Corinthians vira e derruba o São Paulo em Itaquera pelo Brasileirão Chevrolet

Foi um belo clássico, com viradas, cinco gols e muita gente nas arquibancadas do Itaquerão, nova casa corintiana

Torcedor que foi ao Itaquerão no domingo à tarde ou que acompanhou o jogo entre Corinthians e São Paulo pela televisão, viu um clássico digno de suas tradições. Foram cinco gols.

0002050030737 img

Torcedor que foi ao Itaquerão no domingo à tarde ou que acompanhou o jogo entre Corinthians e São Paulo pela televisão, viu um clássico digno de suas tradições. Foram cinco gols, bons momentos de lado a lado, uma virada e uma vitória justa para o time da casa. Há quem coloque em cheque a arbitragem, que deu dois penaltis para o Corinthians.

Em minha opinião, no entanto, os dois pênaltis aconteceram assim como os impedimentos cobrados pelos corintianos nos dois gols do São Paulo, não existiram. Os gols do Tricolor foram normais e legais. O primeiro tempo mostrou um São Paulo mais hábil no controle do jogo e mais competente nas jogadas de ataque.

Guerrero fuzilou a defesa sãopaulina e deu a vitória ao Corinthians no clássico do Itaquerão - Rodrigo Gazzanel - Futebol Interior

Guerrero fuzilou a defesa sãopaulina e deu a vitória ao Corinthians no clássico do Itaquerão

O Corinthians, como acontece desde que Mano Menezes assumiu o comando do time, jogou todo fechado, mais preocupado em não tomar do que em fazer gols. Tanto que no esquema idealizado por Mano, só Guerrero ficou à frente. O resto postou-se atrás para impedir o ataque do São Paulo (um dos melhores do campeonato) de realizar suas jogadas.

Problema tricolor foi que, na montagem do time, Muricy Ramalho escalou o superado Luiz Fabiano, um jogador que perdeu os reflexos, não ajuda no combate ao adversário e raramente chuta ou cabeceia à gol. Ainda assim, o São Paulo fez seu gol em cobrança de falta de Kaká que Souza aproveitou bem. O gol de empate do Corinthians saiu na cobrança de um pênalti claro do jovem lateral Auro, que levou a bola com o braço dentro da área.

O desempate a favor do Tricolor aconteceu outra vez em cobrança de falta de Kaká que desta vez foi aproveitado por Edson Silva. A partir daí, o Corinthians procurou forçar mais as jogadas de ataque e, numa delas, Guerrero foi derrubado por Alvaro Pereira dentro da área (o lateral levou o cartão vermelho). Com dez em campo, o time de Muricy Ramalho fechou-se atrás e deu campo para o Corinthians atacar.

São Paulo saiu na frente, mas sofreu dos pênaltis do Corinthians e perdeu depois - Rodrigo Gazzanel - Futebol Interior

São Paulo saiu na frente, mas sofreu dos pênaltis do Corinthians e perdeu depois

Numa de suas jogadas pelo meio, o Timão chegou ao terceiro gol através finalização precisa de Guerrero. Com 3 a 2, time de Mano só segurou a bola, ainda teve um jogador expulso (Fabio Santos fez falta feia em Oswaldo e mereceu o cartão vermelho) mas foi competente para segurar o resultado favorável.

Com a vitória, o Timão melhora sua posição no G4 e se aproxima um pouco mais de Inter e São Paulo. Já o Tricolor, que perdeu do Coritiba no meio da semana, ficou estacionado na vice liderança, agora bastante ameaçado pelo Colorado gaúcho e pelo próprio alvinegro paulistano. Quem vibrou com a derrota são-paulina foi o Cruzeiro, que mesmo derrotado pelo Atlético Mineiro, em BH, continuou líder com sete pontos de vantagem sobre o vice. Para seus torcedores, não podia ser melhor.

