Marin e Del Nero devem estar de brincadeira
Colunista FI faz uma análise do atual momento vivido pela gestão do futebol brasileiro
Depois do fiasco da Seleção Brasileira de Futebol na última Copa do Mundo (onde também tiveram sua parcela de culpa), o presidente da CBF José Maria Marin e seu preposto.
Depois do fiasco da Seleção Brasileira de Futebol na última Copa do Mundo (onde também tiveram sua parcela de culpa), o presidente da CBF José Maria Marin e seu preposto Marco Polo Del Nero cometerem outro erro crasso e deram literalmente uma pisada na bola ao convidar o ex-goleiro e empresário de jogadores Gilmar Rinaldi, para ser o coordenador de futebol da entidade que dirigem.
Que credenciais tem Gilmar para ocupar tão importante cargo? O que ele poderá fazer para realmente melhorar o futebol do Brasil? E o que um empresário meia boca do futebol de nosso País vai fazer na CBF sem ter nenhuma credencial para ocupar o cargo que lhe deram? Para que vocês tenham uma ideia, já na sua primeira entrevista, Gilmar elogiou o ex-jogador Adriano (um de seus contratados), deixando no ar a ideia de que o ex-Imperador poderá durante sua gestão voltar a vestir a valorosa camisa amarela da Seleção para sair do buraco em que se enfiou e se auto valorizar.
Se é assim, que mudança maluca é essa? Será que a intenção da cúpula da CBF é exatamente essa, a de colocar na coordenação de futebol da entidade um empresário que vai usar a Seleção para fazer “negociatas” e valorizar jogadores que depois seriam negociados com clubes do Exterior? Não sei. Difícil dizer. Mas que essa indicação feita por Marin e Marco Polo nos passa uma imagem bastante negativa, passa. Por isso, sugiro aos dois dirigentes, que venham à público com urgência para explicar nos mínimos detalhes essa indicação. Caso contrário, estarão avalizando a ideia que já começa a crescer na cabeça de boa parte dos jornalistas e torcedores brasileiros: a de que Gilmar, como empresário que é, chega a CBF para “fazer dinheiro” e para dividir lucros com aqueles que o indicaram para o cargo. Ou não é bem assim???

CURTAS
*IMPORTANTE lembrar que na Seleção Brasileira que disputou a última Copa, boa parte dos atletas pertenciam a empresários de grande prestigio internacional. É difícil provar, mas há quem diga que eles foram convocados justamente para agradar estes empresários.
*ESSA, por sinal, já é uma prática antiga em nossa Seleção. Desde os tempos de Ricardo Teixeira. Falam muito das convocações de Mano Menezes, que tem envolvimento com empresário. Se é verdade ou não, é difícil provar. Mas nos bastidores é o que se comenta há anos.
*EXATAMENTE por isso, é que fiz o comentário de abertura dessa coluna. Mesmo porque, onde há fumaça, há fogo. Se, como dizem, empresários famosos e ricos influenciam nas convocações da Seleção, como serão as coisas com a presença de Rinaldi no novo cargo?
*É COMO se Marin e Marco colocassem “a raposa dentro do galinheiro”. Pelo menos, em tese. Em razão disso, é que cobro com firmeza total transparência por parte da cúpula da CBF. Se não houver essa transparência, a imagem dos dois dirigentes estará prejudicada.
*UMA PERGUNTA que fica no ar. Por que a CBF só coloca profissionais gaúchos no comando da Seleção Brasileira? Em 2010, foi Dunga. Em 2014, Felipão. E agora, na coordenação do futebol, Gilmar Rinaldi. Será que só existem bons profissionais no futebol gaúcho? Duvido.
*O BRASILEIRÃO 2014 voltou a ser disputado. Na quarta feira, só o São Paulo, dos chamados grandes clubes paulistas, esteve em ação. Na quinta, o clássico entre Santos e Palmeiras e o jogo do Corinthians contra o Inter, de Porto Alegre, no Itaquerão. Vamos falar deles.
*MURICI Ramalho aproveitou bem o intervalo entre a primeira fase do Brasileirão e a segunda. Tricolor voltou com outra cara. Mais seguro, mais armado, melhor preparado. O resultado foi uma boa vitória sobre o Bahia, em Salvador, onde o São Paulo há muito não ganhava.
