Palmeiras dá virada no Grêmio e salva a honra dos paulistas na 28.ª rodada do Brasileiro Chevrolet

Palmeiras virou em cima do Grêmio, no Pacaembu, enquanto Corinthians, São Paulo e Santos perderam fora de casa

Os grandes clubes paulistas que ameaçaram uma reação nas duas últimas rodadas do Brasileirão, voltaram a perder jogos e a decepcionar o torcedor paulista no último final de semana.

0002050035498 img

Os grandes clubes paulistas que ameaçaram uma reação nas duas últimas rodadas do Brasileirão, voltaram a perder jogos e a decepcionar o torcedor paulista no último final de semana. A exceção foi o Palmeiras que no sábado à noite, no Pacaembu, derrubou o Grêmio, de Felipão, por 2 a 1, e de virada.

Depois do gol gremista, a reação palmeirense foi vigorosa e empolgou seu torcedor. Valdívia deitou e rolou no meio de campo e os garotos lançados por Dorival Junior brilharam intensamente. A vitória foi justa e importante, porque, com ela, o Verdão ficou ainda mais longe da zona do rebaixamento e já começa até a sonhar mais alto (quem sabe uma vaga na Sulamericana).

Palmeiras foi guerreiro para virar em cima do Grêmio, do técnico Felipão

Palmeiras foi guerreiro para virar em cima do Grêmio, do técnico Felipão

Mas se o Palmeiras deu alegria, Corinthians, São Paulo e Santos levaram suas torcidas ao desespero. O Timão voltou a apresentar um futebol irregular, onde nem sua defesa jogou o de costume. O Botafogo carioca fez 1 a 0 em cobrança de pênalti e depois segurou o resultado até o final, numa demonstração incrível de raça e aplicação de seus jogadores.

Já o São Paulo, até mandou no jogo no primeiro tempo da partida disputada em BH, mas entregou-se no segundo tempo quando o Atlético jogou mais e mereceu o gol que lhe deu a vitória (com essa derrota o Tricolor paulista perdeu a vice liderança do campeonato). O Santos, por sua vez, que vinha num crescendo nas últimas rodadas, foi uma equipe tímida e pouco inspirada diante do Criciúma, de Santa Catarina.

Criciúma saiu da lanterna ao bater o Santos, por 3 a 0, em Santa Catarina

Criciúma saiu da lanterna ao bater o Santos, por 3 a 0, em Santa Catarina

Já no primeiro tempo o placar mostrava 2 a 0 para o time da casa, numa demonstração da superioridade técnica do time mandante sobre o visitante. No final, deu Criciúma na cabeça por 3 a 0, o que melhorou um pouco sua situação na tabela de classificação do campeonato. O Santos, por sua vez, que sonhava encostar no G4, decepcionou inteiramente seu futebol não esteve nem perto do que produziu em rodadas anteriores Importante acrescentar ainda que o São Paulo jogou sem boa parte de seus titulares e, por isso, tem uma boa desculpa pela derrota.

O Corinthians também sofreu sem alguns titulares, mas diante de um Botafogo em crise e nas últimas colocações, poderia muito bem ter imposto seu jogo e faturado mais três pontos. No Palmeiras o que se percebe é que Dorival Junior achou seu caminho e, com certeza, vai salvar seu time do rebaixamento. E o Santos provou o que sempre disse por aqui. É time para ficar no meio da tabela. Sem chances de disputar títulos ou conseguir uma vaga na Libertadores.

C * U * R * T * A * S
* O SÃO PAULO perdeu a vice liderança do campeonato ao ser derrotado na tarde de domingo pelo Atlético, em Minas, por 1 a 0. Exibição tricolor não foi totalmente negativa. No primeiro tempo, inclusive, jogou melhor que o Galo e teve chances para abrir o placar. Faltou competência ao atacante Pato para colocar o São Paulo à frente. No segundo tempo o Atlético cresceu, fez o seu gol e garantiu a vitória.
* ESSE resultado rebaixou o Tricolor para o terceiro lugar da tabela. O segundo está com o Inter, de Porto Alegre, que bateu no Fluminense, lá no sul, por 2 a 1. Diferença de Inter e São Paulo é de 1 ponto. O que mudou foi a diferença para o Cruzeiro, que já chegou a ter dez pontos de vantagem, mas, ao perder para o Flamengo na tarde de domingo, ficou a apenas seis. Começa a ficar preocupado.
São Paulo não conseguiu segurar o Atlético Mineiro, que entrou no G4

