Coritiba 0 x 2 Figueirense - Figueira surpreende e afunda Coxa na crise
Os gols da vitória foram marcados por Thiago Heleno e Everaldo
Os gols da vitória foram marcados por Thiago Heleno e Everaldo
Curitiba, PR, 16 (AFI) – Até então com apenas uma vitória na competição, o Figueirense foi até o Couto Pereira na noite desta quarta-feira pela 10ª rodada e surpreendeu ao vencer o Coritiba por 2 a 0. Com gols de Thiago Heleno e Everaldo, os visitantes chegaram a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro da Série A.
Com o resultado, o Figueira alcançou os sete pontos, ainda dentro da zona de rebaixamento. O Coxa, por sua vez, permanece na degola, com a mesma pontuação, mas com uma vitória a menos.
O jogo
No confronto de desesperados entre Coritiba e Figueirense, quem surpreendeu logo no início foram os visitantes. A torcida ainda chegava ao Couto Pereira quando Léo Lisboa cobrou escanteio na primeira trave e Thiago Heleno se antecipou para cabecear para as redes, aos quatro minutos de jogo.
O baque inicial assustou o time do Coxa, mas aos poucos, a equipe comandada por Celso Roth acordou. Com maior posse de bola, as chances foram aparecendo. Guiados pelo camisa 10 Alex, os paranaenses por diversas vezes quase igualaram o marcador, mas esbarraram na falta de pontaria de jogadores como o próprio Alex, Keirrison e Gil, ou nas defesas do goleiro Tiago Volpi.

Do outro lado, os catarinenses depois do gol, apostavam nos contragolpes e iam ao ataque apenas quando estavam realmente em boa situação para concluir. Como em cobrança de falta do experiente Kleber, que exigiu grande defesa do goleiro Vanderlei. A dupla formada por Ricardo Bueno e Pablo até tentava, mas pouco conseguia ameaçar o arqueiro.
Na volta para a segunda etapa, precisando do gol para chegar ao empate, o Coritiba adiantou sua marcação e apoiado por sua torcida, passou a pressionar ainda mais o Figueira. Aos sete, Leandro Almeida desviou e exigiu outra grande defesa de Volpi. Dois minutos depois, o volante Baraka deixou tudo igual, mas a arbitragem assinalou impedimento.
As subidas do Coxa ao ataque abriram espaços preciosos em sua defesa. Esperto, o Figueirense apostou na velocidade de seus homens de frente e voltou a colocar perigo no jogo. Aos 14, Ricardo Bueno rolou para dentro da área e, sem goleiro, coube à defesa paranaense salvar o gol certo. Minutos depois, porém, não teve jeito. Everaldo recebeu boa bola de Bueno e tocou por cima de Vanderlei para a alegria do treinador Guto Ferreira, que comemorou muito no banco de reservas.
Com dois gols de vantagem, o Figueirense que já não fazia muita questão de atacar, deu ainda mais prioridade a sua defesa e praticamente não frequentou mais seu campo ofensivo. Desesperado, os mandantes ainda tentaram nas bolas aéreas, mas não conseguiram mudar o placar.
Próximos jogos
Na próxima rodada o Coritiba tenta sua recuperação diante do Botafogo, longe de seus domínios, no sábado, às 21 horas. Já o Figueirense joga no mesmo dia, às 18h30, em casa, contra o Grêmio, em jogos válidos pelas 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X FIGUEIRENSE
CORITIBA
Vanderlei; Reginaldo, Welinton, Leandro Almeida e Dener Assunção (Carlinhos); Baraka, Gil, Robinho, Alex e Elber (Martinuccio); Keirrison (Julio César)
Técnico – Celso Roth.
FIGUEIRENSE
Tiago Volpi; Luan, Nirle, Thiago Heleno e Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto, Dener (Nem), Léo Lisboa (Everaldo) e Kleber (Rivaldo); Ricardo Bueno e Pablo
Técnico – Guto Ferreira.
GOLS – Thiago Heleno aos 4 minutos do primeiro tempo e Everaldo aos 23 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Charles Hebert Cavalcante Ferreira
CARTÕES AMARELOS – Luan e Dener (Figueirense). Leandro Almeida (Coritiba)
RENDA – R$ 151.837,00
PÚBLICO – 10.383 (pagantes) – 12.545 (total)
LOCAL – Estádio Couto Pereira, Curitiba (PR).






































































































































