São Paulo dá troco no Criciúma e avança na Copa Sulamericana

A vitória por 2 a 0 foi conquistada pelo Tricolor com toda justiça. Um gol contra e outro de Kaká deram vaga ao Tricolor

Depois de perder o jogo de ida para o Criciúma, por 2 a 1, o São Paulo deu o troco em seu adversário dentro do Morumbi na noite de quinta e garantiu na próxima fase da Sulamericana

0002050026656 img

Depois de perder o jogo de ida para o Criciúma, por 2 a 1, o São Paulo deu o troco em seu adversário dentro do Morumbi na noite de quinta e garantiu vaga na próxima fase da Copa Sulamericana (próximo jogo só será disputado no começo de outubro). A vitória por 2 a 0 foi conquistada pelo Tricolor com toda justiça.

Kaká marcou um dos gols da vitória, por 2 a 0, sobre Criciúma que valeu vaga na Sulamericana

Kaká marcou um dos gols da vitória, por 2 a 0, sobre Criciúma que valeu vaga na Sulamericana

O Criciúma jogou bem dentro de suas possibilidades, mas quem perdeu o maior número de gols foi o time de Muricy Ramalho. Aliás, se esse volume ofensivo realmente valesse, o São Paulo teria vencido o jogo por número muito maior de gols, tal o número de chances que teve à frente do goleiro adversário.

Os melhores em campo pelo Tricolor foram Edson Silva, Tolói, Ganso e Kaká. Os gols foram de Edson, de cabeça e de Kaká, num passe milimétrico de Ganso. Enquanto São Paulo e Criciúma jogavam pela Sulamericana, o Palmeiras disputava a segunda partida com o Atlético Mineiro, em BH, válida pela Copa do Brasil 2014.

O Galo fez prevalecer seu melhor momento e o fato de jogar em casa e venceu por 2 a 0 com toda a justiça. Verdão eliminado e Atlético classificado para enfrentar o Corinthians na próxima fase deste torneio.

C * U * R * T * A * S
* COPA do Brasil teve outros bons jogos no meio desta semana. Um deles foi o disputado entre Corinthians e Bragantino. Timão jogou ofensivamente e matou o adversário. Final justo. Placar final 3 a 1 para time da fiel.
* DESTAQUE foi Renato Augusto. Finalmente ele mostrou um futebol à altura de sua fama. Fez um golaço e coordenou bem o meio campo corintiano. Quem jogou pouco foi Romero. Paraguaio só jogou na estreia.
Mano Menezes só reclama da arbitragem quando perde...

Mano Menezes só reclama da arbitragem quando perde…

* GOZADO. Desta vez o técnico Mano Menezes não reclamou contra a arbitragem. Mesmo no banco, fez menos gestos do que o normal. Parece que começa a aprender que missão de técnico não é pichar juiz.

* O JOGO do Corinthians com o Criciúma, lá em Santa Catarina, domingo à tarde, pela série A do Brasileiro, é dos mais perigosos. É que o time da casa cresce muito quando joga ao lado de sua torcida e pode surpreender o Timão.
* AS QUARTAS de final da Copa do Brasil terá os seguintes jogos: Santos x Botafogo, Cruzeiro x ABC, Flamengo x América RN e Atlético MG e Corinthians. O Peixão ficou com a vaga do Grêmio que foi excluído da Copa por racismo.
* ACRESCENTE-SE a isso o fato do Corinthians estar em fase de muita oscilação, o que prova que até agora o técnico Mano Menezes não achou o time ideal e ainda não tem idéia quem entre seus jogadores deve ser titular.
* PARA os dois times, a vitória será muito importante neste jogo. Para o Criciúma porque o deixará um pouco mais distante do Z4 e para o Corinthians porque o aproximará um pouco mais do G4. A ordem, portanto, é vencer.
Renato Augusto abriu placar para o Corinthians no Itaquerão em cima do Bragantino

Renato Augusto abriu placar para o Corinthians no Itaquerão em cima do Bragantino

*A PRINCIPIO, diria que não há um favorito disparado neste jogo. O elenco corintiano é melhor e sua posição na tabela também, mas o Criciúma vai fazer de tudo para não ser derrotado em casa. Daí o equilíbrio de forças.