São Paulo não conseguiu segurar o Atlético Mineiro, que entrou no G4

* DE QUALQUER maneira a vantagem do time mineiro sobre Inter e São Paulo ainda é muito boa. O Tricolor, por sinal, sofreu com os desfalques, já que não contou com Kaká, Toloi, Alvaro Pereira, Souza e Ganso. Todos eles, com exceção a Ganso, vão continuar fora diante do Huachipato, quarta-feira desta semana, lá no Chile, pela Sulamericana. Ganso, por sinal, fez muita falta ontem diante do Atlético.

* NUMA análise severa do futebol exibido pelos jogadores do São Paulo diríamos que na defesa Edson Silva foi o melhor. No meio campo, ótima apresentação de Denilson. Maicon fez bom primeiro tempo mas cansou. Michel Bastos também jogou um bom futebol enquanto teve fôlego. Decepções foram Pato e Alan Kardec, os piores do time. Alias, esse Kardec está devendo futebol há muito tempo.
* A TORCIDA do São Paulo gritou o nome de Luis Fabiano e ele entrou em lugar de Pato. Para não fazer nada. Pelo menos não foi expulso, mas seu futebol esteve muito aquém do que já produziu um dia. Eu não o manteria no time e muito menos no elenco. Não entendo os gritos da torcida do São Paulo que sempre pedem sua presença no time. Ele não serve mais. Não ajuda e só atrapalha seu time jogar.
* O SANTOS foi decepcionante em Criciúma. Todo mundo bateu cabeça. Ninguém se salvou. A defesa fez agua por todos os lados. Tanto que levou três gols. O meio campo nada produziu e o ataque foi engolido pela defesa adversária. O técnico Enderson Moreno ainda tentou algumas alterações, mas nada funcionou. Leandro Damião que não jogou nada enquanto esteve em campo, foi um dos substituídos. Esse é outro que joga com o nome. Conforme disse o ex presidente do Santos, o Laor, Damião é um pangaré. E é mesmo. Não tem futebol para jogar no Santos, Melhor negociar seu passe.
Santos jogou mal e sua defesa sofreu três gols em Criciúma

Santos jogou mal e sua defesa sofreu três gols em Criciúma

* COM a derrota, o Peixe perdeu a chance de encostar um pouco mais no G4. Agora, está mais distante. Seu objetivo deve ser conseguir uma vaga na Sulamericana do ano que vem. Não dá para atingir nenhum outro objetivo. E mais. Assim que terminar o ano e depois das eleições de dezembro, acho bom a nova diretoria investir forte no elenco. Com o atual, o Santos vai ser apenas um coadjuvante.

* PARA O Criciúma a vitória deu uma aliviada na pressão. Ainda assim, seu time continua entre os quatro piores do campeonato. Seu ataque é muito ruim e foi uma surpresa ele fazer três gols na defesa do Santos. Em tese, ainda é um dos candidatos mais sérios ao descenso. É um time limitado, cheio de falhas individuais. Único que se salva é Luca, que fez um gol e deu assistência para outros dois.
* EU VIVO dizendo que não confio no trabalho de Mano Menezes e muita gente não concorda. Mas na noite de sábado, em Manaus, ele deu mais uma pisada na bola ao armar mal seu time que perdeu para o irregular Botafogo carioca por 1 a 0. O futebol exibido pelo Corinthians foi pífio. Nenhum setor do time funcionou. E olha que o Botafogo teve Bolatti expulso e jogou com dez parte do segundo tempo.
*O GOL botafoguense foi em cobrança de pênalti, que os corintianos contestaram. Foi aquele negócio de bola na mão ou mão na bola, que confunde torcedores, árbitros e imprensa especializada. A verdade é que a bola tocou no braço de Fabio Santos dentro da área e o juiz interpretou como pênalti. Wallyson aos vinte e nove minutos do primeiro tempo cobrou e fez o único gol da partida.
* MANO e seus jogadores não podem crucificar o árbitro, porque tiveram um pênalti parecido diante do São Paulo, que o árbitro também deu e ajudou o Corinthians a fazer seu primeiro gol. Assim, se houve falha no gol de sábado diante do Botafogo, também houve no jogo diante do São Paulo. Numa o Corinthians foi “favorecido”. No outro foi “prejudicado”. Não dá para analisar jogos desse jeito.
Corinthians conseguiu perder para o ex-lanterna Botafogo na Arena da Amazônia

