XV recebe Medalha Constitucionalista

A iniciativa surgiu do Núcleo MMDC Voluntários de Piracicaba em razão do centenário do alvinegro piracicabano e também pelo empenho do time durante a Revolução de 1932.

O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba receberá a Medalha e Diploma Constitucionalista outorgado pela Sociedade de Veteranos MMDC do Estado de São Paulo.

0002050008718 img

São Paulo ,SP , 02 – O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba receberá a Medalha e Diploma Constitucionalista outorgado pela Sociedade de Veteranos MMDC do Estado de São Paulo. A entrega ocorrerá em solenidade agendada para 7 de julho, segunda-feira, antevéspera do feriado estadual em memória à Revolução Constitucionalista de 1932, às 15 horas na Sala de Imprensa do Estádio Barão da Serra Negra. A Medalha e o Diploma são registrados no setor de honrarias da Casa Civil do Estado de São Paulo.

Convite recebido pelo XV de PiracicabaA iniciativa surgiu do Núcleo MMDC Voluntários de Piracicaba em razão do centenário do alvinegro piracicabano e também pelo empenho do time durante a Revolução de 1932. O jornalista Edson Rontani Júnior, presidente do Núcleo, lembra que, então com 19 anos de fundação, o XV de Novembro doou todos seus troféus e medalhas para a causa constitucionalista. Na época, com o embargo do governo federal ao estado de São Paulo, bens como ferro e aço eram coletados da população para serem transformados em material de auxílio aos combatentes que se movimentaram conta o governo Getúlio Vargas. Assim, as medalhas e troféus, junto a outros itens doados pela população, foram transformados em canecas para saciar a sede dos combatentes, ou em capacete de proteção e até mesmo para a confecção de armamentos e munições.

Segundo o historiador Rocha Netto no livro “A História do XV”, “todos os clubes da cidade, desde o 28 de Setembro, ao São João, Independência, Palestra, Sucrerie e outros, passando pelo Luiz de Queiróz e pelo grande XV de Novembro, enviaram seus jogadores para as trincheiras, onde todos eles mostraram a sua perícia em campos diversos. O XV, além de ceder apreciável número de atletas e dirigentes, resolveu também aliar-se à grande luta, fornecendo, no dia 17 de setembro de 1932, ao M.M.D.C., de todo o seu acervo esportivo, representado por taças de prata, de folhas, de medalhas, estatuetas etc., para a campanha “OURO PARA SÃO PAULO”.

Além disso, o alvinegro também cedeu jogadores que compuseram o “Batalhão Desportivo” que se apresentaram no campo do São Paulo F.C. situado então no Floresta Antiga, capital paulista. Deste os combatentes esportistas estavam o ala-esquerdo Francisco de Godoy (campeão do interior de 1931), Antonio Leme e Geraldo Toledo.

A solenidade será acompanhada por representantes da imprensa, esportistas, autoridades militares e convidados.