* OUTRA partida importante para o futebol paulista é aquela que vai colocar frente à frente São Paulo e Sport Recife, no Morumbi. O Tricolor não perde há cinco jogos. O Sport, ao contrário, não atravessa bom momento.
* EM TESE, dá São Paulo. Ainda mais se Muricy puder colocar em campo seus melhores jogadores. Completo o São Paulo é hoje um dos times mais fortes do campeonato. Desfalcado, no entanto, pode até perder do Sport.
* GANHAR em casa nesse momento é prioridade do São Paulo. Empates ou derrotas só afastarão o Tricolor do líder Cruzeiro e poderá até afastá-lo do G4. Diria até que perder no Morumbi nesse momento seria vexatório.
* O SANTOS joga sábado, na Vila, contra o Vitória, um dos piores times do campeonato. Obrigação é vencer. Se isso acontecer, como se espera (já que o Peixão é o franco favorito) o alvinegro pode até sonhar com o G4.
* NESTE jogo Robinho não vai estar em ação. Ele defende a Seleção Brasileira de Dunga que joga nos Estados Unidos. Um desfalque considerável já que Robinho é no momento o jogador mais importante do time alvinegro.
* SE VENCER essa partida o Peixe pode entrar no G10. Ficará mais distante da zona de rebaixamento e um pouco mais perto do G4. Pela campanha, no entanto, o Santos não mostra até agora que pode chegar naquele grupo.
* PROBLEMA maior do Peixe é a falta de um elenco mais qualificado. Há alguns bons jogadores e no mais o time é constituído por atletas de certa limitação técnica. Isso prejudica o trabalho do treinador pela carência de talentos.

* AINDA assim, importante para o Santos é somar pontos em casa e fisgar alguns fora dela. Pelo menos, se não conseguir vaga no G4 que ainda parece bem difícil, poderá classificar-se para disputar a Copa Sulamericana.

Osvaldo de Oliveira: saída inesperada e estranha do Santos

Osvaldo de Oliveira: saída inesperada e estranha do Santos

* EM TEMPO. Oswaldo de Oliveira foi demitido do comando técnico do Santos. Não me pareceu uma boa medida. Com o elenco que tinha, Oswaldo até vinha fazendo um bom trabalho. Vamos ver agora como o time funciona com novo treinador.

* O SUBSTITUTO de Oswaldo de Oliveira é Enderson Moreira. Em minha opinião, um técnico bem inferior ao Oswaldo. A demissão de Oswaldo foi motivada por não ganhar pontos fora. Isso poderia mudar. O certo seria manter o treinador até o fim.
* O QUARTO clube paulista a jogar será o Palmeiras que encara o Atlético Paranaense em Curitiba. Nem o Furacão, nem o Verdão atravessam bom momento. Tanto que o time paulista até demitiu o técnico Gareca.
* ESSA medida tomada pelo presidente Paulo Nobre pode ajudar ou mesmo prejudicar o time. Nem sempre a mudança de treinador melhora alguma coisa. A esperança é que as coisas mudem para melhor já neste jogo.
* FIQUEI em dúvida se realmente a medida certa era demitir o treinador argentino. Talvez tenha sido precipitação. Mas já que a providência foi tomada, esperamos que a mudança seja benéfica para o Verdão.
* MAIOR problema palmeirense, no entanto, é a falta de um melhor elenco. Não há boas opções nem para escalar um time titular. Pior ainda é quando o técnico precisa fazer alguma alteração. O banco de reservas é fraco.
* INDEPENDENTE disso, seria fundamental para o Palmeiras vencer o Atlético. Sei que era missão dificílima, mas é preciso vencer. Com a derrota, por 2 a 0,, o Verdão pode se enterrar no Z4. Para sair de lá será um sofrimento.
Dorival Júnior: missão difícil no Palmeiras

Dorival Júnior: missão difícil no Palmeiras

* NOVO treinador do Palmeiras é Dorival Junior. Um técnico que conhece bem o clube por dentro e por fora. Problema é que no Rio ele chegou a dirigir três times que estavam para cair e só conseguiu salvar um. Será que ele salva o Palmeiras?

