Campinas, SP, 23 (AFI) – O Corinthians conseguiu o que queria. Venceu o frágil Vitória em Cuiabá, Mato Grosso, por 2 a 1 e voltou a figurar no G4 do Campeonato Brasileiro. A vitoria corintiana foi fácil. O Vitória jamais ameaçou. Fabio Santos e Luciano fizeram os gols alvinegros. A se lamentar o excesso de defensivismo do time de Mano Menezes.
Renato Augusto foi bem de novo na vitória do Corinthians em Cuiabá, na Arena Pantanal
Mesmo diante de um adversário claramente inferior, seus jogadores priorizaram a defesa e ficaram satisfeitos com os dois gols marcados. Pelo visto, Mano Menezes mesmo sendo muito criticado até por torcedores corintianos, não vai abandonar sua maneira defensivista de armar seu time.
O São Paulo, por sua vez, pegou um osso duro de roer em Chapecó. O time da casa correu demais, teve um apoio forte de sua torcida e procurou de todas as maneiras vencer o bloqueio defensivo tricolor. Mas nem mesmo quando Paulo Miranda foi expulso e o São Paulo ficou com dez jogadores, a Chapecoense foi competente para fazer ao menos um gol para sair de campo com os três pontos.
Para o São Paulo, que jogou uma parte da partida com dez, foi um ótimo resultado. Primeiro porque jogar em Chapecó não é fácil para ninguém e segundo porque com o ponto conquistado, ficou isolado na vice liderança do campeonato, um ponto à frente do Corinthians que é o terceiro colocado. O Inter, de Porto Alegre por sua vez, foi ao Rio tentar surpreender o Flamengo, mas não deu conta do recado. O Mengão de Vanderlei Luxemburgo fez dois gols e ganhou mais três pontos que o deixam em situação bastante tranquila na tabela de classificação do campeonato.
Gabriel marcou os dois gols contra o irregular Internacional no Maracanã
O jovem atacante Gabriel, lançado por Luxa, foi o herói do jogo com dois gols. O Santos até jogou bem, mas levou um gol no minuto final da partida em Vila Belmiro e perdeu para o aplicado Fluminense. O Tricolor carioca com isso voltou a ter chance de brigar por vaga na Libertadores. Já o Peixe estacionou na tabela e não parece em condições de brigar por uma das quatro primeiras colocações do campeonato.
O Palmeiras também fez bonito. Mesmo sem seu principal jogador o meia Valdívia, segurou um empate em BH contra o Cruzeiro e ficou um pouquinho mais distante do rebaixamento. Para o torcedor palmeirense, não podia ser melhor.
C * U * R * T * A * S
* O CORINTHIANS jogou como sempre. Todo fechado, preocupado em primeiro não tomar gols para depois tentar faze-los. Para sua sorte, logo no começo Fabio Santos acertou uma pancada da entrada da grande área do Vitória e abriu o placar. A partir daí ficou tudo mais fácil. O Corinthians só precisou administrar o resultado. E não foi difícil, mesmo porque, o Vitória não conseguiu reagir.
Ney Franco é muito ruim
* ALIAS, esse time do Vitória dirigido por Ney Franco é muito ruim. Só um milagre o salvará da degola. Já o Timão, com os três pontos ganhos, entrou novamente no G4 e deu novo ânimo a fiel, que voltou a sonhar com a possibilidade de disputar a Libertadores no ano que vem. O resultado de Cuiabá foi mais do que justo. O Corinthians mandou nos dois tempos de jogo e fez mais um gol.
* O GOL FOI marcado por Luciano (décimo quinto na temporada), em linda jogada de Malcom de calcanhar. Isso aos 35 minutos do segundo tempo. O Vitória diminuiu através Edno, que já jogou no Timão, em cobrança de falta aos 38 minutos. O jogo foi disputado em Cuiabá porque a diretoria alvinegra vendeu a partida para uma empresa de eventos que pagou um milhão de reais ao Timão.
* DEU AZAR. Pouca gente compareceu ao estádio da capital matogrossense. Foram 6.407 pessoas. A renda chegou a 478.500 reais, que não cobriram as despesas. Uma prova de que em alguns Estados brasileiros a fiel não é tão forte assim. Torcedores reclamaram que os ingressos estavam muito caros. Melhores jogadores do Corinthians foram Gil, Fabio Santos, Renato Augusto e Malcom.
Palmeiras foi valente e arrancou ponto valioso do líder Cruzeiro
* O PALMEIRAS também se saiu bem no seu compromisso em Belo Horizonte. Empatou com o líder Cruzeiro em 1 a 1 e teve chance até de vencer a partida. O Cruzeiro, mais uma vez, não jogou aquele futebol que impressionava todo mundo no primeiro turno. Sua equipe está cansada ou virou o fio. Só não perdeu para o Verdão por detalhes. O 1 a 1 foi injusto para o time de Dorival Jr.