Corinthians conseguiu perder para o ex-lanterna Botafogo na Arena da Amazônia

* A VERDADE é que depois do pênalti pró Botafogo, o Corinthians teve mais de sessenta minutos para tentar igualar o placar ou até reverter o placar favorável ao Botafogo. Mas, por pura falta de competência, não conseguiu. Por isso considero justo o resultado, que tirou o Botafogo da última colocação do campeonato e deixou o Corinthians ainda fora do G4. E ficou fora por seus próprios erros.

* DEVEMOS ainda ressaltar a garra e a vontade demonstrada pelos jogadores do Botafogo, que não recebem há vários meses, tiveram vários companheiros demitidos sem nenhuma razão, mas, ainda assim, honraram a camisa do clube que os contratou. Já do Corinthians devemos mostrar nossa decepção. É um time irregular, pouco confiável. Certamente não terá vaga na próxima Libertadores.
* UMA CURIOSIDADE. O jogo foi em Manaus, Amazonas, à pedido do Botafogo. Presença de público nem foi assim tão grande, mas quem esteve no estádio, em sua maioria, torceu pelo Botafogo. Uma prova de que no norte- nordeste do País a preferência dos torcedores é quase sempre para um time carioca. Nome do árbitro que deu o pênalti e teve boa atuação: André Luiz de Freitas Castro.
*DE VIRADA é mais gostoso. Foi assim a vitória do Palmeiras sobre o Grêmio, sábado à noite, no Pacaembu. Uma vitória suada do time de Dorival Junior, que viu o adversário marcar primeiro através de Barcos em cobrança de pênalti, mas teve competência para virar o placar para 2 a 1, o que o coloca ainda mais longe do grupo mais ameaçado pelo rebaixamento. No momento o Verdão tem 34 pontos.
* O GREMIO, por sua vez, estacionou nos 46. Se vencesse o Palmeiras, ficaria ainda mais perto das primeiras colocações e mais seguro de que terá uma vaga na próxima Libertadores. Mas o Grêmio do sábado não foi o mesmo de rodadas atrás. O Palmeiras, mesmo quando em desvantagem, foi sempre melhor. Por isso não tenho receio de dizer que a vitória palmeirense foi justa e incontestável.
* MELHORES jogadores do Palmeiras foram Prass, João Pedro, Valdívia e Lúcio. No geral, no entanto, não houve nenhum jogador que decepcionasse. Uma prova de que o trabalho de Dorival Junior vem sendo bem feito e que o time está numa fase ascendente que certamente o livrará de vez do rebaixamento nas próximas rodadas. Alias, nessa ascensão, o Verdão pode conseguir vaga na Sulamericana.
* OS GOLS da partida foram marcados por Barcos, em cobrança de pênalti (Valdívia colocou a mão na bola), Mouche e João Pedro. Barcos foi expulso aos 27 minutos do segundo tempo por dar pontapé num adversário. Com dez, o Grêmio caiu de produção e facilitou a virada palmeirense. A vitória sobre o time gaúcho foi a terceira seguida do Palmeiras. Uma prova de que o time encontrou o seu caminho.
* E JÁ QUE falamos do Palmeiras, nesta segunda-feira haverá reunião do Conselho para avalizar as três chapas que pretendem concorrer as eleições do clube. Hoje cada chapa precisa de no mínimo 42 adesões para manter-se na briga. Se uma delas não tiver, estará fora da briga. As eleições oficiais para presidente estão marcadas para o dia 29 de novembro, na sede do clube. A tensão é grande.
Mustafá Contursi apoia Paulo Nobre no Palmeiras

Mustafá Contursi apoia Paulo Nobre no Palmeiras

* AS TRES chapas inscritas são as seguintes. A primeira tem o atual presidente Paulo Nobre como candidato à reeleição. É apoiada por Mustafá Contursi, homem forte no clube. Paulo terá como vice-presidentes Mauricio Galhote, Genaro Marino, Antônio Gesse Ribeiro e Victor Fuges. Todos homens muito ligados ao presidente. À principio, essa chapa é considerada favorita porque é Situação.

