Brasil e Alemanha disputam nesta terça feira (as 17 horas), no Mineirão, em BH, o primeiro dos dois jogos semifinais (o outro será amanhã entre Argentina e Holanda) da Copa do Mundo 2014. Um super clássico do futebol mundial que, em tese, teria o Brasil como favorito, principalmente com base nas estatísticas dos mundiais em que esses dois gigantes foram a campo para decidir seu futuro. Se você não sabe, em vinte e um jogos disputados em Copas do Mundo entre brasileiros e alemães, o Brasil ganhou doze, empatou cinco e só perdeu quatro. Lógico que esses números devem ser levados em consideração, mas não podemos nos basear apenas neles para analisar o jogo desta terça-feira. É preciso também fazer um confronto entre as campanhas das duas seleções na Copa 2014 e analisar o momento de cada uma.

Por esse aspecto, a Alemanha me parece em melhor fase e em melhores condições para almejar a vitória. Em especial quando sabemos que o Brasil vai jogar sem seu grande e único talento, o jovem e competente Neymar, que foi afastado dos últimos jogos da Copa por grave contusão na coluna. A ausência do jogador do Barcelona, pode fazer a diferença à favor da dos alemães, mesmo porque, Felipão não tem nenhum jogador do mesmo nível para substitui-lo. De qualquer maneira, como em jogos entre grandes clubes brasileiros é impossível indicar um favorito, também num super clássico como esse numa Copa do Mundo não dá para prever nada. Tudo pode acontecer. Pode dar Brasil, como pode dar Alemanha. Se bem que, em minha opinião, os alemães estejam um pouco mais próximos da vitória, justamente porque o Brasil não contará com seu melhor jogador. Ou será que estou sendo pessimista demais ao analisar esse jogo?
C * U * R * T * A * S
* A ALEMANHA tem um retrospecto que impressiona quando analisamos suas presenças em Copas do Mundo. Em vinte Copas disputadas, os alemães chegaram a treze semifinais. Nas ultimas quatro Copas estiveram lá.
* O BRASIL tem mais títulos (cinco contra três dos alemães), mas não chegou tantas vezes as semifinais como a Alemanha. Isso vem provar a força alemã, uma seleção forte que está no mesmo nível do Brasil.
* UMA das grandes virtudes dos alemães é seu preparo físico. Eles correm do primeiro ao último minuto. Isso já não ocorre com os brasileiros, que costumam cair de produção no segundo tempo (como no último jogo)
* NÃO sabemos quem vai substituir Neymar. O ideal seria Bernard, ex-atacante do Atlético Mineiro, que é rápido, dribla bem, finaliza com competência e joga pelos dois lados do campo. Seria o substituto ideal.
* TUDO indica, no entanto, que o substituto será Ramires ou William, cujas características são mais de homem de meio campo do que de atacante. Neste caso, o Brasil vai perder no seu potencial ofensivo.
* OUTRO problema brasileiro será a ausência de Thiago Silva. Ele está perfeitamente entrosado com David Luiz, o que não ocorre com qualquer de seus substitutos. Pode desestabilizar nosso sistema defensivo.
* ATÉ agora, a Seleção Brasileira não jogou um futebol que agradasse crítica e torcedores. Ao contrário. Sua produção tem sido aquém do esperado. É um time que dá sustos e tem pouco potencial ofensivo.Preocupa.
* ALGUNS jogadores estão produzindo pouco. Casos de Oscar e Fred. O primeiro não arma, não cria, não arremata. Um peso morto. Fred corre muito, se esforça, mas cumpre mal sua missão como centro avante.
* O TIME alemão é compacto. Tem ótima defesa, um meio campo ativo e um ataque que preocupa, em especial, nas bolas altas. Além disso, seus jogadores são extremamente aplicados. Um time bem perigoso.
* EM resumo: Brasil e Alemanha devem fazer um jogo bastante disputado, de nível técnico aceitável e de muita preocupação defensiva. Ordem será primeiro não tomar e depois tentar fazer gols. Bem estilo Felipão.
* EM RAZÃO disso, não se surpreendam se o jogo for para a prorrogação e até para a decisão nos pênaltis. No caso de prorrogação, a Alemanha será mais prejudicada, pois vem de prorrogação contra a Costa Rica.
* MUITO se falou da contusão de Neymar. Em minha opinião, uma jogada dura mas normal no futebol de hoje. Não vi maldade de Zuñiga, jogador colombiano. Mas não sou dono da verdade. Apenas dou minha opinião.
* HOUVE, no entanto, quem exagerasse na analise da jogada. Para o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, Zuñiga é um “carniceiro” e merecia dura punição da Fifa. Galvão também seguiu essa mesma linha.
* MAS SERIA bom dar detalhes sobre esse jogador da Colômbia. Ele não é tido como um atleta maldoso. Nem é de levar muitos cartões amarelos. No jogo contra o Brasil foi o atleta colombiano que mais apanhou.
* HULK tentou tirar proveito do incidente para ganhar audiência no seu programa. Colocou três artistas à sua frente e pediu a opinião de cada uma delas. Só se falou besteira. Nenhuma delas sabia nada do assunto.
* UMA PERGUNTA que fica no ar. Neymar vai fazer muita falta ao Brasil? Vai. Pois é o único craque brasileiro. O único que desequilibra. Não há nenhum como ele no elenco brasileiro. A seleção perde muito sem ele.