* ALÉM desses jogos o Brasileirão ainda terá mais seis jogos. No sábado, Flamengo x Grêmio e Chapecoense x Goiás. Favoritismo do Mengão é do time de Chapecó. No domingo um belo jogo entre Fluminense e Cruzeiro.
* TIME mineiro não contará dois jogadores chaves que poderão enfraquece-lo. Numa dessas, por jogar em casa o Tricolor carioca aumenta suas possibilidades de vitória. Em BH, o Atlético faz jogo bem igual com o Botafogo.
*O BAHIA recebe o Coritiba. Dois times em má fase e bem ameaçados pelo descenso. Única vantagem baiana é jogar em Salvador. Em Porto Alegre, o Internacional recebe o Figueirense. Se der a lógica, ganha o Colorado.
*A SÉRIE B também terá jogos neste final de semana. Na sexta, o Icasa enfrenta a Ponte Preta, de Campinas. No sabado, o Náutico encara o Bragantino. Jogo bem igual. O Avaí que vem de goleadas recebe o América RN.
* O ABC enfrenta o Santa Cruz. Jogo bom, bem disputado. Tudo pode acontecer. O América MG encara o Vasco que trocou de técnico. Não há favorito. O Oeste recebe o Ceará, que é favorito. A Luverdense encara o Vila.
Adalberto Preis, vice do Grêmio, ridículo ao falar que Aranha simulou ato de racismo

Adalberto Preis, vice do Grêmio, ridículo ao falar que Aranha simulou ato de racismo

* O MEDIOCRE vice-presidente do Grêmio, Adalberto Preis, disse em Porto Alegre que “Aranha, goleiro do Santos, encenou reclamação de racismo”. Que isso, cartolinha tricolor. A TV mostrou tudo. Foi tudo ao vivo e a cores. Como desmentir a imagem seu trouxa?

*QUEM lê sobre esportes diariamente ou vê programas esportivos de rádio e tv deve estar ao par da entrevista bombástica que o presidente Mario Gobbi deu a TV Gazeta nesta semana. Na entrevista ele repete tudo o que venho dizendo há meses.
* GOBBI deixou claro que o Corinthians está no fundo do poço. Que não tem dinheiro para nada. Que tudo que entra nas bilheterias do Itaquerão é repassado para o fundo criado pela Oderbrech, com a ajuda de Andres Sanchez, ex-presidente do clube.
* ELE NÃO afirmou, mas nas entrelinhas ele reconhece que Sanchez é o grande culpado do desencontro financeiro que o Corinthians vive nesse momento e que nos próximos sete anos, fazendo muita poupança, talvez o Timão saia desse inferno astral.
* CONFIRMANDO isso tudo, o conselheiro Roque Citadini, que já foi vice de futebol na época Alberto Dualib, até acrescenta mais coisas que deixam Sanchez numa situação bastante difícil perante o clube e o torcedor corintiano.
* ELE QUE batia no peito e dizia que iria colocar o Corinthians entre os primeiros clubes de futebol do mundo, cometeu erros gravíssimos e enterrou o alvinegro financeiramente. O Corinthians está falido. Não tem mais como investir.
Andres Sanchez entregou o Itaquerão à construtora Oderbrecht

Andres Sanchez entregou o Itaquerão à construtora Oderbrecht

* ENQUANTO isso Andres Sanchez argolou-se na Oderbrech e no PT para eleger-se deputado federal e deu uma rasteira em seus companheiros de diretoria, na torcida que acreditou nele e no próprio clube que ele dizia amar de paixão.

