Na era dos pontos corridos, quem tem melhor defesa geralmente conquista o título da Série B. Veja!

Nesta edição, o Joinville tem o sistema defensivo menos vazado, porém, a líder Ponte Preta não fica muito atrás

Nesta edição, o Joinville tem o sistema defensivo menos vazado, porém, a líder Ponte Preta não fica muito atrás

0002050038219 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – O que tudo indica o título do Campeonato Brasileiro da Série B tem tudo para ficar nas mãos da Ponte Preta. A Macaca vive boa fase, deixou Vasco e Avaí para trás e segue firme na liderança. O único que parece que pode assumir esse posto é o Joinville, que vem na cola. Para conquistar a sua primeira taça em 114 anos de história, o clube campineiro terá que jogar contra os números. Na era dos pontos corridos, o time que tem a melhor defesa geralmente é o campeão. Nesta situação, seria o JEC.

A Série B mudou para o modelo de pontos corridos em 2006. Desde então foram disputadas oito temporadas e em seis delas a melhor defesa levantou o caneco. Em apenas dois anos, isso não ocorreu, com o Atlético-MG, campeão no ano de inauguração em pontos corridos e com o Coritiba em 2010, que, por outro lado, teve o melhor ataque.

Das demais seis temporadas, a melhor defesa ficou com o título. Em 2007, o Coritiba ficou longe de ter o melhor ataque, mas o seu sistema defensivo fez com que o time voltasse à elite do futebol brasileiro com a taça na mão. No ano seguinte, o Corinthians não tomou conhecimento da competição e teve os melhores números em tudo.

Ponte Preta e Joinville disputam a liderança da Série B - Rodrigo Villalba/AFI

Ponte Preta e Joinville disputam a liderança da Série B

Na temporada 2009, o campeão foi o Vasco. O Trem Bala da Colina teve apenas o terceiro melhor ataque, mas chamou a atenção pela sua defesa, que tomou apenas 29 gols, quase a metade dos gols sofridos pelo vice-líder Guarani, com 51. Em 2011, a “Barcelusa” teve o melhor desempenho ofensivo e defensivo, apenas 38 gols sofridos, e levou o título.

Em 2012, o Goiás foi campeão com a segundo melhor ataque e com a defesa menos vazada. Sofreu apenas 37 gols. Por fim, o Palmeiras, em 2013, ficou com título com os melhores números em tudo, assim como foi o Corinthians em 2008.

Como vimos, nem sempre a melhor defesa ficou com a taça. Em 2010, a defesa menos vazada foi a do Figueirense, vice-campeão, com 37 gols sofridos. O Bragantino também sofreu os mesmos números de gols, mas ficou apenas na oitava colocação. Já em 2006, o segundo colocado, também foi o melhor defensivamente. O Sport teve sua meta vazada em 36 oportunidades, contra 39 do campeão Atlético-MG.

Os números provam também, que o melhor ataque vem em segundo plano. Das oito temporadas, apenas em quatro vezes o setor ofensivo teve destaque, e quase sempre junto com a defesa menos vazada. Isso aconteceu com Palmeiras, em 2013, Portuguesa, em 2011, e Corinthians, em 2008. Apensar o Coritiba em 2010 teve o melhor ataque e apenas a oitava melhor defesa.

Neste ano,a Ponte Preta tem o melhor ataque da competição, com 52 gols, e a terceira defesa menos vazada, com 30 sofridos, contra 29 de Vasco, terceiro, e Santa Cruz, 11º colocado, e 28 do vice-líder Joinville. Com isso, é melhor a Macaca abrir o olho, mas aparentemente é mais fácil sua defesase fechar e chegar nessas marcas.