*TODOS os setores funcionaram. Muito boa a dupla de zaga formada por Antonio Carlos e Caio. Lateral direito Douglas jogou demais. Assim como Souza, Maicon e Ganso, no meio campo. No ataque, Ademilson mostrou qualidade e Alan Kardec estreou com competência.
*AGORA sim, podemos considerar o São Paulo como um dos grandes favoritos ao título. Está armado, tem um grande técnico e tem elenco. E olha que contra o Bahia não jogaram Luis Fabiano e Kaká. O time pode melhorar ainda mais. Torcida tricolor está eufórica.
*NA NOITE de quinta feira, o Corinthians enfrentou o Inter, no Itaquerão. No primeiro tempo já ganhava a partida por 2 a 0, com justiça. O Itaquerão recebeu bom público. A fiel fez questão de prestigiar a volta de seu time. Em razão disso, o espetáculo foi dos melhores.
*QUANDO os times voltaram para o segundo tempo, o Corinthians teve uma postura mais defensiva. Isso facilitou a organização de ataques do Inter, mas o ataque colorado mostrou incompetência para fazer logo seu gol que só saiu nos últimos minutos. Final, 2×1.
*PELO que pudemos observar também Mano Menezes, assim como Murici, soube aproveitar o período de folga durante a Copa. O Corinthians que vimos mostrou estar bem armado e com maior potencial técnico. Todos os novos contratados foram bem na partida
*IMPORTANTE dizer que em jogos oficiais, esta foi a primeira vitória corintiana dentro do Itaquerão. Antes tinha perdido um jogo e empatado outro. E pelo visto, com o novo time que Mano armou, não será nada fácil vencer o Timão em seu estádio. Podem acreditar.
*SANTOS e Palmeiras também jogaram na quinta. O Verdão jogou muito fechado, mas com pouca eficiência ofensiva. Já o Santos procurou à sua maneira, chegar até o gol do Verdão. Numa das tentativas, o Peixão fez seu gol através Bruno Uvni, de cabeça. Ele vibrou muito.
*NESTE clássico, o Palmeiras fez bonita homenagem a Oberdã Catani, que faleceu dias atrás e foi um de seus mais importantes goleiros. O uniforme tinha a cor azul e detalhes em dourado. No peito de cada jogador, a imagem de Oberdã. Uma homenagem bastante merecida.
*NO SEGUNDO tempo da partida na Vila, o Peixe marcou mais um. O Verdão chegou a fazer um, mas o árbitro anulou, porque realmente havia impedimento na jogada. Técnico Gareca e jogadores do time reclamaram muito. Mas não tinham razão. A anulação foi correta.
*PELO QUE pude observar, Oswaldo de Oliveira aproveitou melhor que Gareca o período de Copa. Santos, mesmo sem grandes estrelas, está bem armado. Tanto que jogou o necessário para merecer a vitória sobre o Palmeiras. Peixão vai dar trabalho neste campeonato.
*QUANTO ao Verdão, nota-se que precisa de alguns ajustes e de mais reforços. É um time em formação que deve dar alguns frutos no segundo turno. Em razão disso, não acredito em título para o Palmeiras. Pode até garantir vaga na Libertadores. Mas título, não dá.
* NESTA volta ao Brasileiro, grande decepção foi o Flamengo, que, ao ser derrotado diante do Atlético Paranaense, passou a segurar a lanterna sozinho. Nei Franco, o técnico, está totalmente perdido. Acho que ele não suporta mais quinze dias no cargo. Vai sair logo.
*OUTRO que voltou mal foi o Fluminense. Perdeu para o Criciúma num jogo em que seu time só teve alguns lampejos. Com isso perdeu sua vaga entre os quatro melhores do campeonato. O Grêmio empatou sem gols em casa. Seu problema de ataque começa a preocupar.
*A VITORIA do Sport Recife sobre o Botafogo aconteceu com gol maravilhoso do atacante Neto Baiano. Ele conseguiu arremate à longa distância, desde a linha de meio de campo e encobriu o goleiro botafoguense. Foi um dos gols mais bonitos do ano. Nota mil.