* A SEGUNDA chapa é a encabeçada por Luiz Carlos Granieri. Prá mim, a mais simpática. Dizem que se Granieri for eleito a pacificação no clube ficará mais fácil. Estão na chapa como candidatos à vice presidentes Ocimar Morais, Antonio Henrique Silva, Faustino Caputo. Dizem que Granieri entra nessa parada devidamente apoiado pelo ex presidente Della Monica. Não sei se isso poderá ajudar.
* FINALMENTE, a terceira chapa é encabeçada por Wladimir Pescarmona, um homem bastante ligado ao clube e que contará como candidatos à vice presidentes, Luiz Gonzaga Belluzzo, João Gavioli, Carlos Degon e César Lemos (ex-jogador César Maluco). Belluzzo, que já foi presidente do clube, é quem dá força a esse grupo e já tem até projeto para recuperar a imagem do clube em curto espaço de tempo.
* PARA ser sincero, se o eleito não for o Paulo Nobre, que tem direito a uma reeleição, torço pela vitória do Granieri, a quem conheço e em quem confio. Mas não sei se ele conseguirá hoje os 42 votos para manter sua chapa na briga. Se não conseguir, será o confronto entre Paulo Nobre que tem apoio de Mustafá contra Wladimir Pescarmona, que é apoiado por Belluzzo. Duas forças políticas do clube.
* EM TEMPO. Não gosto do Belluzzo. Ele foi presidente e afundou o Palmeiras. Graças à ele o clube ficou extremamente endividado e até hoje não conseguiu se recuperar. A dívida atual, por sinal, está em mais ou menos 380 milhões de reais. Um absurdo. A volta de Belluzzo, mesmo como vice presidente, em minha opinião, seria catastrófica. Mesmo considerando Pescarmona um candidato de bom nível.
Beluzzo é quem assinou contrato com  a W Torres

Beluzzo é quem assinou contrato com a W Torres

* LEMBRO que quem assinou contrato com a WTorres e praticamente entregou o novo estádio de mão beijada para essa Construtora, foi justamente Belluzzo. E o que é pior. Graças ao contrato que ele assinou, o Palmeiras vai pagar jogar em seu próprio estádio. Cada vez que entrar em campo vai desembolsar 200 mil reais. É prejuízo na certa. Mas infelizmente ainda há quem acredite em Belluzzo.

* ESSAS informações são exclusivas da coluna Toque de Bola. Nenhum outro colunista tem. Estamos acompanhando bem de perto o processo eleitoral no Palmeiras e estaremos sempre prontos para divulgar o que for interessante para associados, torcedores e conselheiros do Verdão. Importante para nós é ver o Palmeiras bem dirigido e disputando sempre a série A. Chega de humilhações.
* A SERIE A do Brasileirão só terá sequencia no final desta semana. No sábado jogam Fluminense e Criciúma, São Paulo x Bahia, Goiás x Grêmio e Atlético Mineiro x Chapecoense. No domingo, Palmeiras x Santos, Atlético Paranaense x Flamengo, Internacional x Corinthians, Figueirense x Coritiba, Botafogo x Sport e Vitória x Cruzeiro. Será a décima nona rodada do campeonato. Vão faltar apenas nove.
*A LIDERANÇA do campeonato continua com o Cruzeiro que soma 56 pontos ganhos. O Inter é vice com 50 (seis pontos de diferença). O São Paulo tem 49 e o Atlético Mineiro tem 47 (entrou no G4 no domingo). No Z4 a situação é a seguinte: Bahia e Criciúma com 30 pontos, Botafogo e Coritiba com 29. Pelo visto o Coritiba não vai escapar da degola. É o time que mais ocupa a última colocação.
* NO MEIO desta semana serão disputados jogos pela Copa do Brasil e da Sulamericana. Pela Copa, quatro jogos. Na quarta feira o ABC recebe o Cruzeiro, de quem perdeu por 1 a 0, em BH. Em tese, favoritismo absoluto do time mineiro. O Flamengo, que venceu o América RN em Natal, joga no Maracanã com a vantagem do empate. Deve consegui-lo. Já o Corinthians, encara o Atlético Mineiro em BH.
* NO PRIMEIRO jogo o Corinthians venceu dentro do Itaquerão por 2 a 0. A vantagem é muito boa. Nestas condições acredito que o time de Mano Menezes se classifique para as semifinais da competição. Na quinta feira o Santos que venceu o Botafogo por 3 a 2 lá no Rio, recebe o time da Estrela Solitária, na Vila Belmiro. Tudo indica, mais uma vitória santista e vaga garantida na próxima fase desta Copa.
* PELA SULAMERICANA, o São Paulo joga no Chile, contra o Huachipato. No primeiro jogo, disputado no Morumbi, o Tricolor só conseguiu vencer por 1 a 0 e nesta quarta deve passar bem apertado em território chileno. Ao Sâo Paulo basta um empate para se classificar. O Huachipato precisa vencer por 2 a 0 para garantir a vaga. Se fizer 1 a 0, vai para os pênaltis. Em tese, o Tricolor paulista classifica.
* SELEÇÃO Brasileira passou por cima da Argentina, em amistoso disputado em território chinês. Vitória justa e indiscutível. Uma boa vitória, porque foi contra um adversário sempre difícil e tradicional. Dunga colocou seu time para fazer marcação no campo todo, sem dar chance de contra ataques ao adversário. A Argentina ficou incomodada com isso e o excelente Messi não teve espaço para jogar.
Diego Tardelli e companhia venceram a Argentina de Messi, vice-campeã do mundo

