América-MG x Portuguesa – Caberá ao Coelho a missão de reviver a Lusa?

O clube mineiro, por sua vez, quer a vitória para seguir sonhando com o G4

O clube mineiro, por sua vez, quer a vitória para seguir sonhando com o G4

0002050035022 img

Belo Horizonte, MG, 10 (AFI) – Em busca do impossível, a Portuguesa tenta reviver no Campeonato Brasileiro da Série B para seguir lutando contra o rebaixamento. Essa sobrevida pode vir já neste sábado, no confronto diante do América-MG às 16h, na Arena Independência, Belo Horizonte, pela 29ª rodada.

Após ser rebaixado à Série B nos tribunais por escalar o jogador Heverton de forma irregular, a Portuguesa conseguiu chegar no fundo do poço e está muito próximo da Série C. A Lusa é o lanterna com apenas 21 pontos, a 12 do Paraná, primeiro time fora do descenso. O clube paulista precisa vencer oito dos dez jogos restantes para escapar da queda. Uma vitória já não acontece há nove rodadas.

O América-MG tem muito em comum com a Portuguesa. O Coelho também foi punido pelo STJD e perdeu 21 pontos por ter escalado o lateral Eduardo irregularmente. O clube mineiro, porém, recuperou 15 pontos e ainda sonha com o G4, mesmo que seja muito difícil, já que soma 38 pontos na tabela, a dez do Joinville e a 11 do Avaí, times que estão no pelotão da frente.

MEIA NÃO JOGA NO COELHO?
A quinta-feira foi de trabalho intenso no CT Lanna Drumond. Após a goleada sobre o Náutico por 4 a 1, na terça-feira à noite, na Arena Pernambuco, o elenco do América-MG voltou aos treinamentos para o próximo compromisso da Série B, que será neste sábado, às 16h10, contra a Portuguesa, no Independência. Enquanto os titulares faziam trabalho regenerativo na Academia do CT, os atletas que não atuaram ou ficaram na reserva no último jogo participaram de um coletivo contra a equipe Sub-20 do Coelho, que disputa o Hexagonal Final do Campeonato Mineiro.

0002050035022 img

O técnico Givanildo Oliveira segue na preparação do time para manter o embalo no campeonato e continuar na corrida pelo G4. O América está na nona posição a dez pontos da zona de acesso. Com chances matemáticas de subir, os atletas do Coelho vão fazer de tudo para somar o máximo de pontos possíveis e lutar até o fim pelo acesso à Série A, como afirmou o volante Andrei Girotto.

“É real (o objetivo) a cada jogo. Enquanto tivermos chances, nós temos que enfrentar o adversário e seguir ganhando. A cada rodada que passar, tendo chances, a gente tem que jogar para vencer, somar pontos e diminuir a diferença do grupo da frente, e quando menos se esperar estaremos lá em cima para buscar a vaga no G4”, disse Girotto.

Givanildo Oliveira não poderá contar com o lateral Elsinho, que se recupera de um problema crônico no púbis. Com isso, Pablo deve ser novamente o dono do lado direito de campo. A outra mudança gira em torno de Renan Oliveira. O meia estava com dores na virilha e a tendência é que desfalque a equipe diante da Portuguesa. Caso isso se confirme, Tchô fica com a vaga.

DESTAQUE CONFIRMADO!
Desde que assumiu a Portuguesa, o técnico Vagner Benazzi nunca escondeu a importância de Gabriel Xavier para a equipe. O jogador, porém, sofreu com lesões, mas enfim está recuperado e pronto para ajudar a equipe a sair da atual situação em que aparece. A Lusa esta na lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B e precisa de um milagre para escapar do rebaixamento.

0002050035023 img

Para o confronto diante do América-MG, marcado para este sábado, na Arena Independência, o treinador já confirmou a presença de Gabriel Xavier entre os titulares e deve mudar o esquema tático da equipe. Antes no 4-4-2, a Lusa atuará no 4-5-1, com apenas Bryan Aldave isolado no setor ofensivo. O jogador disputava a vaga na frente com Jânio e Bruno Morais, mas acabou levando a melhor, assim como o meia.

A outra novidade na Portuguesa é Jocinei. O jogador volta a figurar entre os titulares. Quem acaba perdendo o lugar na equipe é o meia Léo Costa. Por sua vez, a dupla defensiva segue formada por André Astorga e Arnaldo. O treinador conta também com o hipnologo para ajudar a salvar a Lusa.

“O Gabriel Xavier estava voltando aos poucos. Ainda não estava 100% por conta de uma lesão, mas agora já pode suportar os 90 minutos. Ele é um jogador importante, que pode fazer a diferença. Acredito também que possa melhorar nosso setor ofensivo, que está devendo nesses últimos jogos”, afirmou Benazzi.