*A SEQUÊNCIA do Brasileirão prevê para esse sábado mais quatro jogos. O São Paulo encara a Chapecoense, no Morumbi como favorito. O Atlético Mineiro encara o Bahia em casa. Deve vencer. O Figueirense pega o Grêmio, em jogo igual como Bota e Coritiba, no Rio.
*DOMINGO a rodada prevê Palmeiras e Cruzeiro. Um jogão. Há equilíbrio no jogo. O Vitoria recebe o Corinthians em casa. Jogo complicado. O Inter enfrenta o Flamengo como franco favorito. O Fluminense recebe o Santos em casa. Equilíbrio. O Atlético PR recebe o Criciúma.
*POR JOGAR em casa, o Furacão tem maiores possibilidades de vitória. Já em Goiânia, o Goiás recebe o Sport, que vem de vitória. Um jogo sem favoritos. Os dois times intercalam bons e maus momentos, mas a equipe pernambucana me parece em melhor fase. Pode ganhar.
*SERIE B do Brasileirão voltou com tudo. Na terça feira houve uma rodada completa. No momento, os melhores clubes são Joinville com 23 pontos. Luverdense e Ceará com 21 e América MG com 20. Pelo que produziu até agora, o Joinville nos parece candidato sério ao título.
*EM COMPENSAÇÃO dois clubes paulistas flertam com o rebaixamento. Falo de Bragantino, que tem 10 pontos ganhos e Portuguesa de Desportos, que também tem dez. Atrás deles estão Paraná com 9 e Vila Nova, com 2 (esse é o pior). Se bobearem, serão rebaixados.
*A PRÓXIMA rodada desta série prevê jogos já na sexta feira. Jogam Portuguesa de Desportos e Paraná, ABC x Joinville, América MG x Oeste e Avaí x Ponte Preta. Para a Lusa será importante aproveitar o fato de jogar em casa para vencer. Adversário é dos mais fracos.
*A MACACA de Campinas não faz boa campanha. Precisa melhorar, e muito. O empate contra a Portuguesa em casa não foi bom resultado. Futebol exibido não agradou seus torcedores. Já está na hora da Ponte reagir forte e brigar pelos primeiros lugares da série B.
*OUTRO clube, que pela sua grandeza, precisa reagir é o Vasco da Gama. No seu time ocupa a sétima colocação, o que não é bom. Seria fundamental para o clube carioca brigar para ficar no mínimo entre os quatro melhores para sonhar com o acesso. Será que vai conseguir?
*PRESIDENTE da CBF, José Maria Marin, finalmente teve uma atitude correta. Nem bem terminou a Copa do Mundo, demitiu sumariamente Felipão e toda sua gangue. E aproveitou para mandar embora também o assessor de imprensa Rodrigo Paiva, que nada mais tinha a fazer lá.
*OU SEJA. Já que a Seleção Brasileira precisa ser reformulada depois do vexame na Copa de 2014, Marin decidiu ficar livre de uma só vez de todos aqueles que colaboraram direta ou indiretamente para o fracasso no Mundial. Muito bom. Próximo passo é planejar o futuro.
*A IMPRENSA fala em contratar um técnico estrangeiro. Mas há também aqueles que defendem a contratação de um técnico brasileiro. No caso dos estrangeiros, há vários em condições de fazer excelente trabalho à frente de nossa seleção. Guardiola seria o melhor de todos.
*MAS SE a contratação de alguém de fora não convence a todos, há alguns treinadores no Brasil que poderiam assumir essa responsabilidade. Murici Ramalho, do São Paulo, é um deles. Tite é outro. E há ainda Marcelo de Oliveira, do Cruzeiro, campeão brasileiro.
*NESTE caso eu seria favorável a chamar Tite, que está parado. Ele vem de excelente trabalho no Corinthians. Tem o apoio geral, inclusive de Murici que já disse que a vez é de Tite ser chamado. Fosse Marin e já definiria o assunto antes do final deste mês de julho.