* SÓ PARA lembrar, Neymar fez quatro gols na Copa. Fez mais um de pênalti que classificou o Brasil. Era o cobrador de faltas e escanteios da Seleção. Tanto que no gol de Thiago Silva a cobrança perfeita foi dele.
* E AGORA? Quem fará tudo isso que Neymar fazia? Acho que ninguém, pois nenhum dos integrantes do elenco tem seu talento. E mais. Neymar segurava no mínimo três adversários que procuravam marcá-lo.
* COM ISSO, sobrava mais espaço para os atacantes e os jogadores brasileiros que vinham de trás. Contra a Alemanha isso não vai acontecer porque Neymar não estará em campo. Situação difícil para o time brasileiro.
* E PARA quem exige punição super rigorosa para Zuñiga, lembramos que Neymar deu uma cotovelada num adversário que só mereceu o amarelo (deveria ser vermelho). Uma prova que também ele jogava pesado.
* OUTRO detalhe que passou desapercebido. Julio Cesar fez o pênalti diante da Colômbia. Ele era o último homem da defesa. Ao invés do amarelo, deveria ter levado o vermelho. É o que mandam as leis do futebol.
* O BRASIL foi favorecido naquele lance, pois ficaria com dez jogadores e sem seu goleiro titular. Coisas que ninguém comenta, porque a ideia é dizer que só o Brasil é prejudicado pelas arbitragens. Não é verdade.
* NO JOGO contra a Colômbia, apesar de tudo, o Brasil mereceu vencer. Assim como a Alemanha, seu adversário nas semifinais, mereceu vencer a França. Ambos se classificaram com méritos. Nada a reclamar.
* JÁ NOS outros jogos das quartas de final, a Holanda sofreu mas venceu a Costa Rica. Costarriquenhos caíram de pé, mas mereceram perder dos holandeses. A Holanda, como já disse, é o grande time desta Copa.
* NA PARTIDA entre Argentina e Bélgica, a vitória dos argentinos também foi justa. Eles jogaram o suficiente para merecer a classificação. Alias, são os únicos que ganharam todos os jogos que disputaram até aqui.
* NA QUARTA feira jogam Argentina e Holanda. Um jogaço de bola. Não há favorito. Se bem que eu admire o futebol que os holandeses vem jogando. Mas será jogo duro, muito disputado. Vai valer à pena assisti-lo.
* BOM lembrar que esse jogo será no Itaquerão, São Paulo, a partir das 17 horas. Certamente a torcida brasileira vai ficar ao lado da Holanda, pois o grande objetivo é que a Argentina seja desclassificada.
* ARGENTINOS perderam De Maria, um de seus maiores atacantes. Vai fazer muita falta. Mas quem tem um jogador como Messi, tem sempre algo a mais. Em todos os jogos da Argentina até aqui ele ajudou a decidir.
* COMO o jogo Argentina e Holanda será em São Paulo, milhares de argentinos estarão no Itaquerão e mesmo fora dele. Vai haver uma invasão. É natural, porque a Argentina é um país vizinho do Brasil. Preparem-se.
* DEPOIS dos dois jogos semifinais, a Copa ainda terá mais duas partidas. Uma, decidirá o terceiro lugar, no dia 12, sábado, em Brasília. A outra decidirá o título, no dia 13, domingo, às 16 horas, no Rio de Janeiro.
* POR enquanto nada a reclamar da Copa. Estádios cumpriram bem sua missão de bem receber os torcedores. Poucas brigas, poucos roubos, quase nenhuma violência. Não podia ser melhor. Um alívio.
* ESSE finalzinho de Copa não poderia ser melhor. Classificaram-se para as semifinais quatro seleções que tem currículo. Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda. Dois sul americanos e dois europeus. Fantástico.
* DESDE já anuncio o pior narrador da Copa: Galvão Bueno. Ele é ridículo. Exagera em tudo e tenta camuflar os erros da seleção. Tenta passar uma imagem que não é a que vemos pela tv. Já deveria ter parado.
* ALIAS, toda a equipe esportiva da Globo que trabalha com Galvão é excessivamente parcial quando o assunto é seleção. Eles não fazem jornalismo. Não são profissionais. São torcedores com microfone na mão.
* O PERNÓSTICO Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, teve sua pena aumentada para quatro jogos, devido a agressão a um jogador adversário. Merecido. Se Marin for inteligente o demite depois da Copa.
* FELIPE MASSA foi desclassificado de mais um GP de Fórmula Um. Ele bateu. É incrível sua incompetência para dirigir carros de velocidade. Não sei como a Williams o mantém na equipe. Não dá nem para ser taxista.
* SÃO PAULO conseguiu levar mais de vinte e cinco mil pessoas ao Morumbi no domingo de manhã para ver a apresentação de Kaká. Uma festa bonita que ainda teve as presenças de Luis Fabiano e de Rogério Ceni. Ele fez até dezembro no Morumbi e depois vai para o Orlando City, na ascendente Liga Americana.
* KAKÁ já treina com o São Paulo. Sua estréia ainda não tem data marcada, mas deve ser depois de 17 de julho. Um reforço que é comemorado pela torcida, mas que, em minha opinião, tem tudo para não dar certo.
* ACONTECE que Kaká deixou de ser um jogador de ponta há muito tempo. Não jogou bem no Real Madrid e muito menos no Milan. Vem para o São Paulo sem ritmo e fora de sua melhor forma. Eu não o contrataria.