Imbróglio! CBF desmente Paysandu e confirma Brasília como campeão da Copa Verde
Entidade assumiu que os jogadores foram inscritos com atraso por conta de um erro em seu sistema
Entidade assumiu que os jogadores foram inscritos com atraso por conta de um erro em seu sistema
Brasília, DF, 21 (AFI) – Depois de muito “diz que me diz”, o imbróglio envolvendo a decisão da Copa Verde parece, finalmente, ter chegado ao fim. Em ofício encaminhado ao auditor da 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Felipe Bevilacqua, a CBF negou que o Brasília tenha atuado com jogadores irregulares, conforme acusou o Paysandu.
“Cumpre-nos esclarecer que os quatro jogadores listados na denúncia referente ao processo 074/2014- 1ª CD, a saber: Gilmar de Oliveira Costa, Igor José Marigo Castro, José Rodolfo Tavares da Silva e Fernando José de Araújo França, tiveram as respectivas prorrogações de contratos de trabalho regularmente registrados. Em razão do nosso sistema de informática, tais prorrogações de contratos foram publicadas no Boletim Informativo Diário (BID), somente em 18 de junho de 2014”, esclareceu Luiz Gustavo Vieira de Castro, Diretor de Registros e Transferências da CBF (veja o documento abaixo da matéria).
A decisão da entidade máxima do futebol brasileiro gerou polêmica na imprensa paraense e, sobretudo, entre os torcedores bicolores. Afinal, durante os últimos meses, inúmeras notícias de que a CBF havia confirmado a irregularidade foram divulgadas. Fato que aumenta suspeitas sobre a própria entidade, que estranhamente assumiu o erro em seus sistema, após muito tempo sem se pronunciar oficialmente.
ENTENDA O CASO
Semanas após a decisão, o Papão, através de seus diretor jurídico, Alberto Maia, fez a denúncia sobre uma possível irregularidade de quatro jogadores do Brasília na final da Copa Verde. Entre eles, estavam o lateral-direito Fernando, o zagueiro Índio, o meia Gilmar e o atacante Igor.
O dirigente, na época, chegou a afirmar ao Portal FI que a própria CBF já havia confirmado a irregularidade. “A CBF confirmou a irregularidade. Agora, estamos no aguardo da Procuradoria (do Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Caberá a ela denunciar ou arquivar o processo”, explicou na oportunidade. “Isso só reflete a realidade dos fatos. A Justiça prevalecerá”, completou.
De acordo com a acusação, Gilmar teria renovado o contrato com o Brasília e não estaria com seu nome incluso no Boletim Informativo Diário (BID). O Colorado tinha prazo para regularizar o novo contrato até às 19 horas do último dia 17 de abril (quinta-feira). No entanto, conforme o documento conseguido pelo departamento jurídico do Bicolor, isso só ocorreu somente às 20h34. Já os demais três jogadores sequer constaram no BID.
Quando a denúncia foi feita, a ferramenta do BID, no site oficial da CBF, não constava contrato entre Gilmar e Brasília. Constava apenas uma rescisão contratual, que fora publicada somente nesta quarta-feira, com o número de inscrição 175936.
Por outro lado, o supervisor de futebol do Brasília, Régis Carvalho tratou com ironia as acusações feitas pelos cartolas do Paysandu. Ao ser questionado sobre a acusação de que o lateral-direito Fernando, o zagueiro Índio, o meia Gilmar e o atacante Igor não estavam regularizados, o dirigente atacou o rival.
“Eu sento e dou gargalhada . Continuo a chamar o Papão de bobão. Eles tomaram duas ‘porradas’ (sic) no ano do centenário e, agora, estão querendo tumultuar. Sinceramente, não sei o que eles estão querendo. Acho que querem desviar o foco pela derrota para o Remo”, disparou Carvalho, na época ao Portal FI.
Com a decisão, fica valendo o resultado de campo. O Colorado acabou com o título da Copa Verde e também com a vaga à Copa Sul-Americana de 2015. O time candango foi campeão, após vencer os paraenses nos pênaltis, por 7 a 6, no Mané Garrincha. Na ida, o Papão venceu por 2 a 1, mas na volta perdeu pelo mesmo placar.
Confira abaixo o documento emitido pela CBF:






































































































