*TAMBÉM citaram o nome de Gallo, responsável pelas seleções sub-17 e sub 20 do Brasil. Não seria uma boa escolha. Ele ainda não tem currículo para assumir esse cargo. Melhor deixa-lo onde está e aproveita-lo só como técnico tampão até que o novo treinador chegue.
*ÚNICO problema de Tite é seu apego a esquemas totalmente defensivos. Para ele, 1 a 0 é goleada e isso preocupa. Ainda assim, não custa fazer com ele uma experiência. Se não der certo, ainda haverá tempo para trocá-lo antes das Eliminatórias que começam em 2015.
*CARLOS Alberto Parreira deu entrevista após a Copa e colocou a culpa do vexame em cima dos atletas do elenco brasileiro. Negativo. Os únicos culpados são na verdade Luis Felipe Scolari e ele próprio, o Parreira. Os jogadores não tiveram culpa. Foram mal orientados.
*OUTRA coisa. É preciso acabar com essa história de misturar futebol com pátria. Futebol é futebol, é esporte. Pátria é outra coisa. Quando a Seleção perde, não é a pátria quem perdeu. Foram técnico e jogadores que trabalharam mal. Chega de misturar as coisas.
*E MAIS. O Hino Nacional que é cantado antes das partidas, não precisa ser gritado e o jogador não precisa chorar por causa dele.
Não é guerra. É esporte onde se ganha títulos ou se perde. Nada mais. Esse nacionalismo idiota prejudicou o ambiente na Seleção.
*TAMBÉM vamos parar de convocar treinadores que só sabem motivar. Eles precisam é saber trabalhar. Precisam conhecer táticas, precisam saber armar seus times e saber quais os defeitos e qualidades dos adversários. Precisam estudá-los antes de uma competição.
*ESSE negócio de só tentar motivar, distribuir as camisas e mandar os jogadores para campo está errado. Não é preciso super motivar ninguém. O jogador que está ali já está motivado para vencer, para ser campeão. Vai ganhar mais dinheiro e fama se atingir seu objetivo.
*VI O BRASIL ganhar cinco títulos. Acompanhei tudo de perto. Na época de Pelé, Rivelino, Tostão, Gerson, não era preciso super motivar ninguém. Eles queriam o titulo e trabalhavam para chegar lá. E não choravam por qualquer coisa. Porque emoção demais também faz mal.
*HÁ QUEM sugira que o futebol brasileiro deva ser estatizado. Um absurdo. As leis brasileiras não permitem que isso seja feito. Todo cidadão, por mais novo que seja, tem o direito de ir e vir. Se quiser jogar na Europa, pode ir. Não há nada nas leis que o impeça de sair.
*E TEM MAIS. Ganhamos várias Copas com jogadores que atuavam na Europa. A de 2002 foi assim. Portanto, o fato do atleta servir um clube estrangeiro não o impede de jogar bem pelo Brasil. Ao contrário. Até o ajuda, pois terá sempre uma experiência a mais no currículo.
*DIANTE disso tudo, minha sugestão no momento é a seguinte. Que a CBF contrate agora um técnico brasileiro para substituir Felipão. Pode ser Tite. E que dê a ele condições de fazer seu trabalho. Se não der conta, aí sim, que se contrate um treinador de fora. É isso aí.
*MEU AMIGO Milton Neves sugere em sua coluna o nome de Andrés Sanchez para comandar a CBF. Tá louco, Miltão? Sanchez seria desastroso no comando do futebol brasileiro. Mesmo porque é louquinho para ganhar dinheiro e naquela entidade iria fazer misérias.
*ALIAS, é bom que Milton Neves, Dilma e outras figuras que sonham em ver José Maria Marin e Marco Polo Del Nero longe da CBF tirem seus cavalinhos da chuva. Essa dupla chegou para ficar. Ninguém os tira de lá. E digo mais. Marco assume, cumpre mandato e se reelege.





































































































































