Ele jogou a Copa! Flamengo fica perto de contratar Eduardo da Silva, da Croácia

Esta seria a primeira vez que o jogador atua profissionalmente em um clube brasileiro

Sem clubes desde que encerrou seu vínculo com o Shakhtar Donetski, da Ucrânia, o atacante Eduardo da Silva tem conversas bastante adiantadas com o Flamengo.

0002050010209 img

Rio de Janeiro, RJ, 07 (AFI) – O Flamengo está a um passo de acertar com mais um reforço para a sequência do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Sem clubes desde que encerrou seu vínculo com o Shakhtar Donetski, da Ucrânia, o atacante Eduardo da Silva tem conversas bastante adiantadas para atuar no Rubro-Negro.

Caso o acordo saia mesmo do papel, esta será a primeira vez que o jogador de 31 anos atuará como profissional no Brasil. Natural do Rio de Janeiro, ele atuou na base do Ceres-RJ e do clube amador CBF Nova Kennedy-RJ em solo brasileiro.

Depois disso, acabou se transferindo ao Dínamo Zagreb, da Croácia, onde atuou por dois anos na base, antes de se profissionalizar em 2001. Foram seis anos, vestindo a camisa do Dínamo, onde virou ídolo. Foram mais de 150 jogos e quase sem gols. Neste período, chegou a ser emprestado ao Croatia Sesvete e pelo Inter Zapresic.

0002050010209 img

Atacante atuou nesta Copa do Mundo

As boas atuações pelo Dínamo, despertaram a atenção da Federação Croata, que propôs a naturalização de Eduardo da Silva. Em 2004, ele defendeu a seleção sub-21 no Europeu da categoria. No mesmo ano, estreou pela seleção principal em um amistoso contra a Irlanda. Nestes dez anos, disputou 65 jogos pela Croácia, o último deles nesta Copa na goleada sobre Camarões, por 4 a 0. Foram ao todo 29 gols, o que o torna o segundo maior artilheiro da história do país, atrás de Suker, com 45 gols.

Em 2007, o atacante brasileiro se transferiu ao Arsenal, onde ficou por três temporadas, mas sem brilhar. Foram 7]67 partidas e 21 gols. Em 2010, ele acabou se transferindo ao Shakhtar, onde fez 114 jogos e marcou 36 gols. Na última temporada, entrou em campo 29 vezes, sendo apenas dez como titular, e marcou 12 gols.

Eduardo da Silva seria o segundo reforço do Fla neste recesso de Copa do Mundo. Há alguns dias, o time contratou o meia Hector Canteros, do Vélez Sarlsfield, que chega para tentar dar um pouco mais de criatividade ao clube carioca.