Diego Tardelli e companhia venceram a Argentina de Messi, vice-campeã do mundo

* ENTRE os titulares de Dunga, Diego Tardelli é o que merece maior destaque. Ele fez dois gols e colaborou na marcação ao lado dos homens de meio campo. Ofensiva e taticamente Tardelli foi perfeito e mostrou que pode sim ser o titular da posição nos próximos amistosos. Na zaga, Miranda oscilou um pouco e isso foi preocupante. Neymar foi cassado, mas deu conta do recado. Está em ótima fase.

* ATÉ AGORA o time de Dunga não decepcionou. Nos amistosos anteriores pode-se dizer que os adversários não eram tão competentes. Mas vencer a Argentina, vice campeã do mundo, é um feito que só os bons times conseguem. E o time de Dunga, apesar de estar em fase de construção, aprovou. Digo tudo isso mesmo sendo contra a presença de Dunga no comando da seleção. Mas devo ser justo.
* CURIOSO foi que nem Neymar motivou tanto o público torcedor chinês como Kaká. Quando ele entrou no final do segundo tempo, a gritaria no estádio foi intensa. Ele prova que ainda mantém seu carisma e é hoje a grande atração da Seleção Brasileira, acima até de Neymar. Se vai continuar a ser convocado eu não sei. Mas à principio deve continuar no grupo. E isso fará bem para todos.
* PROXIMO jogo do Brasil será nesta terça, dia 14, em Cingapura, contra o Japão. Em tese, amistoso bem mais fácil do que contra a Argentina. Japoneses correm muito, tem boa armação tática e dão trabalho. Mas se jogar como o fez diante dos argentinos, certamente vai vencer. Depois deste jogo a seleção volta e só terá novos amistosos em novembro. Chance para Dunga fazer mais observações.
Vasco se igualou à Ponte Preta na liderança da Série B

Vasco se igualou à Ponte Preta na liderança da Série B

* SELEÇÃO de vôlei feminino do Brasil perdeu para os Estados Unidos no Mundial deste esporte e perdeu a chance de disputar o título da temporada. Norte americanas foram muito melhores e, por isso, venceram por 3 a 0. Nossas jogadores estiveram muito nervosas durante o jogo e a arbitragem foi falha. De qualquer maneira, não dá para contestar a presença dos Estados Unidos na grande final.

* PONTE PRETA e Vasco estão iguais no número de pontos ganhos da série B do Brasileirão. Ambos tem 54 pontos. O Avaí tem 52 e o Joinville tem 51. O Ceará vem logo atrás com 50. Esses os clubes com chances de subir para a série A em 2015. O campeonato segue neste meio de semana com dez jogos. Será a trigésima rodada com jogos bem importantes. Vão faltar apenas oito rodadas para o final.
* NESTA terça feira jogam Boa Esporte x Vila Nova e Atlético Goianiense x Avaí. Na sexta feira , Portuguesa x Ponte Preta, Icasa x Oeste, Paraná x América-MG. E no sábado completam a rodada Santa Cruz x Vasco da Gama, Sampaio Correia x Náutico, Joinville x Ceará, Bragantino x América RN e ABC x Luverdense. No Z4 estão América RN (30), Icasa (28), Vila Nova (23) e Portuguesa com 21.