C * U * R * T * A * S
* MELHOR jogador do Corinthians foi Guerrero. Fez um gol, sofreu um pênalti e foi decisivo na vitória alvinegra. É um jogador imprescindível para o time de Mano. Danilo, veterano meia, foi outro que brilhou intensamente. Deu ritmo ao time e segurou a bola quando necessário. Fabio Santos fez dois gols de pênalti e deu muito apoio ao ataque. Os demais, estiveram num mesmo nível técnico.
* NO SÃO PAULO o melhor foi Souza. Ganso não apareceu muito e Kaká aplicou-se muito, cobrou duas faltas que resultaram em gols, mas não brilhou como se esperava. Alan Kardec esforçou-se mas acabou dominado pela defesa alvinegra. Alvaro Pereira, que tem sido elogiado pela imprensa e pela torcida, não esteve numa boa tarde. Fez inclusive um pênalti que deu gol ao Corinthians. Um fiasco.
* ESTE foi o primeiro clássico entre Corinthians e São Paulo no Itaquerão. Primeiro clássico e primeira derrota. A semana também não foi boa para o Tricolor paulistano. Em quatro dias perdeu dois jogos e teve sua invencibilidade quebrada pelo Coritiba. Agora vai jogar duas partidas em casa. Pega Flamengo e Fluminense na sequência. É a chance de reagir. Mas precisa se reequilibrar emocionalmente.
* QUEM mais ganhou com a vitória do Corinthians não foi o time, mas o técnico Mano Menezes. Ele estava na marca do pênalti e se perde o clássico certamente seria demitido. Como venceu um adversário tradicional, ganhou fôlego para continuar por mais algum tempo. Particularmente, acho péssimo para o Corinthians, porque Mano não está em boa fase e ainda vai prejudicar mais o Corinthians.
* ARBITRO do clássico foi Luiz Flavio de Oliveira. Nada a contestar. Marcou dois pênaltis legítimos para o Corinthians. Expulsou Alvaro Pereira e Fabio Santos com justiça. Nos dois gols do São Paulo, corintianos reclamaram impedimento que não houve. Nisso, Luiz Flavio também acertou. Ele sai de cabeça erguida do jogo. Numa partida difícil e nervosa, ela fez muito bem a parte que lhe competia.
* O PALMEIRAS passou por tremendo vexame na tarde do último domingo. O Goiás deitou e rolou e impôs uma elástica goleada ao time dirigido por Dorival Junior. Na última coluna, eu mesmo reconheci que o Verdão tinha melhorado sob o comando deste novo técnico. Mas em Goiânia, todo o time foi um desastre completo. Não sobrou ninguém para contar história. Uma derrota histórica e justa.
* NESTA partida o Palmeiras não foi um time, mas um amontado de jogadores. Ninguém se entendeu em campo. Os gols foram saindo e ninguém sabia o que fazer. Parecia o Brasil diante da Alemanha na última Copa do Mundo. Não dava para entender o que acontecia até porque, no papel pelo menos, os dois elencos não são assim tão diferentes. Mas o Goias venceu e convenceu. Foi um passeio de bola.
* COM o resultado o Palmeiras fixou-se na última colocação. Também se firmou como time que mais perdeu no campeonato e o que mais gols sofreu. Situação verde é precária, é assustadora. Esse time está jogando ainda pior do que aqueles que caíram para a segundona anos atrás. Não há espírito coletivo, falta qualidade técnica e a auto estima está lá no fundo do buraco. Assim, vai cair mesmo.
* SÓ PARA confirmar o resultado de Goiânia, Serra Dourada: Goiás 6 x Palmeiras 0. Acho que nem o mais fanático torcedor do Goiás esperava uma vitória por tamanha diferença. Para o Palmeiras uma derrota que machuca, que desestabiliza. Será muito difícil para Dorival Junior recompor o elenco. Diria até que só um “milagre” salva o Palmeiras da degola. No futebol, o Palmeiras já está rebaixado.
* JÁ O SANTOS fez prevalecer o mando de campo diante do Figueirense. Time praiano não jogou um grande futebol, mas fez o necessário para merecer a vitória diante de um Figueirense que marcou duro, que correu o tempo todo e que tentou de todas as formas faturar ao menos um ponto fora de casa. O Santos conseguiu segurar a pressão e deixou o gramado com vitória por 3 a 1. Um placar justo.
* NESTA vitória o Peixão teve dois grandes destaques. O atacante Robinho, mais uma vez o melhor do time e do campo e o goleiro Aranha, que fez defesas importantes e assegurou a conquista dos três pontos. Aliás, apesar dos problemas que teve nos últimos dias, em especial em Porto Alegre quando foi agredido verbalmente pela torcida do Grêmio, Aranha manteve o alto nível de suas atuações.
* A VITÓRIA santista deve ser comemorada, mas há um problema para o futuro do time. É que o elenco é limitado e não há possibilidade de exigir futebol superior ao que o time tem produzido. Assim, a possibilidade de título e de classificação para a Libertadores está fora dos planos. Negócio é manter o ritmo e garantir vaga na Sulamericana de 2015. Qualquer coisa além disso será uma surpresa.
