Sérgio Carvalho: Cruzeiro lidera com folga e clubes paulistas decepcionam na rodada

Cruzeiro abriu cinco pontos em cima do Corinthians, que empatou. São Paulo, Palmeiras e Santos perderam seus jogos.

Cruzeiro abriu cinco pontos em cima do Corinthians, que empatou. São Paulo, Palmeiras e Santos perderam seus jogos.

0002050014330 img

A décima primeira rodada do Brasileirão 2014 (serão trinta e oito) foi disputada no último final de semana com participação altamente negativa dos clubes paulistas e presença marcante do Cruzeiro, de Belo Horizonte. Entres os times de São Paulo, só o Corinthians empatou. Os outros três, São Paulo, Palmeiras e Santos, perderam seus jogos.

Cruzeiro começou com tudo e matou o Palmeiras no primeiro tempo.

Cruzeiro começou com tudo e matou o Palmeiras no primeiro tempo.

O maior vexame foi do Tricolor paulista que, dentro do Morumbi, perdeu para a Chapecoense, por 1 a 0, numa partida em que a maioria de seus jogadores esteve mal. O Verdão não conseguiu segurar o Cruzeiro, que é o grande líder do campeonato. Podemos até dizer que a derrota verde foi normal, porque, neste momento, o time mineiro é tecnicamente bem superior (o Palmeiras ainda está em fase de adaptação sob o comando do técnico argentino Gareca).

O Santos esteve em Volta Redonda e fez jogo parelho com o Fluminense. Tricolor carioca só foi mais feliz em uma conclusão de Conca, quando o seu gol saiu. Já o Corinthians, jogou um futebol pouco eficiente e ficou no empate com o Vitória, um time tecnicamente inferior. Mano Menezes fechou seu time atrás, o que fragilizou seu ataque (Guerreiro não teve parceiros para trabalhar).

O resultado final da rodada, foi um distanciamento do Cruzeiro na liderança (cinco pontos à frente do segundo colocado) e a saída do São Paulo do G4 (do futebol paulista, só o Corinthians está neste grupo). Outro detalhe importante a ser destacado é que, depois do Cruzeiro, líder e o Corinthians, vice-líder, nada menos do que cinco clubes estão com dezenove pontos.

O que prova que o Brasileirão deste ano está bem mais disputado do que o de 2013. A briga pelo G4, principalmente, é uma das mais emocionantes e equilibradas dos últimos anos. Emoção pura!!!

C * U * R * T * A * S
* PRIMEIRO tempo de Corinthians e Vitória, no Barradão, foi ridículo. Nenhum chute à gol. Uma vergonha. Parece que Mano voltou a se preocupar apenas com a defesa. Ele passou a adotar aquela filosofia de jogo, “importante é não tomar gols. Faze-los, é um detalhe”.
* E COMO o Vitória não tinha recursos técnicos para marcar o seu, o placar da primeira fase ficou no zero a zero. Um resultado ruim para os dois. Mesmo porque, ao Corinthians, principalmente, o importante era a vitória, pois, só com ela, iria manter a distância do Cruzeiro.
Jadson joga bem um jogo e outro vai mal, como nos tempos do São Paulo.

Jadson joga bem um jogo e outro vai mal, como nos tempos do São Paulo.

* DETALHE: nesta fase o meia Jadson voltou a repetir o que fazia no São Paulo. Jogava bem um jogo e pessimamente o outro. No primeiro tempo do jogo em Salvador, ele nada fez. Só cobrou escanteios e, assim mesmo, sem nenhuma inspiração. Uma atuação lastimável.

