ISSO SÓ prova que a população norte-americana passou a gostar do futebol como ele é. Tanto que todos estão acompanhando a participação da Seleção dos Estados Unidos na Copa 2014. A euforia é enorme.
*ALEM DISSO, os campeonatos oficiais de futebol nos Estados Unidos tem levado media de 43 mil pessoas aos estádios. Mais do que no Brasileirão. Ou seja: o futebol já começa a dominar o torcedor americano.
*NUMA pesquisa feita recentemente, o futebol (chamado de soccer pelos americanos) já é o terceiro esporte mais popular no País. Primeiro o futebol americano, depois o NBA (basquete) e em terceiro o futebol.
*NÃO SEI o que voces pensam dele, mas eu considero esse tal de Ozil, jogador alemão, um atleta apenas mediano. Até fez gol contra a Tunisia, mas se tivesse que contratar alguem, jamais investiria neste jogador.
*E JÁ QUE falamos em Ozil, titular da Alemanha, vamos falar das dificuldades que o time alemão teve diante da Argelia. Foi preciso a prorrogação para que eles chegassem a vitória. Argelinos jogaram excelente futebol.
*A TUNISIA foi a última seleção da Africa a deixar a Copa. Não sobrou nenhum representante do continente negro. Nigéria e Tunisia foram os melhores. Mas ainda falta mais qualidade para um time africano chegar lá.
*A ARGENTINA não jogou bem contra a Suiça. Seu futebol não encaixou e até Messi esteve sumido em campo. Os suiços, ao contrário, deram trabalho. Foi preciso uma prorrogação para os argentinos ganharem.
*A JOGADA foi de Messi. De repente, ele dominou uma bola, entrou em velocidade na grande área inimiga e rolou para Di Maria, que decidiu o jogo. Argentinos, no entanto, não estão produzindo um futebol eficiente.
*NO ULTIMO jogo das Oitavas, uma partida memorável entre Belgica e Estados Unidos. Os belgas jogaram bem mais, mas os americanos tentaram suprir a diferença técnica com muita aplicação. Foi um jogaço.
*RESULTADO final favoreceu a Belgica por 2 a 1. Assim, os belgas classificaram-se para as quartas de final e os norte americanos vão voltar para casa. A Belgica confirmou ser mesmo um dos melhores times da Europa.
*EM RESUMO: excelentes jogos nas Oitavas de Final da Copa do Mundo de 2014. Muita aplicação, muita técnica, muita emoção. Pudemos assistir grandes jogos. A Copa promovida pelo Brasil está “bombando”.
*AS QUARTAS de final começa na sexta feira, dia 4 com dois jogos: Brasil x Colombia e França x Alemanha (um grande clássico mundial). Sobre o jogo do Brasil eu já falei na abertura. Vamos falar sobre o clássico.
*A FRANÇA chegou até aqui sem mostrar um futebol de alto nivel, mas mereceu a classificação. Geralmente faz os gols que precisa e sabe impedir que o adversário faça os seus. A Alemanha vai sofrer para supera-la.
*EU DIRIA que pela tradição, a Alemanha tem mais chance de vencer. Mas é bom não menosprezar os franceses. Eles tem uma equipe bem preparada, que joga futebol simples mas muito objetivo. Olho neles.
*NO SABADO, dia 5, mais dois jogos. Holanda x Costa Rica e Argentina x Belgica. Como já disse aqui, os holandeses formam hoje o melhor time da Copa. Devem vencer. Já argentinos e belgas é jogo sem favorito.
*COMO informação, vamos acrescentar que o jogo Brasil x Colombia, será em Fortaleza, as 17 horas. França e Alemanha, no Rio de Janeiro, as 13 hs. Holanda e Costa Rica jogam em Salvador, a partir das 17 horas.
*JÁ A PARTIDA entre Argentina e Belgica (que deve ser um jogão), será disputado em Brasilia, a partir das 13 horas. Os vencedores desses jogos, estarão classificados para as semifinais que começam dia 8 de julho.
*COM CINCO prorrogações nas Oitavas, a Copa de 2014 quebrou um recorde. Jamais houve tantas prorrogações nesta fase na história das Copas. Prova de que há cada vez mais equilibrio entre as seleções.
*E TEM MAIS. Qualquer seja o campeão do mundo, ele será invicto. Mesmo porque, como agora é só mata mata, não há mais possibilidade de uma seleção passar para outra fase se não vencer. Detalhe interessante.





































































































































