Para Kleiton Lima, Brasil precisa acompanhar evolução tática que marcou a Copa de 2014

Para Kleiton, esse trabalho organizado mostrou a evolução de escolas tradicionais e também de seleções que não estavam cotadas entre as favoritas

Para Kleiton, esse trabalho organizado mostrou a evolução de escolas tradicionais e também de seleções que não estavam cotadas entre as favoritas

0002050012557 img

Campinas, SP, 15 (AFI) – O técnico Kleiton Lima gostou do que se viu em campo ao longo dos cerca de 30 dias que marcaram a disputa da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. De acordo com o treinador, algumas equipes encantaram pelo seu esquema de jogo definido e pela aplicação tática de seus jogadores durante os 90 ou até 120 desgastantes minutos.

“Vimos uma Copa do Mundo sensacional, com jogos emocionantes e ótimos espetáculos dentro e fora do campo. Times desenvolvendo um desempenho técnico acima da expectativa, o que tornaram os jogos empolgantes e com muita dramaticidade. Mas, o mais relevante foram as equipes mostrando as suas escolas futebolísticas e receitas táticas bem diferenciadas com estilos agressivos e alta intensidade”, analisa Lima.

Para Kleiton, esse trabalho organizado mostrou a evolução de escolas tradicionais e também de seleções que não estavam cotadas entre as favoritas. “A diversidade tática mostra bem a evolução do futebol tendo como ponto de partida uma condição física e técnica elevada e com padrão de jogo muito disciplinado taticamente, mostrando equilíbrio e sincronismo interessante em todos os setores do campo”, observa.

0002050012558 img

Na visão de Lima, esse trabalho utilizado por outras escolas mundiais precisa ser implantado no futebol brasileiro, que perdeu espaço e prestígio nesta edição Copa do Mundo. “Hoje, o futebol brasileiro precisa disso, de um trabalho reciclável e modernidade nos treinamentos, para novamente encontrar um padrão que condiz com o estilo de jogo que demonstre a arte e a criatividade de futebol brasileiro”, analisa.

Durante a Copa do Mundo, Lima esteve participando da “Soccer Internacional Conference & Premier Camp”, no Lippold Park Soccer, em Chicago (EUA). O evento foi promovido pela Crystal Lake Soccer Federation, com parceria da US Soccer Federation e supervisão da Federação Internacional de Futebol (FIFA). As explanações e ações práticas feitas por Kleiton envolveram estes dois temas: Brasil Team: “Jogo Bonito” e Desenvolvimento e dimensão do treinamento técnico/tático.

“Foi uma grande satisfação representar o futebol brasileiro neste importante evento, que contou com nomes importantes do cenário internacional (Espanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Irlanda, Croácia, Costa Rica e África do Sul). Tive a chance de passar informações e relatei experiências dentro dos temas que me foram conferidos para falar ao longo das minhas participações”, finaliza Kleiton Lima.