* O FUTEBOL exibido no segundo tempo também não foi aquele que os torcedores gostariam de ver. O Vitória foi mais efetivo no ataque, mas faltou-lhe qualidade nos arremates. O Corinthians só se destacou pela defesa. Time muito preso atrás. Guerreiro jogou sózinho.
* MANO Menezes ainda tentou melhorar. Colocou Romarinho, Renato Augusto e o paraguaio Romero. Não adiantou nada. O ataque corintiano nada fez. Como consequência, o Corinthians ficou ainda mais longe do líder Cruzeiro. Próximo jogo será contra o Palmeiras.
* PALMEIRAS que perdeu mais uma. Desta feita, para o Cruzeiro. Nos primeiros minutos o time de Minas marcou dois gols e desestabilizou o Verdão. No segundo período, o time de Gareca melhorou um pouco e soube marcar melhor o bom ataque adversário. E ainda fez um gol.
* MAS OS dois a um não eram bem o que os torcedores do Palmeiras queriam. Por isso, na saída de campo, o Verdão foi vaiado. Técnico argentino até agora não conseguiu vencer e será difícil conseguir a vitória se não chegarem reforços. Situação difícil e preocupante.
* DE QUALQUER forma, Gareca não merece grandes cobranças. Afinal, ele mal começou a trabalhar. Pegou um elenco cheio de deficiências, teve pouco tempo para impor seu esquema tático e ainda estranha o fato de dirigir um time do futebol brasileiro.
* ESTA FOI a quarta derrota do Palmeiras. Time está com treze pontos perdidos e em décimo segundo lugar. Ainda não há ameaça de descenso, mas é bom não descuidar. Importante para o Palmeiras voltar a se reequilibrar seria vencer o Corinthians domingo que vem.
* PROBLEMA é saber como fazer isso. No momento, o Corinthians tem mais time. Não só no campo individual, mas também no coletivo. À principio, o time de Mano Menezes vai entrar neste jogo como favorito. Mas se o Verdão vencer, pode até deslanchar neste campeonato.
Fluminense fez um gol em cima dos meninos do Santos

Fluminense fez um gol em cima dos meninos do Santos

* O SANTOS jogou na noite de domingo contra o Fluminense. Um jogo bem feio (como a maioria dos jogos desta rodada). Preocupação também foi a de não sofrer gols. Os dois times jogaram bem fechados. Daí a grande dificuldade em fazer gols. O espetáculo foi ruim.

* O PLACAR final tinha tudo para ser zero a zero, mas num chute de fora da área, o meia Conca conseguiu surpreender Aranha, goleiro santista. Depois disso, os dois treinadores trocaram alguns jogadores, mas nada melhorou. O resultado de 1 a 0 não mudou até o final.
* COM MAIS de 43 mil torcedores nas arquibancadas, o São Paulo deu vexame sabado à noite, no Morumbi, ao perder para a limitada Chapecoense, por 1 a 0. Time de Murici não produziu nem metade do que havia produzido contra o Bahia, em Salvador. Desastroso.
* TRICOLOR foi um time lento, que errou muitos passes, que pouco finalizou e que morreu na bela marcação do adversário. Jogadores que tinham obrigação de desequilibrar como Ganso, Kardec e Oswaldo, pouco ou nada fizeram. Resultado justissimo para time de Chapecó.
* CURIOSAMENTE, nos outros dois jogos das 18h30 de sabado, também foram os visitantes que jogaram melhor. O Bahia empatou com o Atlético em Minas e o Gremio bateu no Figueirense, em Santa Catarina. Pelo visto, a bruxa estava solta no sabado. Sorte dos visitantes.
* SERÁ nesta terça feira, as 11 horas, na CBF, a confirmação do nome de Dunga como novo técnico da Seleção Brasileira. Uma indicação precipitada e mal feita pela cúpula da entidade, que traz para treinar a Seleção, um profissional que já fracassou no cargo na Copa 2010.
* NA VERDADE, jornalistas e torcedores brasileiros gostariam que o novo treinador tivesse o currículo de um Muricy, de um Tite, de um Cuca ou até de um Marcelo de Oliveira. Ou seja. De alguém que já dirigiu muitos clubes com sucesso e tem bagagem para ocupar o cargo.
* DUNGA só foi técnico duas vezes (da Seleção e do Inter) e em nenhuma delas justificou sua indicação. Fracassou em 2010 e quando assumiu o Inter, seu clube de coração, também só fez besteiras. Além disso, há o outro lado, que deveria ser levado em consideração.
* A PERSONALIDADE de Dunga é controvertida. Ele odeia imprensa. Se relaciona mal com ela. Como consequência, provoca uma onda de descontentamentos entre os profissionais que são escalados para cobrir a Seleção e um ambiente negativo para realizar seu trabalho.
* DURANTE o período em que dirigiu a seleção, teve vários atritos com repórteres e comentaristas. Quase saiu no braço com alguns. Tudo isso deve voltar a ocorrer com sério dano ao ambiente que deveria ser agradável para comissão técnica, jogadores e imprensa esportiva.
Gilmar Rinaldi: 15 anos como empresário e agora no comando da Seleção?

