Sérgio Carvalho: Final de gigantes, arrogância de Felipão e CBF morta

Colunista FI faz uma análise da Seleção, do futebol brasileiro e dos finalistas da Copa

Colunista FI faz uma análise da Seleção, do futebol brasileiro e dos finalistas da Copa

0002050010998 img scaled

Na terça-feira passada, a Alemanha passou por cima do Brasil feito um trator de esteira. Na quarta, na cobrança de pênaltis, a Argentina bateu na Holanda e garantiu seu lugar na grande decisão da Copa do Mundo de 2014. Essas duas seleções vão decidir o título mundial neste domingo, as 16 horas, no Maracanã. Um jogo de gigantes.

De seleções que já ganharam mais de uma vez esse importante título. É jogo igual. Não dá para indicar o favorito. Tanto alemães como argentinos provaram durante a Copa, que estão preparados para essa decisão. Nem a goleada surpreendente da Alemanha sobre o Brasil, lhe dá algum favoritismo. A Argentina conseguiu montar uma seleção forte, que tem equilíbrio em todos os seus setores. Além disso tem duas peças especiais: um goleiro que está no auge de sua forma e um jogador, Messi, que é considerado um dos três melhores do mundo.

0002050010998 img

Será um jogaço. Pode até ir para a prorrogação ou para a cobrança de pênaltis, mas o normal é que seja decidido durante os noventa minutos. De qualquer forma, qualquer seja a forma de decidir, tanto Alemanha quanto Argentina tem méritos de sobra para chegar ao título de campeão. É um jogo digno da melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Vamos curti-lo.

CURTAS
*SELEÇÃO Brasileira de Futebol viveu seu maior vexame em Copas do Mundo na última terça feira. Perder por 7 a 1 numa semifinal não passava pela cabeça de ninguém. Nem mesmo pela dos aplicados atletas alemães.
*DE QUEM foi a culpa de tamanho vexame? Pergunta fácil de responder. De Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Com toda sua arrogância, ele convocou mal, treinou mal e escalou pessimamente. Mereceu ser derrotado.
*PARA se ter uma ideia de como ele se sentia o rei do mundo, basta lembrar a última entrevista antes do vexame. Ele disse que”quem manda aqui sou eu e quem não estiver de acordo comigo que vá para o inferno”.
0002050010999 img

*HOJE, todos nós que fazíamos criticas ao péssimo futebol exibido pela Seleção e pedíamos mudanças urgentes, estamos à vontade para devolver a ele a ofensa. “Vá pro inferno você, Felipão. E não volte mais”.

*DESDE a convocação de Scolari para ocupar o cargo, nós já criticávamos a escolha. Sabíamos que Felipão era um treinador superado e em fase de decadência. Basta lembrar seu último trabalho no Palmeiras.
*NA OCASIÃO ele montou o time, escolheu os jogadores e preparou o Verdão para ser rebaixado. A diretoria o mandou embora antes, mas não adiantou. O mal já estava feito. E o Palmeiras foi rebaixado para a série B.
*ASSIM que começou seu trabalho na seleção, prometeu que seria campeão do mundo mais uma vez. Ele não admitia perder um título dentro do Brasil. Prometia vingar o vexame que o Brasil deu na Copa de 50.
*MUITA gente acreditou nisso. Mas quando a Copa começou, ficou evidente que Felipão não havia evoluído em nada. Seguia à risca o que fez em 2002. CBF se fingiu de morta e preferiu não intervir no processo.
0002050011000 img

*PARA piorar ainda mais, seu parceiro Carlos Alberto Parreira dava entrevistas ainda mais otimistas, afirmando que “ninguém iria tirar esse título do Brasil”. Que o “hexa já era nosso”. Um oba-oba perigoso.

*A TV GLOBO era só elogios. As imagens do que acontecia em Teresópolis mostravam que os jogadores treinavam pouco, mas todos achavam isso normal. Time passou pela primeira fase sem ser derrotado.
*SÓ QUE o futebol exibido foi feio, pouco produtivo. Nas oitavas, empate contra o Chile e um futebol medíocre. A classificação veio nos pênaltis. Ainda assim, todos elogiavam e achavam que o Brasil ia bem.
*INSATISFEITOS, fazíamos críticas, e, em alguns momentos, éramos chamados de anti patriotas, pois todos estavam acostumados com o oba-oba da Globo. As quartas de final chegaram com jogo diante da Colômbia.
*FOI QUANDO Neymar se machucou. Sem ele, ficava evidente que o Brasil perdia boa parte de seu potencial. Para piorar, o melhor zagueiro, Thiago Silva, levou o segundo cartão amarelo e foi suspenso.
0002050011001 img

*DENTRO de seu estilo, Felipão procurou acalmar a todos dizendo que nenhum dos dois jogadores faria falta, porque os que entrassem em campo, jogariam por eles (como se isso fosse possível). O Brasil iria vencer.