* O CLÁSSICO Corinthians e São Paulo, como dissemos, terminou 3 a 2 para o Timão. Nos outros três clássicos, vitória do Atlético Mineiro sobre o Cruzeiro por 3 a 2, empate entre Flamengo e Fluminense em 1 a 1 e derrota do Bahia para o Vitória por 2 a 1. Pelo que pude observar, resultados justos e normais. Ninguém foi favorecido. Choro no final do jogo é normal. Os árbitros até que apitaram bem.
*MANO Menezes, mais uma vez, cutucou o São Paulo em sua entrevista final. Por atitudes como essas, de total falta de respeito aos adversários, Mano vai se transformando num tremendo indesejável. Isso além de ter uma imagem bastante controvertida, de um profissional arrogante, que se acha o rei da cocada mas que, na verdade, é um técnico limitado e um homem despresivel.
*DEPOIS da rodada, o G4 do Brasileirão 2014 conta com o Cruzeiro que tem 49 pontos ganhos; o São Paulo é vice com 42; o Inter está em terceiro lugar com 41 e o Corinthians em quarto com 40. No Z4 a situação é a seguinte: Coritiba, Bahia, Criciúma e Palmeiras são os clubes mais ameaçados pelo descenso. O Verdão, por sinal, está cada vez mais perto da degola. Ou reage já ou será rebaixado.
*O CRUZEIRO é o clube com maior número de vitórias, 15. O Palmeiras tem o maior número de derrotas, 13. o Corinthians foi o time que mais empatou, 10 vezes. Melhor ataque é do Cruzeiro com 47 gols. Pior é do Criciúma com 12 gols marcados. Melhor defesa é a do Grêmio que sofreu apenas 14 gols. A pior é a do Palmeiras com 35 gols contra até agora. Isso em vinte e três rodadas disputadas.
*ATENÇÃO para a próxima rodada da série A do Campeonato Brasileiro. Quarta feira – Coritiba x Cruzeiro, Internacional x Criciúma, Bahia x Sport, Chapecoense x Atlético PR, Fluminense x Grêmio, São Paulo x Flamengo, Figueirense x Corinthians. Na quinta feira jogam Botafogo x Goiás, Palmeiras x Vitória e Atlético MG x Santos. Esta será a vigésima quarta rodada do Brasileiro. Restarão quinze.
* NESTES jogos, o Cruzeiro vai ter sérias dificuldades para derrubar o Coritiba, que cresce de produção em casa. O Inter tem velho tabu diante do Criciúma e pode perder pontos. O Bahia faz jogo equilibrado com o Sport. A Chapecoense é favorita diante do Atlético PR. O Flu recebe o Grêmio em jogo igual. O São Paulo deve vencer o Fla e o Corinthians vai sofrer diante do Figueirense.
* JÁ O PALMEIRAS vai tentar a recuperação depois do vexame em Goiânia. O Vitória está em fase ascendente e pode complicar, mesmo dentro do Pacaembu. Já o Atlético MG me parece franco favorito diante do Santos, em BH. Principalmente depois da moral que ganhou com a vitória sobre o seu arqui inimigo, o Cruzeiro. Se o Santos conseguir um empate já será bom demais. Vencer é dificílimo.
* A SERIE B do Brasileirão teve sequencia no ultimo final de semana. Com os resultados dos dez jogos disputados, a classificação mostra o Joinville em primeiro lugar com 46 pontos ganhos. Em segundo está o Avaí com 45. A Ponte Preta é a terceira colocada com 43, seguida pelo Vasco da Gama, que tem o mesmo número de pontos. Estes clubes formam o G4 e, neste momento, são favoritos para o acesso.
* ATRÁS do Vasco está o Ceará que já soma 40 pontos. É um time forte e tem boas possibilidades de ainda entrar no Grupo 4. No Z4 estão Icasa com 21 pontos ganhos, Portuguesa de Desportos com 19, Vila Nova com 17 e América MG com 15. Até agora esses clubes fazem campanha bastante irregular. Mais para baixo do que para cima. A chance de que venham a ser rebaixados este ano é muito grande.
* NESTE momento o Joinville é o clube com maior número de vitórias: 14. A Portuguesa foi quem menos venceu: só três vezes. O Vila Nova é o time que mais perdeu com 17 derrotas. O Ceará foi o time que mais gols marcou: 42. Já o Vila Nova foi o que menos gols fez, 16. O Avaí sofreu apenas 21 gols e tem a defesa menos vazada. Oeste, Portuguesa de Desportos e Vila Nova sofreram 37. Os mais vazados.
* A VIGÉSIMA quinta rodada do campeonato será disputada nesta terça feira. Vamos aos jogos: Bragantino x Icasa, Paraná x Avaí, Joinville x América MG, Vila Nova x Ponte Preta, ABC x Atlético Goianiense, Boa Esporte x Luverdense, Portuguesa de Desportos x Náutico, Santa Cruz x Oeste, Sampaio Correia x Vasco da Gama e Ceará x América RN. Depois dessa, faltarão mais treze rodadas para chegar ao final.
* EM TEMPO. A Ponte Preta firmou-se no G4. Neste meio de semana encara o Vila Nova, com boas possibilidades de vencer (tem mais time). Se o fizer pode até igualar o Joinville, atual líder, que tem quarenta e seis pontos ganhos (a Macaca está com 43). O Vasco é outro clube que nas mãos de Joel Santana promete subir de produção. Neste inicio de semana encara o Sampaio, fora de casa. Pode até ganhar.