Gilmar Rinaldi: 15 anos como empresário e agora no comando da Seleção?

* E COMO acima dele estará Gilmar Rinaldi, que é empresário e não sabe nada do cargo que ocupa, as coisas ainda poderão ficar piores durante os períodos em que a Seleção se reunir. Pior ficará se Dunga indicar Jorginho como seu assessor direto. Tomara não aconteça.

* JORGINHO é daqueles que misturam religião com futebol, que joga o elenco da Seleção contra a imprensa e que também não tem nenhuma condição de ocupar um cargo como esse. Ou seja: se com Felipão foi ruim, com Dunga vai ficar ainda pior. Podem acreditar.
* E O QUE mais preocupa é saber que ao contrário do que ocorreu na Copa de 2014, o Brasil agora vai precisar disputar as Eliminatórias. Uma competição que ficou ainda mais difícil porque nossos vizinhos melhoraram muito no futebol e podem nos criar sérios problemas.
* EM RAZÃO disso, não se surpreendam se o Brasil até ficar fora da próxima Copa (o que aconteceria pela primeira vez na história). Mas com Dunga e Gilmar Rinaldi no comando, não vejo outro futuro para a “amarelinha”. Ou será que Dunga vai me provar que estou errado?
* AH, ANTES que eu me esqueça. Dunga costuma dirigir a Seleção como se fosse um General do Exercito. Ele fecha a concentração, proíbe contatos de atletas com quem quer que seja e dá poucas folgas. Ao contrario do que Alemanha e Holanda fizeram na Copa 2014.
* OS ALEMÃES mantiveram contato permanente com as torcidas do Brasil e da própria Alemanha. Assim também fez a Holanda. Até as famílias dos jogadores ficaram juntos com eles no Hotel onde estiveram concentrados. Dunga jamais faria algo igual. Ele é “quadradão”.
* NESTA quarta feira o Atlético Mineiro recebe o Lanus, no Mineirão, na grande final da Recopa Sulamericana. No jogo de ida o Galo mineiro venceu por 1 a 0, o que o coloca como grande favorito na disputa desta Copa. Em tese, o Atlético levanta mais um troféu nesta partida.
* TEREMOS um meio de semana sem jogos pelo Brasileirão Séries A e B. Em compensação, no sábado, haverá rodada cheia da segundona e, no domingo, rodada cheia da primeirona. A série B vai para sua décima terceira rodada com mais dez jogos. Será uma maratona.
* VÃO JOGAR Oeste x Luverdense, Ponte Preta x Vasco da Gama, Paraná x ABC, Santa Cruz x Ceará, Sampaio Correia x Vila Nova, Icasa x Portuguesa, Joinville x Avaí, Atlético Goianiense x Náutico, América RN x América MG e ainda Boa Vista x Bragantino. Vai sobrar emoção.
* NO MOMENTO os seis melhores times desta série são Ceará, América MG, Joinville, Luverdense, ABC e Avaí. A briga entre eles é forte e não há como dizer no momento qual é aquele que tem maiores possibilidades de ser campeão. Mas todos tem chance de chegar a Série A.
* ENTRE os representantes paulistas o que faz melhor campanha até agora é a Ponte Preta. Os outros oscilam demais e seguem ameaçados pela possibilidade de rebaixamento. A pior performance é, sem duvida, a do Bragantino. Seu futebol é um dos piores da série.
* A MACACA, que gostaríamos de ver de volta a série A, ainda não produziu um futebol para merecer nossa confiança. As vezes seu time tem ótimos momentos mas, de repente, cai de produção e deixa de acompanhar o bloco que está na frente. É preciso mais equilíbrio.
