Série B: Chances e histórico mostram que Ponte Preta e Joinville virtualmente já subiram

Pontuação de corte deve ficar próxima dos 60 pontos, já obtidos pelos dois times na competição

A 32ª rodada se passou e os torcedores da Ponte Preta e do Joinville não veem a hora de soltarem o grito do acesso no Campeonato Brasileiro da Série B.

0002050038821 img scaled

Campinas, SP, 27 (AFI) – A 32ª rodada se passou e os torcedores da Ponte Preta e do Joinville não veem a hora de soltarem o grito do acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Matematicamente, ainda não é possível cravar que os dois times estarão no Brasileirão da Série A no ano que vem, mas as probabilidades e o histórico jogam a favor dos dois clubes. Ao que tudo indica, a Macaca e o Coelho já são virtuais promovidos.

Números mostram que a Ponte Preta é virtual promovida para a elite

Números mostram que a Ponte Preta é virtual promovida para a elite

Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Ponte Preta, atual líder da Série B, com 61 pontos, tem 99,9% de chances de acesso. Já o Joinville, que está em segundo lugar com apenas um ponto a menos, tem 99,7% de probabilidade de subir para a Primeira Divisão.

Os números não são favoráveis aos dois times apenas nas pesquisas de probabilidade. Diante de uma das Séries B mais disputadas desde que fórmula mudou para pontos corridos, a pontuação de corte para o G4 deve diminuir. No ano passado, o Figueirense, último clube a ser promovido, na quarta posição, fez 60 pontos, pontuação já atingida por Ponte Preta e Joinville. Somado todo o período com a mesma fórmula na Divisão (de 2006 a 2013), entretanto, a média de pontuação de corte para o acesso é de 62,8 pontos.

O Joinville segue na cola da Ponte Preta

O Joinville segue na cola da Ponte Preta

O número é bastante distorcido se comparado ao de 2012, quando em uma grande exceção, o Vitória, quarto promovido, fez 71 pontos.

Na 32ª rodada (na qual se encontra a atual Série B) em 2012, o quarto colocado – Atlético-PR – tinha 59 pontos, enquanto que em 2013, o último representante do G4 – Avaí – tinha 53 pontos. Assim, conclui-se que a atual temporada se assemelha mais a do ano passado que a de 2012 e, portanto, a pontuação de corte não deve passar de 60 ou 61 pontos. Hoje, o Avaí está na quarta posição com 52 pontos.

Todos estes dados favorecem e dão a Ponte Preta e Joinville os títulos de virtuais promovidos para o Brasileirão.

BRIGA DO ACESSO ESQUENTOU
A 32ª rodada, que se encerrou no último sábado, aqueceu ainda mais a briga pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Com as derrotas de Avaí e Ceará e o empate do Vasco, Santa Cruz, Atlético-GO e América-MG entraram de vez na disputa e devem ser concorrentes diretos até o final.

O Santa Cruz entrou de vez na luta pelo acesso

O Santa Cruz entrou de vez na luta pelo acesso

Segundo a probabilidade, o Vasco tem 82,3% de chances de disputar o Brasileirão no ano que vem e o Avaí 43,8%. Com um jogo a menos que os demais, entretanto, o Santa Cruz está cada vez com mais probabilidade. O time pernambucano tem 17,5% de chances de terminar no G4 e se derrotar o Vila Nova nesta terça-feira, em jogo atrasado, aumenta ainda mais este número.

O Atlético-GO, que chegou a brigar contra o rebaixamento, também entrou de vez na disputa por um lugar no Brasileirão do ano que vem. O time de Wagner Lopes já é o sexto colocado, com 49 pontos e tem probabilidade de acesso de 17,1%, número superior inclusive ao do Ceará, que está em quinto, mas devido aos confrontos diretos, tem chances de 16,7% de subir.

O América-MG, que já mostrou ter forças junto a CBF, revertendo uma punição de perda 21 pontos no STJD para apenas quatro pontos, já está na sétima posição, com 48 pontos e 13,6% de chances de ser promovido.

VEJA AS COMPARAÇÕES DESTA TEMPORADA COM 2012 e 201:

32ª rodada:

2012:
4º colocado – Atlético-PR – 59 pontos

2013:
4º colocado – Avaí – 53 pontos

2014:
4º colocado – Avaí – 52 pontos

38ª rodada (final da competição)

2012:
4º colocado – Vitória – 71 pontos

2013:
4º colocado – Figueirense – 60 pontos

2014:
4º colocado – ?