*PARA agitar ainda mais, Felipão cobrou da CBF uma ação contra o cartão de Thiago Silva, que ele julgou injusto. E ainda inventou a história de que haveria um complô da arbitragem contra a Seleção Brasileira.
*NOS dias que antecederam o jogo contra a Alemanha nenhum treino para adaptar os jogadores que iriam substituir os titulares. Alias, como aconteceu desde o começo da Copa o Brasil foi o time que menos treinou.
*O RESULTADO final foi o que se viu. Mal preparados e desentrosados, os jogadores nada puderam fazer diante da qualificada e bem treinada seleção alemã. Em menos de trinta minutos, a goleada já era realidade.
*APESAR dos 7 a 1, Felipão não perdeu a pose. Foi para a entrevista coletiva como se nada tivesse acontecido. Disse até que seu trabalho iria ajudar a seleção para a Copa de 2018. É muita cara de pau.
*EM RESUMO. O Brasil levou a goleada devido a enorme incompetência de seu técnico, pela falta de treinamentos, pela falta de um esquema tático e pelo excesso de oba-oba. Tudo culpa do Felipão.
*SÓ ESPERO que depois de tudo isso, a direção da CBF demita sumariamente o treinador e sua comissão técnica que prestaram um desserviço ao futebol brasileiro. Que desonraram nossas cores e tradições.
*E MAIS. Que nossos dirigentes tenham visão e comecem desde já uma profunda reformulação na estrutura do futebol brasileiro. Caso contrário, outros vexames como o da ultima terça feira em BH voltarão a ocorrer.
*DURANTE o período em que disputaram a Copa, alguns jogadores fizeram bem seu trabalho. Casos de Julio Cesar, Thiago Silva e Neymar. Maior decepção foram o centro avante Fred e o lateral direito Daniel Alves.
0002050011002 img

*DAVID Luiz foi muito exaltado, mas na goleada diante dos alemães, levou um passeio de bola e ajudou a enterrar o time. Mas o verdadeiro culpado pelo vexame, como dissemos, foi mesmo o decadente Felipão.

*JULIO CESAR até fez boa Copa. Recuperou-se do vexame do último mundial. Mas mostrou que na sua vida profissional é muito azarado. Depois da Alemanha, passou a ser o goleiro mais vazado do Brasil nas Copas.
*ENTRE os erros de Felipão ainda acrescentamos que ele deixou de convocar alguns jogadores que na hora do aperto poderiam ajuda-lo. Casos de Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Como não eram da “família” ficaram fora.
*VEXAME diante da Alemanha foi muito pior do que a derrota diante do Uruguai na Copa de 50. Naquela oportunidade perdemos por 2 a 1. Dessa vez, por 7 a 1. Nenhum finalista levou tantos gols como o Brasil.
*NO DIA seguinte a goleada, Felipão e Parreira resolveram dar entrevista. E vieram com aquele papo fajuto de que houve um apagão. Apagão, coisa nenhuma. Houve mesmo foi falta de competência e de preparação.
0002050011003 img

*DEPOIS disso acredito cada vez mais que tanto Felipão quanto Parreira entraram em fase pré senil. Eles nem sabem mais o que falam. Não possuem raciocínio claro.Não reconhecem os próprios erros. Uma lastima.

*ALIAS, sobre Felipão, quem falou algumas verdades foi o empresário de Neymar, Wagner Ribeiro. Ele disse: “Felipão é um cara babaca, arrogante, asqueroso, prepotente e ridículo”. Assino embaixo. É isso mesmo.
*JOSÉ Maria Marin, presidente da CBF mandou os seguranças da entidade tirar o ex-jogador Cafu de dentro dos vestiários do Brasil. Uma atitude inaceitável de alguém que não merece o cargo que ocupa. Vergonhoso.
*MAIS uma do treinador de Seleção. Ele disse que o “resultado não foi tão ruim”. É, de fato. Quem sabe 14 a 1 fosse melhor, não é verdade? Felipão parece que virou mesmo o fio. Só fala bobagem. Está velho e gagá.
*HOLANDA e Argentina fizeram um jogo igual. Muito truncado. Os dois times tinham medo de tomar gols. Por isso ficaram no zero a zero nos noventa minutos e nos trinta de prorrogação. Nos penaltis deu Argentina.
*MASCHERANO e o goleiro Romero foram os dois melhores jogadores argentinos diante do time holandês. O goleiro defendeu dois pênaltis com enorme categoria. Está em grande fase. É uma das sensações da final.
0002050011004 img

*A HOLANDA que vinha sendo um dos melhores times da Copa, negou fogo diante dos argentinos. Foi desclassificada nos pênaltis e vai encarar o Brasil, sábado, as 17 horas, em Brasília, pelo terceiro lugar.

*SINTO que o time do Brasil está psicologicamente destruído depois da goleada sofrida diante da Alemanha, e acredito que, mais frios, os holandeses possam vencer. Cabe ao Brasil reverter nossa impressão inicial.
*POR uma questão de honra, os jogadores brasileiros precisam se superar e vencer essa partida. Estão um pouco melhor preparados fisicamente, porque a Holanda se desgastou muito na prorrogação de quarta feira.
*EM MINHA opinião disputar terceiro lugar vale pouco. Mas há quem goste e sonha em ver o Brasil se reabilitar diante do bom time holandês. Mas o interesse por esse jogo certamente não será dos maiores.
*TERMINADA a Copa neste domingo, o Campeonato Brasileiro, série A, volta com tudo. Já tem jogo na quarta. Será a chance de ver se nossos grandes clubes melhoraram ou pioraram com as férias forçadas.
*O ALEMÃO Klose fez seu gol e superou Ronaldo Fenômeno como maior artilheiro das Copas. Acabou o reinado do ex atacante brasileiro. Klose é mais humilde, mas mostrou competência. Entrou para a história.

0002050011006 img