* OUTRA coisa que chama a atenção é a fase negativa dos clubes paulistas neste campeonato. No passado, eles sempre estavam entre os primeiros. No momento, ao contrário, fazem campanha fraca e brigam mais para não serem rebaixados do que para ascender à série A.
* ISSO VEM provar que falta apoio aos clubes do Estado de São Paulo. QUe a FPF não se preocupa muito com cada um deles. Talvez porque Marco Polo Del Nero, que ainda preside a Federação, esteja hoje mais preocupado com a CBF. Será que não é hora de mudar?
* JÁ NA SÉRIE A a situação é bem melhor. Corinthians e São Paulo, por exemplo, brigam entre os primeiros colocados. O Santos também faz boa campanha e corre logo atrás. Só o Palmeiras não brilha com a mesma intensidade porque seu time ainda não atingiu o nivel ideal.
* DE QUALQUER forma, neste ano não há nenhum clube de São Paulo ameaçado pelo rebaixamento como ocorreu em campeonatos passados. Ao contrário. Os quatro clubes que representam o futebol paulista estão bem situados. Mesmo o Verdão que ainda oscila.
* COMO dissemos, a série A terá jogos só no próximo final de semana. Os jogos serão no domingo. Jogam Flamengo x Botafogo, Sport x Atlético MG, Corinthians x Palmeiras um grande clássico), Atlético PR x Fluminense, Cruzeiro x Figueirense, Bahia x Inter, Gremio x Coritiba.
* COMPLETAM a rodada Criciúma x Vitoria, Goiás x São Paulo e Santos x Chapecoense. No clássico, ligeiro favoritismo para o Corinthians que está com seu time melhor arrumado. Em Goiânia, Tricolor tem boa chance de vitória pois atravessa melhor fase do que a do Goiás.
* TAMBÉM aposto numa vitória santista diante da Chapecoense. Time de Oswaldo de Oliveira vem fazendo boa campanha e está muito bem armado, apesar de ter perdido alguns titulares importantes (Cicero, entre eles). Mas o Peixe tem time para ganhar esta partida.
* MAIS UMA vez o medíocre Felipe Massa sofreu acidente logo na primeira volta de um GP. Acredito que a Williams está arrependida de te-lo contratado. É muito pior do que o Barrichello. Devia pedir demissão e voltar a entregar pizza. F1 não é coisa para Massa. Horrivel.
* TENHO pena do simpático Maguila. Além do Alzahimer, ele passou a ter outros problemas de saúde. Está sofrendo. Peço a Deus que o ampare. Aí está um ser humano que não merecia passar por isso. Lamento também por sua esposa. E o pior. Não há como ajudar.
* ZITO, ex jogador e dirigente do Santos, teve um AVC. Foi hospitalizado e muita gente já se preocupava com sua recuperação. Mas a boa notícia veio. Ontem a informação era a de que Zito conseguiu excelente recuperação e será liberado ainda essa semana. Ótimo.
* MELHOR time do Brasileirão é o Cruzeiro, de Minas, com 25 pontos ganhos. Está cinco pontos à frente do Corinthians, que é o segundo colocado isoladamente. O pior time é o Flamengo que ocupa o último lugar na tabela com apenas sete pontos ganhos. Surpreendente.
* BOM LEMBRAR que o Mengão só ganhou um jogo até agora. Marcou apenas 7 gols e sofreu 19. Ou seja: tem um saldo negativo de doze gols. Não vai ser nada fácil recuperar esse tempo perdido. O Flamengo é neste momento o mais ameaçado pelo descenso no Brasileirão.