* O GOL verde foi marcado por Mouche aos 43 minutos do segundo tempo. Dagoberto empatou aos 47. Foi muito azar. Os melhores jogadores do Palmeiras foram o goleiro Prass, o zagueiro Tobio e o atacante Henrique, que está mesmo em grande fase técnica e física. No Cruzeiro brilharam Everton Ribeiro e Marcelo Moreno. Os dois técnicos trabalharam bem. Dorival um pouco mais inspirado.
* IMPORTANTE destacar que Valdivia não jogou e isso sempre faz a diferença. Acreditamos que se ele estivesse em campo, o Palmeiras teria muito mais chance de vencer a partida. Sem ele, valeu a aplicação e a garra de cada jogador do time paulista. Com mais esse ponto, o Verdão fica um pouco mais distante das últimas colocações. Não é muito, mas a chance de não cair é cada vez maior.
* O SANTOS teve maior volume de jogo do que o Fluminense no jogo de quarta-feira à noite, em Vila Belmiro. Mas, no final, aos 45 minutos do segundo tempo, Kenedy fez um gol para o Fluminense e colocou números definitivos no placar. Foi uma derrota injusta, porque o Santos jogou mais do que o Flu, que só se defendeu e seu defeito foi não ter aproveitado suas chances para fazer os gols.
* ROBINHO foi, mais uma vez, o melhor do Santos e da partida. Ele brilhou intensamente. Desequilibrou. Em compensação, seu companheiro Rildo, foi o pior entre todos os jogadores que estiveram em campo. Com a derrota, o Peixe perdeu a chance de encostar um pouco mais no G4. Já o Fluminense voltou a ter chances de figurar neste grupo que dará vaga para a Libertadores de 2015.
* O TÉCNICO santista levou tremenda vaia e foi chamado de burro, quando sacou Gabigol e colocou Leandro Damião. Esse jogador está tão queimado na torcida santista que, se a diretoria tiver um pouco de bom senso, negocia seus direitos com qualquer clube do Brasil ou do Exterior. Na Vila, certamente, Damião não vai vingar. A diretoria se equivocou quando resolveu contrata-lo.
* O INTER, que lutava para não perder mais pontos nesta fase importante do campeonato, caiu diante do Flamengo, no Rio. Gols de Gabriel. Com a derrota, o colorado cedeu seu posto na classificação para o Corinthians que agora está à sua frente. Mengão jogou bem e mereceu a vitória. Em Criciúma, o time da casa perdeu para o Atlético PR e aumentou sua chance de cair.
Bahia e Atlético-MG fizeram um jogo equilibrado em Salvador na Arena Fonte Nova
* ATLETICO Mineiro perdeu a grande chance de ganhar do Bahia no campo do adversário. Seu time foi bem superior e seu ataque perdeu gols incríveis, um dos quais, de Diego Tardelli, que acabou expulso. Faltou objetividade ao time de Levir Culpi. Já o Bahia, que está fortemente ameaçado pelo descenso, até que conseguiu um bom resultado. Perdia por 1 a 0 e conseguiu chegar ao empate.
* CONFIRA agora os próximos jogos da Serie A do Brasileiro. Sábado – Figueirense x Cruzeiro, Fluminense x Atlético PR, Palmeiras x Corinthians, Chapecoense x Santos, Coritiba x Grêmio, Atlético MG x Sport, Vitória x Criciúma, Internacional x Bahia, Botafogo x Flamengo. Na segunda feira à noite, em dia e horário absurdos, o São Paulo pega o Goiás no Morumbi. Erro grave da CBF.
* COMO vocês perceberam, haverá um clássico paulista nesta rodada de final de semana. Jogam Palmeiras e Corinthians. Valdívia cumpriu suspensão diante do Cruzeiro e volta ao time contra o Timão. Um grande jogo. Deve encher o estádio, mesmo sendo um dia antes das eleições presidenciais. É um dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro. Jogo que ninguém deve perder.
Edgard Junio marcou três gols do Joinville sobre o ABC
* CLUBES paulistas não se deram bem na rodada de meio de semana pela série B do Brasileirão. Só a Ponte Preta venceu. Os outros três perderam. A Macaca derrotou o Avaí, que é um dos integrantes do G4. Bela vitória da Ponte por 3 a 1. O Oeste perdeu em casa para o América RN, enquanto o Braga perdeu do Sampaio Correia fora de casa e a Portuguesa do Paraná, em Curitiba.
* FOI A DÉCIMA primeira rodada do campeonato. Faltam sete para chegar ao final. No G4 estão Ponte Preta com 60 pontos ganhos. Joinville com 57. Vasco da Gama com 54 e Avaí com 52. O Ceará tem 50 e ainda pode tirar Avaí ou Vasco do G4. Time cruzmaltino, por sinal, está em queda vertical. Se bobear pode não subir esse ano. Joel Santana não vem trabalhando bem até agora.