*TUDO mentira. Sanchez só pensou nele. Usou o Corinthians até onde pode e agora usufrui do dinheiro que faturou. Posso até estar enganado, mas ele deve até ter parceria com a Oderbrech. Ou estou errado? Cabe a ele responder. Se é que tem coragem.
* ACRESCENTO ainda que tudo que denunciei, aconteceu. O terreno onde está o estádio Itaquerão não é do Corinthians. É de uma empresa que, segundo dizem, pertencem a testas de ferro do Andres. O estádio também não é do clube.
* O ITAQUERÃO custou mais de um bilhão e duzentos milhões para ser construido, e pertence na verdade a Oderbrech, ou a um fundo gerido por ela. Enquanto o Corinthians não pagar essa dívida, tudo que existe dentro do Itaquerão é daquela Construtora.
* SANCHEZ deu, como se diz na gíria “um passa moleque” no Corinthians, exatamente como fez seu “amigo” Lula, em relação ao seu eleitorado. Lula mentiu, se fez de bobo, criou os mensaleiros e disse que “não sabia de nada”. Agora, Sanchez diz o mesmo.
* SOUBE que um grupo de gente honesta e corintiana de verdade se prepara para tirar Sanchez e Gobbi definitivamente do Corinthians e assumir o comando do clube com a maior seriedade possível. Espero que dê certo. O clube merece sair do buraco.
Carlos Miguel Aidar: 520 milhões para reformar o Morumbi

Carlos Miguel Aidar: 520 milhões para reformar o Morumbi

* CARLOS Miguel Aidar, presidente do São Paulo, criou novo projeto para renovar o Morumbi. Em tese a obra vai custar 520 milhões. A construtora que vai assumir a mudança já foi escolhida. Também a empresa que vai cuidar dos shows.

* EM OUTUBRO o projeto será colocado em votação junto ao Conselho Deliberativo do São Paulo. Se aprovado, obras podem começar em seguida. Já há patrocinadores bastante interessados. Aidar promete também mudanças administrativas.
* O REGISTRO do jogador Petros foi feito de forma errada e o Corinthians pode ir a julgamento no STJD. Há possibilidade de que o time da fiel perca até vinte e um pontos, o que o levaria a parte mais baixa da classificação do campeonato.
* NESTE caso, a ameaça de novo rebaixamento seria real. Departamento jurídico do Corinthians já começou a trabalhar em cima do caso para tentar safar o clube dessa enroscada. Mais uma falha ridícula da diretoria comandada por Mario Gobbi.
* SELEÇÃO Brasileira faz amistoso nesta sexta feira, a partir de 22 horas, em Miami, EUA, contra a Colômbia. Será o primeiro jogo sob o comando de Dunga, que voltou a ser técnico da Seleção no lugar de Felipão.
* VOCES sabem que eu não gosto de Dunga como treinador. E não acredito em seu sucesso nesta segunda chance que lhe deram. Mas como é ele o treinador, devemos respeitar a escolha e torcer para que dê certo.
Dunga recomeça na Seleção Brasileira sem nenhum carisma

Dunga recomeça na Seleção Brasileira sem nenhum carisma

* CURIOSAMENTE o time que Dunga promete colocar em campo, é baseado exatamente naqueles que trabalharam na última Copa com Felipão. Uma ou outra alteração, mas a base é a mesma. Dará certo???

* VEJAM o time inicialmente escalado por Dunga: Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz e Filipe Luiz; Gustavo, Ramires, William e Oscar; Neymar e Diego Tardelli ou Robinho (acho que Tardelli começa o jogo).
* NUMA análise sobre esses jogadores, diria que Jefferson é bom goleiro e merece estar lá. Maicon já era. Ramires, William e Oscar, também. São jogadores apenas regulares. Já o Tardelli é bom e pode emplacar.
* A COLOMBIA é um time forte. Já provou isso contra o próprio Brasil. Pode até ganhar do time brasileiro num campo neutro como é o caso de Miami. Em razão disso, não indicaria um favorito. Qualquer resultado é possível.