Série D: Maior surpresa no acesso, Tombense tem modelo de sucesso de clube-empresa

A cidade de Tombos adotou o time, que se profissionalizou somente em 2000 e chega de forma inédita à Série C do Brasileiro

Que disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro e chegou à conquista inédita de chegar à Série C – a Terceira Divisão do futebol brasileiro. Tombense é chamado de Carcará

0002050037060 img

Campinas, SP, 20 (AFI) – Com certeza a maior surpresa entre os quatro clubes que garantiu o acesso dentro do Campeonato Brasileiro da Série D, neste domingo, foi a Tombense, um clube centenário (fundado em 7 de setembro de 1014), mas pouco conhecido inclusive no futebol de Minas Gerais. Que disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro e chegou à conquista inédita de chegar à Série C – a Terceira Divisão do futebol brasileiro. Tombense é chamado de Gavião Carcará.

Eduardo Uram: planejamento a longo prazo

Eduardo Uram: planejamento a longo prazo

O segredo deste sucesso é simples: trabalho sério, honesto e uma parceria de sucesso com um grupo de empresários, entre eles o carioca Eduardo Uram e o paulista Luiz Roberto Zini, o Nenê Zini. Os dois investem no clube há alguns anos, num modelo bem sucedido de clube-empresa.

Na verdade a união é antiga e começou em 1999 quando as instalações do clube foram todas modernizadas para que em 2000 o clube se profissionalizasse. Na época era um acordo bem formalizado entre Eduardo Uram, da empresa Brazil Soccer e Lane Mendonça Gaviolle, atual presidente.

“Na época a Lei Pelé forçava os clubes a se tornarem

Nenê Zini acompanha o trabalho no futebol da Tombense

Nenê Zini acompanha o trabalho no futebol da Tombense

empresas. E achamos um modelo adequado para um clube de tradição”, explica Lane Mendonça.

EX-CRAQUES E FUTUROS DESTAQUES
Passaram pelo clube jogadores como Leonardo Moura, lateral do Flamengo; Victor Simões e André Lima, do Botafogo, Cícero, do Fluminense, entre outros. O atual elenco é dirigido por um técnico metódico: Eugênio Souza, com boa rodagem pelo futebol mineiro.

Eugênio Souza: comando firme e elogios à estrutura

Eugênio Souza: comando firme e elogios à estrutura

“Nós temos uma estrutura grande numa cidade pequena. Temos campos de treinamento, moradia de qualidade, uma alimentação excelente. E o clube investe no trabalho de base o que vai fomentar o aparecimento sempre de novos jogadores para o próprio clube”, explica Eugênio Souza.

Entre alguns destaques estão os atacantes Daniel Amorim e Elvis. E também o meio-campo Mateus, versátil por atuar tanto como volante como meia. Betinho e Lucas Silva também fizeram uma excelente temporada.

TOMBOS ADOTA O TIME
Para que tudo desse certo era preciso que a cidade abraçasse o time. E isso foi acontecendo aos poucos numa população em torno de apenas 10 mil habitantes e humilde.

Tombos fica na Zona da Mata, a apenas 5 km de distância do Estado do Rio de Janeiro. Mas fica perto de 350 km de distância tanto de Belo Horizonte, capital mineira, como do Rio de Janeiro, capital fluminense. O seu atual prefeito e Oscar José Bastos, do DEM.

Lane Mendonça Gaviolle: presidente que comanda a estrutura da Tombense

Lane Mendonça Gaviolle: presidente que comanda a estrutura da Tombense

Em 2012 foi vice-campeão do Módulo II . Dessa forma, conquistou uma vaga para a disputa do Módulo I do Campeonato Mineiro de Futebol (principal divisão do futebol mineiro) em 2013.

Nesse torneio, o iniciante Tombense fez bonito e se classificou entre os quatro melhores do campeonato, conquistando uma vaga nas semifinais e além disso consegue outro feito inédito que é uma participação em uma competição a nível nacional, o Tombense classifica-se para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 – Série D e termina como vice-campeão do interior. Mas o Tombense desiste de participar da Série D de 2013.

Em 2014 foi o segundo melhor colocado do Campeonato Mineiro do Interior e se classificou para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 – Série D. Agora chegou à Série C.