Copa Paulista: Santo André aposta na categoria de base

O projeto “Jovem Santo André" foi fundamental para o surgimento de novos atletas

Utilizando de vários nomes jovens no time profissional, o Santo André colhe em 2014 os primeiros frutos da reformulação nas categorias de base

0002050015236 img

Santo André, SP, 24 (AFI) – Utilizando de vários nomes jovens no time profissional, o Santo André colhe em 2014 os primeiros frutos da reformulação nas categorias de base. Tradicional como clube formador de novos jogadores, o Ramalhão aposta na mescla de nomes experientes com outros que estão surgindo agora no mundo da bola para conquistar a Copa Paulista.

Baseado nos resultados atingidos no início dos anos 2000, a agremiação do Grande ABC se espelha naquele momento para obter novas glórias. Na época citada, o projeto intitulado de “Jovem Santo André”, foi fundamental no surgimento de atletas como Junior Costa, Alex Bruno, Gabriel, Ronaldo, Tássio e tantos outros que estariam presentes no próprio título da Copa do Brasil em 2004.

Jogadores da base do Santo André

Jogadores da base do Santo André

Atualmente, fazem parte do elenco dirigido pelo técnico Ivan Izzo nessa condição, o goleiro Guilherme, o lateral-direito Carlinhos, o zagueiro Caio, o volante Dudu e o atacante Guilherme Garré. Além destes, estão também no grupo o ala-esquerdo Paulo e os meio-campistas Jean e Lucas Gomes, que inclusive foram titulares no final de semana passado diante do Juventus.

De acordo com o diretor das categorias de base, Ari Mantovani, a utilização desses nomes pelo profissional comprova o resultado do planejamento feito pelo clube para resgatar a condição que sempre sustentou: a de time revelador. “Esse é o resultado do trabalho que iniciou há pouco mais de um ano. Tivemos dificuldades no início, pois os resultados são conquistados em longo prazo, e é preciso fazer primeiro a lapidação do jogador antes de prepará-lo fisicamente e tecnicamente”, explicou o dirigente.

Neste ano, o Ramalhão voltou a disputar o Campeonato Paulista nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, além do próprio Sub-20, remanescente da temporada passada. E foi com a sua equipe de juniores que, o Ramalhão conquistou em 2014, o título dos Jogos Regionais de maneira brilhante, quando goleou o São Vicente na final pelo placar de 6 a 0.

Em busca de revelar novos valores como Ricardo Goulart, Pará, Nunes e tantos outros, o Santo André colhe aos poucos os frutos da reestruturação feita em suas categorias de base.