* NO Z4 QUE reúne os piores times da série B estão América RN com 33 pontos, Icasa com 32, Vila Nova com 23 e Portuguesa de Desportos com 21. A Lusa está praticamente rebaixada. Sua chance de reagir já não existe. Em 2015 ela estará na série C do Campeonato Brasileiro. Um vexame catastrófico em sua história. Outro cuja chance de cair é muito grande é o Vila Nova. Difícil escapar.
* A TRIGÉSIMA segunda rodada da Segundona será disputada neste final de semana. Para sexta feira estão programados cinco jogos. Portuguesa de Desportos x Icasa, Avaí x Joinville, América MG x América RN, Ceará x Santa Cruz e ABC x Paraná. No sábado, mais cinco jogos. Braga x Boa Esporte, Vasco x Ponte Preta, Náutico x Atlético GO, Luverdense x Oeste e Vila Nova x Sampaio Correa.
Até o lateral Bryan desencantou na irresistível Ponte Preta que dá pinta de campeã da Série B
* A PONTE faz um verdadeiro clássico contra o Vasco da Gama. Pelo estágio que atravessa, é favorita no jogo. Tem chance de disparar ainda mais no primeiro lugar da tabela de classificação. Para o Vasco é fundamental vencer. Se perde, já abrirá espaço para os que estão logo atrás e, numa dessas, pode iniciar o processo de ficar fora do G4 e perder a classificação para a série A 2015.
* ROGÉRIO Ceni vai ter uma despedida digna de seu prestigio. Diretoria do São Paulo já começou a preparar tudo e vai até convidar um grande time do Exterior para enfrentar o São
Rogério Ceni pode parar com prestígio no São Paulo e recordista de gols
Paulo em fevereiro de 2015, quando o chamado Mito Tricolor, encerrará definitivamente sua carreira. A Penalty, malharia que estava para deixar o clube, entrou na parada e vai ajudar a organizar a festa.
* A PENALTY, por sinal, tem contrato até o final de 2015 com o São Paulo. À principio, ela fica no clube pelo menos até o meio do ano que vem. Se algo não der certo, ela deixa o clube sem brigas e uma outra empresa da área ocupa seu lugar. Dizem que a melhor proposta feita nas últimas semanas para o São Paulo foi da Adidas. Mas a Puma também se interessa e briga para ser escolhida.
* E JÁ QUE falamos no São Paulo, gostaria de lamentar a morte de Manoel Raimundo Paes de Almeida, um dos chamados cardeais do clube. Ele morreu na última terça feira aos noventa e dois anos. Era uma figura extremamente simpática, um gentleman. Conhecia muito sobre futebol. Foi um grande diretor do clube na época em que Laudo Natel era o presidente. Nossos pêsames à sua família.
* LUIS ADRIANO, ex atacante do Inter, de Porto Alegre, fez cinco gols numa só partida pela Liga dos Campeões da Europa. Virou manchete em todo continente europeu. Está aí mais uma opção de ataque para Dunga observar. Seria uma boa se já fosse convocado para os amistosos de novembro. Adriano já é o maior artilheiro do Shaktar em toda a história do clube. Um feito maravilhoso.
* SÓ PARA lembrar o amigo leitor. A Copa do Brasil volta a ter jogos na semana que vem. Quarta feira, dia 29, jogam Cruzeiro x Santos, em BH e Flamengo x Atlético Mineiro, no Rio de Janeiro. Pela Sulamericana, o São Paulo, também na quarta feira, recebe o Emelec, do Equador pelas quartas de final da competição. É preciso ganhar bem no Morumbi para evitar sufoco lá no Equador.
Luis Adriano fez 5 gols num jogo e bateu vários recordes na Liga dos Campeões
* LUIS FABIANO está aborrecido no São Paulo. Ele não aceita reserva. Numa dessas, vai tentar arrumar um outro clube para a temporada 2015. Pelo que soube, também a diretoria tricolor está cansada dele e vai facilitar ao máximo sua saída. Particularmente, acho que será um ótimo negócio para o São Paulo ver-se livre do chamado Fabuloso. Hoje ele já não serve para mais nada.
* NOTICIAS chegam do Rio e dão conta de que o goleiro Jefferson, do Botafogo carioca, já foi sondado pelo São Paulo. Ele viria para o lugar de Rogério Ceni, que, apesar dos apelos em contrário, deve mesmo pendurar as chuteiras no final desse ano. Acho um belo reforço para o Tricolor. Jefferson é ótimo goleiro e já tem muita experiência. Seria um goleiro ideal para o São Paulo.
* DUNGA JÁ preparou sua nova lista de convocados, já que a Seleção Brasileira tem jogos em novembro para cumprir. No dia 12, ela enfrenta a Turquia, em Istambul e no dia 18 a Áustria, em Viena. Devem ser os últimos amistosos do time de Dunga neste ano. No ano que vem serão menos amistosos e mais jogos oficiais. Haverá Copa América e também começam as Eliminatórias da Copa.